12h16 - quinta, 02/05/2019

Filhos... ou enteados?


Carlos Pinto
A mobilidade é, hoje em dia, um dos principais factores de coesão e competitividade territorial. Sem esta, é difícil a qualquer região almejar novos graus de desenvolvimento social e económico, ficando "literalmente" no fim da linha. É por isso que o recente Programa de Apoio à Redução Tarifária (PART), lançado pelo Governo, foi uma excelente notícia, sobretudo pela possibilidade de melhorar a mobilidade das pessoas e desonerar os seus encargos com a mesma.
Para o PART o Governo atribuiu um valor de 104 milhões de euros, mas para o Baixo Alentejo vieram apenas… 246 mil euros. E é aqui que está o principal problema deste novo programa: a forma como não olha para o país como um todo, privilegiando as grandes urbes em detrimento dos territórios de baixa densidade. E ao contrário do pretendido, assim se "fomenta" uma discriminação cada vez mais evidente do interior face ao litoral.
Fazem, por isso mesmo, muito bem os municípios da CIMBAL em exigir mais do Governo. Porque o seu papel é esse mesmo: reivindicar aquilo que é justo em prol das populações e das suas necessidades. E porque o papel do Estado é cuidar de todos por igual, sem uns serem filhos e outros enteados.



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - sábado, 25/05/2019
Base de Beja de
"portas abertas"
Demonstração de aeronaves, baptismos de voo, exposições e actividades para os mais novos são algumas das iniciativas que a Força Aérea Portuguesa tem agendadas para a Base Aérea (BA) 11, em Beja, neste sábado, 25, por ocasião do seu 67º aniversário.
07h00 - sábado, 25/05/2019
Encontro anual da
ASSESTA em Ourique
A Biblioteca Municipal Jorge Sampaio, em Ourique, recebe durante este sábado, 25 de Maio, o encontro anual de autores da ASSESTA-Associação de Escritores do Alentejo, que visa a "promoção, a defesa e a valorização da literatura e da identidade e diversidade cultural da região".
07h00 - sábado, 25/05/2019
Concelho de Odemira
recebe "Terras Sem Sombra"
Música, património e biodiversidade: são estes os principais ingredientes da edição de 2019 do festival "Terras Sem Sombra", que passa neste fim-de-semana, 25 e 26 de Maio, pela freguesia de São Martinho das Amoreiras (Odemira).
07h00 - sábado, 25/05/2019
Mineiro goleia em Castro
no adeus ao campeonato
O novo campeão distrital Mineiro Aljustrelense fechou o campeonato sem derrotas e com uma goleada na casa do FC Castrense, em partida antecipada da 22ª e última jornada da 1ª divisão realizada na noite desta sexta-feira, 24 de Maio.
07h00 - sexta, 24/05/2019
Programa "+ Bebé" apoia famílias de Castro Verde
Promover a fixação de jovens famílias na freguesia e criar uma maior dinâmica na economia local são dois dos objectivos do "+ Bebé", programa de incentivo à natalidade e adopção que a União de Freguesias de Castro Verde e Casével acaba de lançar.

Data: 17/05/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial