07h00 - quinta, 12/07/2018

Odemira recebe
colóquio de educação

Odemira recebe colóquio de educação

A flexibilização de currículos, aberta a todos os agrupamentos de escolas a partir do próximo ano lectivo de 2018-2019, estará no centro do debate agendado para esta quinta-feira, 12 de Julho, em Odemira. O Colóquio Anual de Educação subordinado ao tema "Flexibilização Curricular" é promovido pela Câmara de Odemira e vai decorrer ao longo de todo o dia.
Dirigido à comunidade educativa, desde docentes, não docentes, pais e encarregados de educação e a todos os profissionais da área da Educação, o debate arranca às 9h30 no cine-teatro Camacho Costa, sendo que a sessão de abertura vai estar a cargo do presidente da Câmara de Odemira, José Alberto Guerreiro.
Segue-se a apresentação do novo enquadramento legislativo, por Nádia Ferreira (da Direcção-Geral de Educação), e a conferência "Flexibilização Curricular", por Sofia Ramalho (da Ordem dos Psicólogos Portugueses).
Ainda durante a manhã serão apresentados três exemplos de "boas práticas" nesta área pelos responsáveis da Escola da Boa Água (jardim-de-infância e primeiro ciclo), do Agrupamento Escolas de Estarreja (segundo e terceiro ciclo) e da Escola Maria Amália Vaz de Carvalho (ensino secundário). A moderação estará a cargo de Telma Guerreiro, vereadora com o pelouro da Educação na Câmara de Odemira.
De tarde, a partir das 14h00, o debate é "transferido" para a escola do primeiro ciclo de Odemira, onde serão dinamizadas oficinas práticas dedicadas ao tema "Como implementar a flexibilização curricular na minha escola?", com momentos de discussão prática em grupos com os oradores. A sessão de encerramento está agendada para as 16h30.
O Colóquio Anual de Educação é dinamizado no âmbito do projecto municipal ODETE/Odemira Território Educativo, que pretende afirmar Odemira "como um território de excelência no ensino, com vista à prevenção do abandono escolar precoce, à melhoria do sucesso escolar e dos indicadores de qualificação e formação da população".
O programa visa ainda a "definição de políticas educativas concertadas e coerentes face às características do concelho, numa lógica de construção participada e com envolvimento de toda a comunidade educativa".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - sexta, 22/02/2019
"PSD tem que sair
da Praça da República"
O empresário Gonçalo Valente, 38 anos, é o novo presidente da Distrital de Beja do PSD e em entrevista ao "CA" revela as prioridades dos sociais-democratas da região para os próximos dois anos.
07h00 - sexta, 22/02/2019
Resialentejo recolhe
tampas de plástico
A empresa intermunicipal Resialentejo, que opera em oito concelhos do distrito de Beja, estabeleceu um protocolo com a "Coração Delta", do Grupo Nabeiro, para a dinamização do projecto "Dê Uma Tampa".
07h00 - sexta, 22/02/2019
Odemira eleita na Rede
das Cidades Educadoras
A Câmara de Odemira foi reeleita, pela terceira vez, para a comissão coordenadora da Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadores, que é constituída por 74 municípios de Norte a Sul do país.
07h00 - quinta, 21/02/2019
EMAS Beja
melhora gestão de
águas residuais
Colocar a cidade de Beja "como uma referência" ao nível do tratamento de águas residuais urbanas é o grande objectivo da Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMAS) de Beja, que vai implementar em 2019 um plano operacional estratégico para alcançar "uma melhoria significativa" na gestão das redes de águas residuais do concelho.
07h00 - quinta, 21/02/2019
PS de Beja elogia
passagem do Museu
Regional para a DRCA
A Concelhia de Beja do PS elogia a transferência do Museu Regional para a tutela da Direcção Regional de Cultura do Alentejo (DRCA), considerando que esta "potenciará Beja e o seu património junto de um público muito mais alargado".

Data: 22/02/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial