12h42 - quinta, 05/04/2018

Alentejano... e bastante bom!


Carlos Pinto
Duas padarias do distrito, uma de Castro Verde e outra de Mértola, acabam de receber a medalha de ouro no Concurso Nacional de Pão, Broas e Empadas na categoria de "Pão de Trigo Alentejano" [ver notícia na página 10]. Também recentemente os vinhos da Adega Cooperativa da Vidigueira foram premiados em diversas competições internacionais, à imagem do que tem sucedido com vários produtores de vinho da região. E outros tantos prémios (nacionais e internacionais) têm sido igualmente atribuídos a enchidos e presuntos, queijos, mel e a uma variedade imensa de produtos oriundos do Baixo Alentejo.
Tudo isto é ilustrativo da qualidade do que se faz e produz neste território. Uma qualidade que provêm de saberes simples e ancestrais, da genuinidade dos produtos e da capacidade empreendedora que muitos empresários têm tido, inovando sem corromper a tradição e sendo capazes de entrar em nichos de mercados bastante compensadores do ponto de vista financeiro. E assim se cria, em simultâneo, riqueza no Mundo Rural, pois muitos destes produtores asseguram postos de trabalho directos (e indirectos) em pequenas unidades industriais em aldeias e vilas onde o que mais falta são oportunidades de emprego.
Mas não se pense que tudo está feito. Há ainda um longo caminho a percorrer, no sentido de abrir novos horizontes aos negócios que já existem e criar condições para que mais entrem em funcionamento. É necessário, cada vez mais, apostar na certificação e na diversificação. E ser capaz de acompanhar as tendências do(s) mercado(s). O resto virá naturalmente. Porque todos sabem que o que é alentejano… é bom. Bastante bom!



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - sexta, 21/09/2018
Preço da água sem aumentos no Roxo
A seca sentida na região em 2017 e início de 2018 levou a maiores aduções do Alqueva ao Roxo, sem que tal se tenha reflectido no preço cobrado pela Associação de Beneficiários do Roxo (ABR) aos regantes pelo fornecimento de água.
07h00 - sexta, 21/09/2018
Presidente da AB Roxo:
"Regadio vai ser grande
alternativa às minas"
A barragem do Roxo começou a regar os campos em seu redor há 50 anos e o presidente da Associação de Beneficiários do Roxo (ABR) faz uma avaliação muito positiva do caminho percorrido desde 1968.
07h00 - sexta, 21/09/2018
Odemira recebe Taça
do Mundo de Orientação
Odemira vai ser a "capital mundial" da orientação em BTT durante este fim-de-semana, 21 a 23 de Setembro, com o concelho a receber a final da Taça do Mundo (WMTBO), que juntará duas centenas de atletas vindos de 15 países.
07h00 - sexta, 21/09/2018
Passeio da Memória
em Castro Verde
A vila de Castro Verde recebe nesta sexta-feira, 21 de Setembro, pelas 21h30, o Passeio da Memória, evento da Associação Alzheimer Portugal para assinalar o Dia Mundial da Doença de Alzheimer.
07h00 - quinta, 20/09/2018
Mértola quer construir
CAO para deficientes
A Câmara Municipal e a Santa Casa da Misericórdia de Mértola pretendem avançar, em parceria, com a construção de um Centro de Actividades Ocupacionais (CAO) para a área da deficiência.

Data: 14/09/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial