11h36 - quinta, 14/06/2018

Aeroporto de Beja (também) é nosso!


Aníbal Reis Costa
As datas de 11, 18 e 25 de Junho de 2018 serão históricas para o aeroporto de Beja, com a realização de operações charter Beja-Tenerife (Ilhas Canárias). Isto porque serão as primeiras de voos não-particulares, depois de uma grande ausência (inauguração em Abril de 2011 e algumas operações organizadas pelo Turismo do Alentejo, logo a seguir).
Estamos perante dois cenários em que poderão ser:
1) Com um pessimismo assumido as últimas iniciativas durante muito tempo, ou
2) De forma moderadamente optimista, ser várias de um conjunto alargado, até que o novo aeroporto de Lisboa (Montijo?) esteja pronto.
Não vamos, obviamente, falar sobre o desperdício que é a não-utilização do aeroporto de Beja (já bastante propalada na região)e da sua necessidade para o país, estando o Aeroporto Humberto Delgado a "rebentar pelas costuras", perante a "avalanche" turística de que temos a sorte e mérito de ter conseguido. Antes sim o que podemos e, mais do que isso, devemos fazer, para tiramos proveito regional e valorização deste importante activo territorial, pronto a funcionar e com condições que fariam inveja a qualquer aeroporto desta dimensão à escala mundial.
A questão do momento é, pois: o que irão as "autoridades" da região fazer para aproveitar o momento?
Sim, porque se tem que aproveitar o momento para divulgar o aeroporto e afirmá-lo "popularmente" no país.
Quando digo autoridades refiro, designadamente, a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo (em que mais do que outros deve assumir o seu papel) bem como as comunidades intermunicipais do Alentejo (não só do Baixo Alentejo, porque não se deve compreender assim este projecto estruturante e de grande impacto) e outras entidades...
Não tenho qualquer dúvida que, do ponto de vista de aceitação popular, seria muito bem visto que os "políticos" assumissem as suas efectivas responsabilidades.
É isso que se espera que façam, perante a exigência da situação.
O aeroporto de Beja tem sido alvo de grandes "campanhas de desinformação" que têm seriamente comprometido a sua imagem, tornando-se quase "obrigatório" no anedotário nacional, eis, pois, com esta ocasião, que chegou a altura de contrariar essa tendência.
É fundamental que aquelas e outras entidades consigam, através dos meios próprios, envolver a comunicação social nacional nesta cruzada, dando-o a conhecer ao país, ao mesmo tempo que se deve receber da melhor forma quem irá utilizar o aeroporto, promovendo, naturalmente, a região.
[...] Sendo um projecto regional (de toda a região do Alentejo) com um eventual grande impacto nacional é, pois, uma grande oportunidade para também lutar pelo que e nosso e, quem sabe, com ainda maior força para reeinvindicar outras coisas (electrificação da linha ferroviária, auto-estrada do Baixo Alentejo, melhores acessibilidades, etc.).
Este é um conselho de quem, em primeira mão, conheceu a potencialidade do aeroporto de Beja e de um cidadão interessado na região apesar de não ter quaisquer responsabilidades regionais.
Não devemos estar à espera que façam o "nosso trabalho". Estamos num momento único e que poderá decidir o futuro do quarto aeroporto de Portugal continental.
O aeroporto de Beja (também) é nosso…façamos algo por isso!



COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - terça, 18/09/2018
Protocolo entre
Câmara de Aljustrel
e Associação Dignitude
A Câmara de Aljustrel e a Associação Dignitude assinaram nesta segunda-feira, 17, um protocolo de colaboração tendo em vista a concretização do programa ABEM-Rede Solidária do Medicamento no concelho.
07h00 - terça, 18/09/2018
EMAS Beja alcança
os melhores resultados
dos últimos 10 anos
A Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMAS) de Beja faz um balançao "extremamente positivo" dos trabalhos da intervenção global de substituição de ramais que decorre por todo o concelho de Beja desde o início de 2018.
07h00 - terça, 18/09/2018
Ministro da Economia
visita Vale da Rosa
O ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, vai visitar nesta terça-feira, 18, pelas 13h00, a Herdade Vale da Rosa, no concelho de Ferreira do Alentejo, que é a maior produtora nacional de uvas de mesa.
07h00 - terça, 18/09/2018
Vestígios arqueológicos
encontrados em Ourique
As obras de requalificação do centro histórico de Ourique, promovidas pela autarquia local, revelaram um conjunto de importantes testemunhos patrimoniais reveladores da história da vila, da população e dos seus hábitos comunitários de outros tempos.
07h00 - segunda, 17/09/2018
Mértola recebe acção
do "Tourism Up"
Apoiar projectos de empreendedorismo na área do turismo e promover os produtos endógeno são duas das metas do programa "Tourism Up", que promove nesta segunda-feira, 17, uma oficina em Mértola.

Data: 14/09/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial