15h38 - quinta, 10/01/2019

De quem é a responsabilidade?


Carlos Pinto
Primeira página do jornal mais lido em Portugal, dia 9 de Janeiro de 2018: "Caos na Saúde – Idosos com fome e frio enchem hospitais". A chamada de capa tinha ainda um antetítulo: "Desnutridos e em hipotermia". A notícia tem, obviamente, que ver com a chegada "a sério" do Inverno a Portugal, com baixas temperaturas e muita humidade. Todos os anos assim é e todos os anos este tipo de "parangonas" se repete.
Por isso mesmo, esta situação deve exigir de todos uma série reflexão. Sobretudo pela descrição feita dos idosos que se apresentam, em muitos casos apenas acompanhados pelos bombeiros, nas Urgências das unidades hospitalares espalhadas pelo país: "Com fome e com frio". Pior, "desnutridos e em hipotermia"! É este quadro que nos deve suscitar as questões: Porquê? De quem é a responsabilidade?
Seguramente que a resposta não deve ser fácil de dar, mas também não pode ser de ânimo leve que aceitamos esta realidade. Onde estão as famílias ou amigos próximos destas pessoas? Onde estão as IPSSs das suas terras? É que todos nós, enquanto comunidade, somos "herdeiros" destas pessoas. Foram elas que construíram a sociedade em que hoje vivemos. Não merecem, portanto, que o "Outono" das suas vidas seja passado nestas condições.
Ora é aqui que deve entrar o Estado Social. Mas é também aqui que algo está a falhar. E isso é inconcebível num país plenamente integrado na União Europeia, onde muitos deliram com start-ups, spin-offs, networking e outros "inglesismos" finos, mas poucos se preocupam com o vizinho do lado. Nisso temos muito a melhorar…



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - quarta, 27/05/2020
Câmara de Beja assegura
transporte de alunos das freguesias
A Câmara de Beja vai garantir o transporte gratuito dos alunos dos 11º e 12º anos das freguesias rurais onde habitam até à cidade (e vice-versa), para que possam assistir às aulas presenciais até final do presente ano lectivo.
07h00 - quarta, 27/05/2020
Homem mata
colega de casa com
faca em Beja
A PSP de Beja deteve nesta terça-feira, 26, um homem, de 59 anos, pela suspeita da prática do crime de homicídio de um outro homem, de 63 anos, com quem vivia numa habitação na cidade.
07h00 - quarta, 27/05/2020
PCP e BE pedem
audições sobre
fábrica das Fortes
Os grupos parlamentares do PCP e do Bloco do Esquerda (BE) apresentaram na Assembleia da República pedidos de audição parlamentar sobre a poluição que afecta a aldeia de Fortes, no concelho de Ferreira do Alentejo, devido à fábrica de bagaço de azeitona da AZPO.
07h00 - terça, 26/05/2020
InCastro apoia
empresas de Castro
A Câmara de Castro Verde tem vindo a desenvolver um plano de apoio à concretização dos incentivos disponibilizados pelo Governo português às empresas no âmbito da Covid-19, através dos serviços do InCastro.
07h00 - terça, 26/05/2020
Alentejo 2020 tem a maior
taxa de compromisso nacional
O Alentejo 2020 fechou o ano de 2019 com uma taxa de execução financeira na ordem dos 27%, a maior entre todos os programas operacionais regionais de Portugal.

Data: 15/05/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial