15h38 - quinta, 10/01/2019

De quem é a responsabilidade?


Carlos Pinto
Primeira página do jornal mais lido em Portugal, dia 9 de Janeiro de 2018: "Caos na Saúde – Idosos com fome e frio enchem hospitais". A chamada de capa tinha ainda um antetítulo: "Desnutridos e em hipotermia". A notícia tem, obviamente, que ver com a chegada "a sério" do Inverno a Portugal, com baixas temperaturas e muita humidade. Todos os anos assim é e todos os anos este tipo de "parangonas" se repete.
Por isso mesmo, esta situação deve exigir de todos uma série reflexão. Sobretudo pela descrição feita dos idosos que se apresentam, em muitos casos apenas acompanhados pelos bombeiros, nas Urgências das unidades hospitalares espalhadas pelo país: "Com fome e com frio". Pior, "desnutridos e em hipotermia"! É este quadro que nos deve suscitar as questões: Porquê? De quem é a responsabilidade?
Seguramente que a resposta não deve ser fácil de dar, mas também não pode ser de ânimo leve que aceitamos esta realidade. Onde estão as famílias ou amigos próximos destas pessoas? Onde estão as IPSSs das suas terras? É que todos nós, enquanto comunidade, somos "herdeiros" destas pessoas. Foram elas que construíram a sociedade em que hoje vivemos. Não merecem, portanto, que o "Outono" das suas vidas seja passado nestas condições.
Ora é aqui que deve entrar o Estado Social. Mas é também aqui que algo está a falhar. E isso é inconcebível num país plenamente integrado na União Europeia, onde muitos deliram com start-ups, spin-offs, networking e outros "inglesismos" finos, mas poucos se preocupam com o vizinho do lado. Nisso temos muito a melhorar…



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - sexta, 18/01/2019
Odemira debate alojamento local
O alojamento local vai estar em debate nesta sexta-feira, 18, a partir das 14h30, no auditório da Biblioteca Municipal de Odemira, numa sessão promovida pela autarquia local.
07h00 - sexta, 18/01/2019
CCDR Alentejo debate futuro da região
A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDR do Alentejo) organiza nesta sexta-feira, 18, em Évora, o debate "Roteiro 2019: Desafiar o Futuro", que contará com a presença do secretário de Estado do Desenvolvimento e Coesão.
07h00 - sexta, 18/01/2019
Feira do Campo 2019
realiza-se em Junho
A edição de 2019 da Feira do Campo Alentejano, em Aljustrel, vai decorrer entre os dias 7 e 9 de Junho no Parque de Feiras e Exposições da "vila mineira", anunciou a Câmara Municipal local, que organiza o evento.
07h00 - sexta, 18/01/2019
Educação para a Saúde
promovida em Beja
A Biblioteca Municipal José Saramago, em Beja, recebe nesta sexta-feira, 18, pelas 18h00, a cerimónia de compromisso dos 28 mediadores de saúde juvenil que integram o projecto "Educação para a Saúde Pelos Pares dos Jovens do Baixo Alentejo" (EPPA).
07h00 - quinta, 17/01/2019
JF São Luís dinamiza
projecto ambiental
Na freguesia de São Luís, no concelho de Odemira, "escalabardo" é o nome dado pelos seus habitantes ao saca-rabos, mas também a designação oficial de um projecto ambiental, social e comunitário que a Junta de Freguesia local tem vindo a dinamizar.

Data: 11/01/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial