11h03 - quinta, 11/05/2017

Uma seca que deve preocupar


Carlos Pinto
Há três anos que chove abaixo do que é normal. Uma situação que muitos não lamentam, mas que deve preocupar a todos. E o caso não é para menos: sem chuva o volume de armazenamento de água nas barragens cai para níveis preocupantes e nos campos a terra quase que "morre à sede", com todos os prejuízos que isso acarreta para as actividades agrícola e pecuária.
Este grave problema sente-se de forma ainda mais aguda no Baixo Alentejo, em particular em territórios como o Campo Branco, longe de Alqueva e sem grandes fontes de água além dos (fracos) caudais de ribeiras e das "benesses" de São Pedro. É por isso que o anúncio recente, por parte do ministro da Agricultura, de estar a ser criada uma equipa inter-ministerial para acompanhar a evolução da situação de seca em Portugal e equacionar as medidas que se revelarem necessárias constitui uma boa notícia.
Mas o que seria, efectivamente, uma excelente novidade seria o alargamento do projecto do Alqueva a esta zona sul do distrito. Agricultores, dirigentes associativos e agentes políticos já o defenderam publicamente. E parece por demais óbvio que este terá de ser o caminho a seguir. Seja para proporcionar a estes territórios a garantia de água em quantidade para as suas necessidades, seja para proporcionar uma situação de igualdade entre alentejanos e, simultaneamente, possibilitar novas oportunidades à lavoura local.

Parabéns ao campeão!
O FC Castrense acaba de se sagrar campeão distrital… mais uma vez! Um título suado, que só chegou na última jornada e depois de ultrapassados alguns escolhos. Mas inteiramente merecido por parte da única equipa que sempre assumiu esta conquista como a sua grande prioridade. Os parabéns aos campeões!



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - sexta, 20/04/2018
"Fixação de pessoas é o maior desafio de Almodôvar"
O presidente da Câmara de Almodôvar, falou ao "CA" sobre os desafios que se colocam ao concelho, assim como sobre as inúmeras obras que a autarquia tem em desenvolvimento ou pretende concretizar.
07h00 - sexta, 20/04/2018
Vila Galé investe
no concelho de Beja
Tal como o "CA" revelou em Dezembro de 2017, o Grupo Vila Galé prepara-se para refortçar o seu investimento no concelho de Beja, onde já tem o Clube de Campo, perto de Albernoa.
07h00 - sexta, 20/04/2018
Quinzena de artes
em Castro Verde
Da música acústica ao rock mais "eléctrico", do cante alentejano às palavras de Abril, dos livros aos produtos da terra, do teatro para bebés aos espectáculos de revista, são muitos os pontos de interesse de mais uma edição da "Primavera no Campo Branco", quinzena cultural que a Câmara de Castro Verde promove entre esta sexta-feira, 20 de Abril, e o dia da Mãe, a 6 de Maio.
07h00 - sexta, 20/04/2018
Quinzena cultural reduziu orçamento
Depois de nos últimos quatros anos ter tido uma duração mais prolongada no tempo, a "Primavera no Campo Branco" regressa em 2018 ao formato de quinzena.
07h00 - sexta, 20/04/2018
Vila de Almodôvar
"volta" à Idade Média
Almodôvar "viaja" neste fim-de-semana até 1285, ano em que Dom Dinis concedeu a Carta de Foral à localidade, com o centro histórico da vila a receber bailes e folias, bobos e jograis, damas e cavaleiros, numa organização da Câmara Municipal local.

Data: 20/04/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial