07h00 - quinta, 29/03/2018

Festival "Sabores do Borrego" em Castro Verde

Festival "Sabores do Borrego" em Castro Verde

Seja pela gastronomia ou pela música, neste fim-de-semana todos os caminhos irão dar a Castro Verde, que recebe até sábado, 31, a primeira edição do festival "Sabores do Borrego", iniciativa da Câmara Municipal local, em parceria com a Associação de Agricultores do Campo Branco (AACB) e o Agrupamento de Produtores Pecuários-Carnes do Campo Branco com o objectivo de valorizar um dos produtos mais típicos da região e da época!
"É um festival para valorizar aquilo que é, por um lado, a produção de borrego no Campo Branco, que tem uma identidade muito própria e muito interessante. E por outro lado, porque queríamos associar a esta iniciativa a valorização do Mundo Rural e do trabalho no campo", explica ao "CA" o autarca António José Brito.
O certame será oficialmente inaugurado pelo ministro da Agricultura, Capoulas Santos, às 18h00 desta quinta-feira, 29 de Março, e nasce, segundo o presidente da Câmara de Castro Verde, pela necessidade de "valorizar o trabalho que se faz no campo". "Castro Verde é um concelho que tem de valorizar a vida no campo. E nem sempre isso tem acontecido. […] E esta iniciativa quer dar um contributo no sentido de valorizar, de dar força e destacar o trabalho dos agricultores", observa.
"Esta iniciativa é muito bem-vinda", acrescenta por seu lado o presidente da AACB, lembrando que no concelho de Castro Verde "a produção de borrego é fundamental para a viabilidade financeira das explorações". "Além disso, o borrego do Campo Branco tem um paladar diferente de todos os outros borregos", nota José da Luz Pereira.
Para este dirigente associativo, o festival "Sabores do Borrego" permitirá também "dar a conhecer" às pessoas de Castro Verde "uma coisa boa e que desconhecem". "E depois vai conseguir trazer pessoas de outras regiões do país até aqui, para provarem esta coisa maravilhosa que nós aqui produzimos", acrescenta José da Luz Pereira, que tem uma certeza: "Este festival tem todas as condições pra ser um êxito. E vai com certeza, no futuro, ser uma grande feira e mobilizar milhares de pessoas".
O Largo da Feira será o "epicentro" do I Festival "Sabores do Borrego", onde terá entradas livres e é inaugurado pelo ministro da Agricultura, num momento onde não faltará o cante do Grupo Coral Juvenil de Castro Verde.
Antes, pelas 16h00, tem lugar a palestra "A qualidade do borrego do Alentejo: um valor a promover", por José Santos Silva, do INIAV. De noite há mais música, com "Os Ganhões de Castro Verde" (21h00) e os "Sonido Andaluz" (21h30).
Na sexta-feira, 30 (feriado), o dia começa com uma mostra de cães da raça Rafeiro Alentejano (10h30), seguindo-se as palestras "A co-existência de criadores de gado com preddores selvagens: testemunhos e propostas de solução", por Margarida Fernandes, do ICNF (11h45), e "A utilização do Rafeiro do Alentejo na protecção dos rebanhos: perspectiva histórica e visão futura", com o cinófilo Jorge Rodrigues (12h15). E para as 13h00 está previsto um dos grandes momentos do festival: um almoço que juntará os pastores ainda existentes no Campo Branco. A tarde continua com cante alentejano a partir das 15h30 e, já de noite, actua o bem conhecido José Cid (21h30).
O festival termina no sábado, 31, dia que começa com animação de rua pelos "Rufar & Bombar" (10h30). Depois de almoço há cante e folclore e à noite actuam o grupo "Nova Aurora" (21h00) e Ruben Baião (22h30).
Durante os três dias de festival haverá tasquinhas, venda de produtos locais e artesanato, oficinas de tecelagem, showcookings e animação para os mais novos com insufláveis, além de estar patente a exposição "Castro Verde – Biosfera da Unesco".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - terça, 18/09/2018
Protocolo entre
Câmara de Aljustrel
e Associação Dignitude
A Câmara de Aljustrel e a Associação Dignitude assinaram nesta segunda-feira, 17, um protocolo de colaboração tendo em vista a concretização do programa ABEM-Rede Solidária do Medicamento no concelho.
07h00 - terça, 18/09/2018
EMAS Beja alcança
os melhores resultados
dos últimos 10 anos
A Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMAS) de Beja faz um balançao "extremamente positivo" dos trabalhos da intervenção global de substituição de ramais que decorre por todo o concelho de Beja desde o início de 2018.
07h00 - terça, 18/09/2018
Vestígios arqueológicos
encontrados em Ourique
As obras de requalificação do centro histórico de Ourique, promovidas pela autarquia local, revelaram um conjunto de importantes testemunhos patrimoniais reveladores da história da vila, da população e dos seus hábitos comunitários de outros tempos.
07h00 - segunda, 17/09/2018
CIMBAL apresenta contributos
ao Plano Nacional de Investimentos
A modernização e electrificação da linha ferroviária do Alentejo e a afirmação do aeroporto de Beja como a Lisboa e Faro são duas das propostas apresentadas pela CIMBAL para o Plano Nacional de Investimentos (PNI) 2030.
07h00 - segunda, 17/09/2018
CIMAL quer fundos da UE
para água e saneamento
Os presidentes das cinco câmaras que foram a Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral (CIMAL) reúnem nesta segunda-feira, 17 de Setembro, em Lisboa, com o secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins.

Data: 14/09/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial