12h16 - quinta, 02/05/2019

Filhos... ou enteados?


Carlos Pinto
A mobilidade é, hoje em dia, um dos principais factores de coesão e competitividade territorial. Sem esta, é difícil a qualquer região almejar novos graus de desenvolvimento social e económico, ficando "literalmente" no fim da linha. É por isso que o recente Programa de Apoio à Redução Tarifária (PART), lançado pelo Governo, foi uma excelente notícia, sobretudo pela possibilidade de melhorar a mobilidade das pessoas e desonerar os seus encargos com a mesma.
Para o PART o Governo atribuiu um valor de 104 milhões de euros, mas para o Baixo Alentejo vieram apenas… 246 mil euros. E é aqui que está o principal problema deste novo programa: a forma como não olha para o país como um todo, privilegiando as grandes urbes em detrimento dos territórios de baixa densidade. E ao contrário do pretendido, assim se "fomenta" uma discriminação cada vez mais evidente do interior face ao litoral.
Fazem, por isso mesmo, muito bem os municípios da CIMBAL em exigir mais do Governo. Porque o seu papel é esse mesmo: reivindicar aquilo que é justo em prol das populações e das suas necessidades. E porque o papel do Estado é cuidar de todos por igual, sem uns serem filhos e outros enteados.



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
17h00 - sábado, 17/08/2019
Vila de Aljustrel recebe
programa "#EuSouDigital"
Sensibilizar e promover a inclusão digital dos cidadãos com menor facilidade de interacção com a Internet é a grande meta do programa "#EuSouDigital", que passa neste sábado, 17, pela vila de Aljustrel.
07h00 - sábado, 17/08/2019
Mercadinho de Verão
na vila de Mértola
O Largo Vasco da Gama, na vila de Mértola, recebe neste sábado, 17 de Agosto, pelas 8h00, um "Mercadinho de Verão", onde estarão disponíveis diversos produtos locais.
07h00 - sábado, 17/08/2019
Canoísta de Mértola
quer chegar ao Mundial
O jovem canoísta Henrique Domingos, do Clube Náutico de Mértola, juntamente com Tiago Lopes, do Náutico de Crestuma, participa neste sábado, 17, na prova selectiva nacional de acesso ao Mundial.
07h00 - sexta, 16/08/2019
Poupança de água
promovida em Mértola
Quatro juntas de freguesia do concelho de Mértola assinaram nesta quarta-feira, 14, com a Câmara Municipal local, as declarações de honra para a atribuição de prémios no âmbito do concurso "Dar o litro por Mértola".
07h00 - sexta, 16/08/2019
FC Castrense volta a
apostar na formação
O FC Castrense vai manter a aposta na formação em 2019-2020, mas pretende fazer uma época bem mais positiva que a anterior, garante ao "CA" o vice-presidente Valter Borralho, responsável pelo futebol sénior.

Data: 09/08/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial