12h42 - quinta, 05/04/2018

Alentejano... e bastante bom!


Carlos Pinto
Duas padarias do distrito, uma de Castro Verde e outra de Mértola, acabam de receber a medalha de ouro no Concurso Nacional de Pão, Broas e Empadas na categoria de "Pão de Trigo Alentejano" [ver notícia na página 10]. Também recentemente os vinhos da Adega Cooperativa da Vidigueira foram premiados em diversas competições internacionais, à imagem do que tem sucedido com vários produtores de vinho da região. E outros tantos prémios (nacionais e internacionais) têm sido igualmente atribuídos a enchidos e presuntos, queijos, mel e a uma variedade imensa de produtos oriundos do Baixo Alentejo.
Tudo isto é ilustrativo da qualidade do que se faz e produz neste território. Uma qualidade que provêm de saberes simples e ancestrais, da genuinidade dos produtos e da capacidade empreendedora que muitos empresários têm tido, inovando sem corromper a tradição e sendo capazes de entrar em nichos de mercados bastante compensadores do ponto de vista financeiro. E assim se cria, em simultâneo, riqueza no Mundo Rural, pois muitos destes produtores asseguram postos de trabalho directos (e indirectos) em pequenas unidades industriais em aldeias e vilas onde o que mais falta são oportunidades de emprego.
Mas não se pense que tudo está feito. Há ainda um longo caminho a percorrer, no sentido de abrir novos horizontes aos negócios que já existem e criar condições para que mais entrem em funcionamento. É necessário, cada vez mais, apostar na certificação e na diversificação. E ser capaz de acompanhar as tendências do(s) mercado(s). O resto virá naturalmente. Porque todos sabem que o que é alentejano… é bom. Bastante bom!



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - sexta, 20/07/2018
Aljustrel promove
cultura de Espanha
A cultura e a gastronomia de Espanha vão estar em destaque na terceira edição do "Festicante", festival que a Câmara Munuicipal de Aljustrel promove de 14 a 16 de Setembro sob o lema "Nós e o Mundo".
07h00 - sexta, 20/07/2018
Beja Retail Park cria
116 postos de trabalho
A Sonae inaugura nesta sexta-feira, 20 de Julho, o novo Beja Retail Park, investimento onde vai ter sete lojas das suas insígnias e que permitiu a criação de 116 novos postos de trabalho na cidade.
07h00 - sexta, 20/07/2018
JS aplaude financiamento
para Secundária de Castro
A Juventude Socialista de Castro Verde veio a público felicitae a Câmara Municipal local "pelo trabalho desenvolvido no sentido de conseguir assegurar o financiamento para as obras de requalificação" da Escola Secundária.
07h00 - sexta, 20/07/2018
FACECO 2018
mostra o melhor
de Odemira
Arranca nesta sexta-feira, 20, mais uma edição da Feira das Actividades Culturais e Económicas do Concelho de Odemira (FACECO), que vai decorrer em São Teotónio até domingo, 22, dando a conhecer o melhor que se faz e produz no concelho odemirense, da pecuária à agricultura, passando pelo turismo, pelo artesanato e (naturalmente) pela gastronomia.
07h00 - quinta, 19/07/2018
População de Odemira
apresenta 73 propostas no
"Orçamento Participativo"
De projectos ligados ao desporto ou às novas tecnologias a ideias que promovem a saúde ou visam a requalificação de espaços colectivos, são 73 as propostas apresentadas pela população do concelho de Odemira na edição deste ano do "Orçamento Participativo" (OP).

Data: 13/07/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial