18h18 - quinta, 31/05/2018

Exigente... e urgente!


Carlos Pinto
"O desafio de [hoje é] estabelecermos uma estratégia integrada de valorização do Interior, com medidas concretas e recursos efectivos. Sabemos que não será possível fazer em anos o que não foi feito em décadas. Precisamos de recuperar dos passivos acumulados por anos de indiferença. Precisamos de caminhar para, com firmeza, dar passos no caminho certo, sempre focados nas pessoas e no território".
Foi com estas palavras que o deputado do PS eleito por Beja se dirigiu aos presentes no último congresso socialista, falando, sobretudo, para o primeiro-ministro António Costa. O discurso de Pedro do Carmo foi assertivo, oportuno e tocou naquela que é, porventura, a maior "ferida" do Baixo Alentejo: a inexistência, anos a fio, de uma estratégia concreta e consolidada que visasse o desenvolvimento da região.
Ora não foi à custa dos actores locais que esta não se definiu e/ ou concretizou. Ao longo dos anos muitos foram os que deram voz aos anseios das populações, avaliando oportunidades e debilidades, medindo acções e consequências, e avançando com propostas. É certo que neste longo período muito se fez… Mas existe ainda muito por fazer, num caminho que se vislumbra tão exigente quanto urgente.
Este deve ser, portanto, o momento daquele "clique" tão necessário. O momento em que se definem prioridades e metas, ao mesmo tempo que se executam a medidas concretas tendo em vista a sua prossecução. O tempo não é de diagnósticos ou avaliações, mas sim de acção. O futuro não pode continuar a ser adiado. E o futuro do Baixo Alentejo tem tudo para ser risonho... mesmo que alguns assim não o queiram!



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - domingo, 21/10/2018
Quem será o campeão
distrital em 2018-2019?
João Pinto, o antigo capitão do FC Porto, o homem cujo coração só tinha uma cor (o azul e branco), assinou nos anos 90 uma das tiradas mais utilizadas no "futebolês" nacional: "Prognósticos só no fim do jogo".
07h00 - domingo, 21/10/2018
Resialentejo promove
igualdade de género
A empresa intermunicipal Resialentejo adjudicou a uma empresa da região a elaboração do Plano para a Igualdade, para ir de encontro à Lei 62/2017, que prevê a representação equilibrada de mulheres e homens na administração de empresas públicas ou cotadas em bolsa.
07h00 - domingo, 21/10/2018
Líder do BE na
Feira de Castro
A coordenadora do Bloco de Esquerda (BE), Catarina Martins, vai estar neste domingo, 21 de Outubro, em Castro Verde, onde reunirá com os militantes locais e irá visitar a tradicional Feira de Castro, que se realiza neste fim-de-semana.
08h00 - sábado, 20/10/2018
Almoço de reformados
no concelho de Mértola
A Câmara Municipal de Mértola promove neste sábado, 20 de Outubro, a 22ª edição do Almoço de Reformados, Pensionistas e Idosos do Concelho de Mértola, que deverá reunir centenas de participantes.
07h00 - sábado, 20/10/2018
Base Aérea de Beja
de "portas abertas"
Baptismos de voo, actividades desportivas e demonstrações de falcoaria e cinotécnica são alguns dos destaques do programa do "Dia de Base Aberta", que a Base Aérea de Beja (BA 11) promove neste sábado, 20.

Data: 12/10/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial