07h00 - quarta, 13/06/2018

Castro: CDU contesta cortes,
PS critica "herança" da CDU

Castro: CDU contesta cortes, PS critica "herança" da CDU

O ajustamento dos protocolos de cooperação que a Câmara de Castro Verde mantém com as juntas de freguesia do concelho, aprovado na passada semana, é contestado pela CDU, que por sua vez é "alvo" de duras críticas por parte do Partido Socialista.
Para os comunistas, a decisão do executivo municipal "contraria as promessas eleitorais do PS" e "os compromissos assumidos" pelo presidente da Câmara no início do mandato, tratando-se "de uma manifesta vontade de asfixiar a autonomia e a capacidade de realização das juntas de freguesia rurais", "todas de maioria CDU".
"A CDU Castro Verde rejeita o argumento que esta opção política seja fruto da 'herança' que a CDU deixou, ou da actual situação financeira da Câmara Municipal. A CDU geriu a Câmara no último mandato com, sensivelmente, as mesmas receitas que o PS tem hoje à sua disposição e nunca optou por penalizar as juntas de freguesia nas transferências para investimento", argumenta.
Por seu lado, a Concelhia de Castro Verde do PS veio a público lamentar que, "depois de conduzir a Câmara Municipal de Castro Verde ao mau estado financeiro que tem neste momento", o vereador Francisco Duarte e a CDU "ainda tenham a ousadia de acusar o executivo do PS de falta de 'engenho e criatividade' na gestão da autarquia".
"Ou seja, para a CDU tudo devia continuar como sempre foi e o executivo do PS devia ter 'engenho e criatividade' para continuar a permitir o agravamento da situação financeira da Câmara Municipal. Temos de dizê-lo com clareza: é preciso muita falta de responsabilidade para pensar assim", frisa o PS de Castro Verde em comunicado enviado ao "CA", lembrando que no final de 2017 a autarquia apresentava uma dívida a fornecedores "superior a um milhão de euros".
"Depois de nove anos a gerir a Câmara e de a levar ao estado em que está na área financeira, o vereador Francisco Duarte e a CDU entendem que o executivo do PS deveria continuar a 'assobiar para o lado' e, lamentavelmente, querem enganar os castrenses, tentando passar a ideia que nada têm a ver com o grave problema que criaram no concelho", acrescentam os socialistas, concluindo: "Na verdade, só há dois responsáveis pela situação que a Câmara Municipal de Castro Verde está a passar: Francisco Duarte e a CDU".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - quarta, 22/05/2019
EMAS Beja dinamiza
Mini-OP entre jovens
Seis projectos apresentados por jovens alunos de quatro instituições de ensino do concelho de Beja estão em votação na primeira edição do "Mini-Orçamento Participativo", promovido pela Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMAS) de Beja.
07h00 - quarta, 22/05/2019
Aluna de Castro Verde
em concurso nacional
A jovem Ana Bastos, natural de Castro Verde, vai representar a região do Baixo Alentejo no Concurso Nacional "Faz Acontecer", que se realiza no próximo sábado, 25 de Maio, no arquipélago dos Açores.
07h00 - quarta, 22/05/2019
SEF identifica cidadãos
irregulares em Beja
O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) identificou na passada semana 16 cidadãos estrangeiros, 10 dos quais sem autorização para trabalhar em território nacional, durante uma operação de fiscalização numa propriedade agrícola em Beja.
07h00 - terça, 21/05/2019
Dia de Campo
em Castro Verde
A Associação de Agricultores do Campo Branco (AACB), com sede em Castro Verde, promove nesta terça-feira, 21 de Maio, uma visita aos seus Campos de Ensaio e Experimentação de cereais de Outono/ Inverno, de forragens, de silo-forragens e de pastagens melhoradas.
07h00 - segunda, 20/05/2019
Odemira exige
medidas para novas
instalações agrícolas
A Assembleia Municipal de Odemira exige ao Governo que sejam tomadas medidas preventivas imediatas "quanto a novos investimentos em instalações agrícolas no território" até que seja produzida decisão definitiva sobre as propostas apresentadas pelo Grupo de Trabalho do Mira para o sector.

Data: 17/05/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial