15h08 - quinta, 06/12/2018

Evolução ou Involução?


Napoleão Mira
Esta coisa de termos a possibilidade de assistirmos à transformação dos novos hábitos civilizacionais, faz com que sejamos espectadores privilegiados da revolução que invadiu os nossos dias.
Evoluímos a uma velocidade que, a meu ver, estaria fora de qualquer cogitação ou predição do mais conceituado dos futurólogos da nossa praça.
No espaço temporal que decorre entre duas gerações, geraram-se mudanças comportamentais que me fazem duvidar se estas serão benéficas ou maléficas para o grande objectivo da vida de cada um. Ou seja: se com elas, somos mais ou menos felizes.
Neste exercício, que me preocupa, reparo que cada vez temos menos tempo para nós, para os outros, ou mesmo para a família. Que a vida se faz um corre-corre. Numa lufa-lufa. Que passemos pelo tempo, sem darmos pelo tempo passar. E... a isto eu chamo involução. Estamos rodeados, ou mesmo subjugados, ao advento das novas tecnologias, sem as quais já não sabemos viver; mesmo sabendo que estas não nos trazem mais qualidade de vida.
Em conversa com um amigo, perguntei-lhe porque não atendia o telemóvel? Respondeu-me que estava a fazer um detox da internet, telefone, sms, redes sociais, enfim, desse maravilhoso mundo novo que lhe ocupava parte substancial do dia e que, ponderando créditos e débitos, verificados os prós e contras, decidira dedicar essas horas de rentabilidade duvidosa a si mesmo, a procurar ser feliz.
Aplaudi-lhe mentalmente a coragem e regressei a casa com este pensamento a invadir-me o cérebro.
Nessa viagem de regresso dei comigo a fazer exercícios comparativos. A espremer o sumo desses supostos benefícios da moderna tecnologia e, para além do espanto que me causa o engenho humano, fiquei a matutar nessas surpreendentes capacidades inventivas, mas, ao mesmo tempo, na falta de habilidade humana para procurarmos sermos felizes.



Outros artigos de Napoleão Mira

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - segunda, 25/05/2020
Aljustrel retoma
mercados mensais
A Câmara de Aljustrel decidiu retomar a realização de mercados mensais no Parque de Feiras e Exposições da "vila mineira", ainda que mediante o cumprimento de novas regras devido à pandemia de Covid-19.
07h00 - segunda, 25/05/2020
Câmara de Almodôvar aprova
apoios às empresas do concelho
A Câmara de Almodôvar aprovou na passada semana, em reunião do executivo, um lote de candidaturas, no valor aproximado de 29591 euros, no âmbito do Programa de Apoio ao Tecido Empresarial (PATECA).
07h00 - segunda, 25/05/2020
Odemira recebeu
vigília pelas artes
A vila de Odemira foi um dos "palcos", na passada quinta-feira, 21, da vigília pelas artes e cultura em Portugal, numa iniciativa da qual acabou por nascer a Plataforma Cultura e Artes Odemira, que junta diversos artistas residentes no concelho.
07h00 - sexta, 22/05/2020
Secretário de Estado
acompanha testes à Covid
em Ferreira do Alentejo
O secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional, na sua qualidade de coordenador da execução do estado de calamidade do Alentejo devido à pandemia Covid-19, vai realizar nesta sexta-feira, 22, uma visita de trabalho a Ferreira do Alentejo.
07h00 - sexta, 22/05/2020
Requalificação do lar
de Messejana deverá
avançar até ao Verão
As obras da primeira fase de remodelação e ampliação das instalações do lar da Misericórdia de Nossa Senhora da Assunção, na vila de Messejana (concelho de Aljustrel), deverão avançar entre os meses de Julho e Agosto, num investimento total superior a um milhão de euros.

Data: 15/05/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial