07h00 - sexta, 14/02/2020

Projecto inovador na área
da Obstetrícia na ULSBA

Projecto inovador na área da Obstetrícia na ULSBA

A Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) e o INEM, através das respectivas direcções de Enfermagem, desenvolveram um projecto pioneiro que visa o desenvolvimento de competências para os enfermeiros do INEM e dos serviços de urgência e emergência extra-hospitalar na área dos cuidados às grávidas e recém-nascidos.
O projecto, tutelado pelo Serviço de Obstetrícia da ULSBA, foi apresentado esta semana no Hospital José Joaquim Fernandes, em Beja, em sessões qe contaram com a presença dos enfermeiros do Serviço de Obstetrícia e dos enfermeiros que prestam serviço na VMER de Beja e nas ambulâncias SIV de Moura e Castro Verde.
De acordo com a administração da ULSBA, este projecto formativo "permite a actualização e desenvolvimento de competências dos enfermeiros da ULSBA e do INEM na área da Saúde Materno-Infantil, garantindo assim a qualidade e segurança dos cuidados de enfermagem prestados em ambiente extra-hospitalar".
A ULSBA lembra que a sua área de influência "apresenta uma grande dispersão geográfica", o que levanta "grandes dificuldades de acesso aos cuidados de saúde, em especial às grávidas, existindo alguma casuística de partos extra-hospitalares, que são garantidos pelas equipas de emergência médica do INEM e pelas equipas médicas dos Serviços de Urgência Básica (SUB)".
Nesse sentido, adianta a adminisração da Unidade Local, estão igualmente "a ser desenvolvidas várias acções de formação teórico-prática e os respectivos ensinos clínicos em ambiente intra-hospitalar, nomeadamente em bloco de partos, tutelados pela equipa de enfermagem do Serviço de Obstetrícia da ULSBA".
"Foram dados os primeiros passos para a celebração de um protocolo de colaboração entre a ULSBA e o INEM, para a promoção da interacção entre os profissionais dos serviços de Emergência Pré-Hospitalar e de Emergência Hospitalar, que terá reflexos positivos na actividade e desempenho profissionais e melhoria na assistência prestada à população que vier a necessitar", conclui o conselho de administração da ULSBA.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
08h00 - domingo, 23/02/2020
BE questiona Governo sobre
morte nas Urgências de Beja
Os deputados do Bloco de Esquerda (BE) apresentaram na Assembleia da República algumas questões à ministra da Saúde relativamente ao caso do falecimento, no final de Janeiro, de um utente na sala de espera das Urgência do Hospital de Beja.
08h00 - sábado, 22/02/2020
Vidigueira vai ter
novo Centro de Saúde
O Ministério da Saúde validou na quinta-feira, 20, a necessária autorização à Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) para avançar com a construção do novo Centro de Saúde da Vidigueira num terreno cedido pela autarquia local.
07h00 - sexta, 21/02/2020
Médicos reuniram
no hospital de Beja
Os sindicatos dos Médicos da Zona Sul (SMZS) e Independente dos Médicos (SIM) exigem um "rigoroso inquérito" às causas do recente falecimento de um doente na sala de espera das Urgências dos Hospital de Beja.
07h00 - sexta, 21/02/2020
Estação dos CTT de Aljustrel
vai reabrir na segunda-feira
Os CTT vão reabrir a sua estação de Aljustrel já próxima segunda-feira, 24 de Fevereiro, depois deste serviço ter sido sub-concessionado a uma entidade privada há mais de um ano.
07h00 - quinta, 20/02/2020
Aljustrel cria maior percurso
mineiro urbano de Portugal
São 12 quilómetros de extensão, entre caminhos urbanos, passadiços de madeira e caminhos rurais, recheados de história(s) e memória(s): é assim o "Percurso Mineiro de Aljustrel", o maior de cariz urbano de todo o país e que pretende levar os caminhantes a passar pelos principais locais de interesse da "vila mineira".

Data: 21/02/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial