12h42 - quinta, 03/05/2018

Dar mais meios às autarquias


Carlos Pinto
É recorrente (e correcta) a ideia de que, na esfera da causa pública, é o Poder Local (sejam câmaras municipais ou juntas de freguesia) quem melhor administra os meios, sobretudo financeiros, que tem à sua disposição. Obviamente que, como em tudo na vida, há excepções, mas o facto de os municípios e freguesias terem a menor quota parte naquela que é a dívida pública atesta bem esta realidade e comprova que quem está no local, mais próximo das populações e das suas necessidades, acaba por investir muito melhor as verbas que administra.
Vem a isto propósito de uma das prioridades assumidas pelo novo coordenador na Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE) no distrito de Beja, o socialista Vítor Besugo, que pretende ver aumentados os montantes anuais transferidos pelo Estado, através do Fundo de Financiamento das Freguesias, para as juntas de freguesia, em virtude das novas competências que estas têm em matérias como acessibilidades ou protecção civil.
Ora este é um debate que há muito se arrasta e que tem de ser, de uma vez por todas, realizado sem preconceitos ou amarras ideológicas entre as partes. Parece-nos natural que o Poder Local tenha cada vez mais responsabilidades na gestão do que é público nos seus territórios de intervenção, nomeadamente em áreas como a Educação ou a Saúde. Mas também nos parece óbvio (e justo) que esta assunção de novas responsabilidades seja acompanhada pelo reforço do envelope financeiro a receber pelas câmaras municipais e juntas de freguesias. Num tempo em que tanto se fala da necessária descentralização, este será um dos indispensáveis passos a dar.



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
08h00 - quinta, 20/06/2019
Luís Aurélio no
campeão da Roménia
O médio Luís Aurélio, natural de Nossa Senhora das Neves, vai continuar a jogar na principal liga da Roménia, depois de ter sido recentemente anunciado como reforço dos romenos do Cluj, que se sagraram campeões nacionais em 2018-2019.
08h00 - quinta, 20/06/2019
Beja: Obras no museu
da rua do Sembrano
A Câmara de Beja iniciou na terça-feira, 18 de Junho, as obras de impermeabilização da cobertura do edifício onde funciona o Núcleo Museológico do Sembrano, criado no âmbito do programa "BejaPolis".
08h00 - quinta, 20/06/2019
PCP preocupado com
carência de médicos
Os deputados do PCP João Dias, Carla Cruz e Paula Santos questionaram o Governo, através do Ministério da Saúde, sobre a carência de médicos no Centro de Saúde de Aljustrel e na Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA).
07h00 - quarta, 19/06/2019
Câmara de Ourique promove ATL de Verão
Ocupar as férias escolares das crianças e jovens do concelho é o objectivo da Câmara de Ourique, que a partir da próxima segunda-feira, 24 de Junho, promove mais uma edição do ATL de Verão para os alunos do pré-escolar e primeiro ciclo do ensino básico.
07h00 - quarta, 19/06/2019
Governo disponível para
ajudar pescadores da Azenha
O secretário de Estado das Pescas garante que o Governo está disponível para colaborar com a Câmara de Odemira e a ACDPMAM na recuperação dos equipamentos do portinho de pesca da Azenha do Mar destruídos pelo incêndio de 6 de Maio.

Data: 14/06/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial