16h17 - quinta, 11/10/2018

A máquina burocrática


Carlos Pinto
Na recente passagem dos deputados que integram a Comissão de Saúde na Assembleia da República por Castro Verde [ver notícia na página 16], entre outros assuntos, abordou-se um caso caricato: a dificuldade sentida pelos responsáveis locais da área da Saúde em substituir colaboradores que se encontrem em situação de baixa prolongada, seja por gravidez ou doença. Uma situação ilustrada com um caso caricato (para não escrever outra coisa): o da autorização para uma substituição que só chegou… uma semana antes do final da baixa!
Este caso, que certamente poderemos multiplicar por dezenas ou centenas por todo o país, demonstra na perfeição como a máquina burocrática do Estado ainda é, na maior parte das vezes, o principal obstáculo à acção do mesmo. Da Saúde à Protecção Civil, da Segurança ao Emprego ou à Segurança Social, quantas serão as vezes que processos em curso esbarram na necessidade de mais um papel, de mais um despacho, de mais deliberação, de mais uma autorização?
Toda esta morosidade é, nos dias que correm, impensável. Sobretudo num país que na relação Estado-contribuintes está na linha da frente naquilo que é e celeridade com que se cobram taxas e outros impostos. Daí que seja imperativo que o Estado seja cada vez mais ágil e eficiente na sua própria acção, eliminando as barreiras que constantemente coloca a si próprio e aumentando o seu grau de eficiência. Certamente que assim todos sairemos a ganhar!



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - sábado, 23/02/2019
Junta de Mértola
presta homenagem aos
pescadores do Guadiana
Salvaguardar "no tempo e memória" a importância da pesca tradicional no rio Guadiana é o grande objectivo da homenagem que a Junta de Freguesia de Mértola vai fazer aos pescadores locais neste sábado, 23.
07h00 - sábado, 23/02/2019
Câmara de Odemira
anuncia vencedores
de concurso de BD
A Câmara de Odemira e a associação "Sopa dos Artistas" revelam neste sábado, 23 de Fevereiro, os vencedores do Concurso Nacional de Banda Desenhada (BD), promovido no âmbito da 13ª edição da BDTECA-Mostra de Banda Desenhada de Odemira.
07h00 - sábado, 23/02/2019
Marco Rodrigues
ao vivo em Aljustrel
neste sábado, 23
O fadista Marco Rodrigues actua neste sábado, 23 de Fevereiro, na vila de Aljustrel, subindo ao palco do Cine Oriental a partir das 21h30.
07h00 - sexta, 22/02/2019
Somincor com lucro de 75,3 milhões em 2018
A Somincor-Sociedade Mineira de Neves-Corvo terminou 2018 com vendas na ordem dos 357 milhões de euros e um lucro bruto de 75,3 milhões de euros, naquele que foi o melhor resultado da empresa nos últimos quatro anos.
07h00 - sexta, 22/02/2019
"PSD tem que sair
da Praça da República"
O empresário Gonçalo Valente, 38 anos, é o novo presidente da Distrital de Beja do PSD e em entrevista ao "CA" revela as prioridades dos sociais-democratas da região para os próximos dois anos.

Data: 22/02/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial