11h35 - quarta, 12/04/2017

A importância de Neves-Corvo


Carlos Pinto
Os secretários de Estado da Energia e do Ambiente estiveram esta semana em Neves-Corvo, no concelho de Castro Verde, onde ficaram a conhecer as intenções de investimento da sueco-canadiana Lundin Mining para a duplicação da produção de zinco na mina baixo-alentejana. Um projecto de 250 milhões de euros que, tal como lhe contamos na abertura desta edição do "CA", poderá estar a funcionar dentro de dois anos e criar cerca de 200 novos postos de trabalho, a juntar às perto de 2.000 pessoas que já trabalham na mina.
Ora é precisamente este último número que queremos destacar. Porque haver no interior do país, cada vez mais despovoado e carente de oportunidades, uma empresa com capacidade para empregar 2.000 trabalhadores é obra! Ainda mais sendo uma empresa que exporta toda a sua produção e cria riqueza local, que desenvolve a sua actividade com consciência ambiental, que está na linha da frente em matéria de boas práticas de segurança e tecnologia, e que tem uma política de responsabilidade social assinalável e a todos os níveis louvável.
É esta a importância de Neves-Corvo para os concelhos da sua área de influência, mas também para a região e para o país. Uma realidade que, incompreensivelmente, nunca mereceu grande atenção para lá do Campo Branco. Talvez por isso se perda tanto tempo em discussão estéreis sobre bons ou maus investimentos a fazer e nunca, em 30 anos, se tenha pensado a sério numa estratégia – fosse no plano da formação de activos ou na prestação de serviços, entre outras áreas – que tirasse partido da existência da maior mina de cobre da Europa (e da mina de Aljustrel) para alavancar o crescimento da região.



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - terça, 24/04/2018
Festejar a Liberdade
no distrito de Beja
O tempo é de festejar a Liberdade e a Democracia! Na noite desta terça para quarta-feira, de 24 para 25 de Abril, assinala-se o 44º aniversário da Revolução dos Cravos e a data será devidamente assinalada nos quatro cantos do Baixo Alentejo.
07h00 - terça, 24/04/2018
Câmara de Beja
cede espaço no Padrão
A Câmara de Beja vai ceder o novo espaço multiusos da aldeia do Padrão à Junta de Freguesia de Nossa Senhora das Neves, sendo que o contrato de comodato será assinado entre ambas as partes nesta terça-feira, 24.
07h00 - terça, 24/04/2018
PCP exige melhores
cuidados de saúde
O PCP de Beja exige "um financiamento adequado" para a Saúde e uma nova política para que todos os constrangimentos identificados neste sector na região "possam ser corrigidos, em prol de uma melhor Saúde parta todos".
07h00 - segunda, 23/04/2018
Biblioteca de Aljustrel
celebra Dia do Livro
A Biblioteca Municipal de Aljustrel assinala nesta segunda-feira, 23 de Abril, o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor com diversas iniciativas para promover o gosto pelos livros e pela leitura.
07h00 - segunda, 23/04/2018
Plano intermunicipal
"em nome" da Igualdade
Promover a igualdade de género e combater as discriminações em função do sexo ou orientação sexual são algumas das metas assumidas no novo Plano Intermunicipal para a Igualdade, que vai ser dinamizado até final de 2019 nos concelhos de Aljustrel, Almodôvar, Castro Verde, Ferreira do Alentejo e Ourique.

Data: 20/04/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial