00h00 - sexta, 06/01/2017

Autárquicas: CDU já
escolheu vários candidatos

Autárquicas: CDU já escolheu vários candidatos

José Maria Pós-de-Mina poderá voltar a liderar a candidatura da CDU à Câmara Municipal de Moura nas próximas Eleições Autárquicas, apurou o "CA" junto de várias fontes. Pós-de-Mina foi presidente daquela autarquia entre 1997 e 20013, não tendo apresentado a sua recandidatura em 2013 por impeditivos legais (tinha cumprido três mandatos consecutivos).
Confrontado com esta notícia, o coordenador da Direcção de Beja do PCP, Miguel Madeira, não a confirma, revelando ao "CA" que os organismos do partido e as estruturas da CDU, "em auscultações, discussão e decisões com os militantes e activistas, desenvolvem um processo em que serão tomadas decisões a seu tempo".
Aliás, Miguel Madeira não só não confirma a candidatura de José Maria Pós-de-Mina como também não confirma mais quatro nomes que o "CA" apurou estarem certos como candidatos nos respectivos concelhos: Isabel Sabino em Barrancos e Helena D'Aguilar em Vidigueira serão candidatas naqueles concelhos. Uma e outra são actuais vice-presidentes das respectivas câmaras e, também nos dois casos, os actuais presidentes (António Tereno e Manuel Narra) estão impedidos de se recandidatarem por estarem a cumprir o terceiro mandato consecutivo.
Nos concelhos onde a CDU está na oposição, também há nomes que deverão ser anunciados em breve. É o caso de Miguel Bento em Mértola e de Manuel Nobre em Aljustrel: os dois são vereadores nas respectivas autarquias. Sobre estas notícias, Miguel Madeira repete que "essas decisões serão tomadas no seu tempo próprio".
Entretanto, o "CA" apurou também que em Ourique a CDU prepara-se para apresentar a candidatura de José Filipe Estevens, que liderou a aquela câmara entre 1989 e 1993, naquele que foi o último mandato de maioria comunista em Ourique. As grandes dúvidas, portanto, subsistirão nos concelhos de Almodôvar, Ferreira do Alentejo e Odemira – três municípios habitualmente muito complicados para a CDU.
No caso dos actuais presidentes de Câmara, parece certa a recandidatura de João Rocha (Beja), Francisco Duarte (Castro Verde), António Valério (Alvito), Tomé Pires (Serpa) e João Português (Cuba).
"Sendo as eleições para as autarquias locais processos muito envolventes, que o PCP e a CDU estão naturalmente a acompanhar, desenvolvemos o mais amplo debate possível para se encontrarem as soluções que em cada concelho, e de acordo com as suas particularidades e circunstâncias, melhor cumprem os objectivos de reforço da influência política e eleitoral da CDU", explica ao "CA Miguel Madeira, adiantando ainda que o partido está "de forma tranquila, a preparar essas decisões, designadamente dos cabeças de listas às câmaras municipais".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - quarta, 21/02/2018
Museu de Mértola
com mais visitantes
O Museu Municipal de Mértola registou em 2017 um total de 46426 entradas, mais 8071 entradas que no ano anterior, alcançando desse modo o maior número de visitantes de sempre na sua história.
07h00 - quarta, 21/02/2018
Deputado do PS elogia
doutoramentos em politécnicos
O deputado do PS eleito por Beja, Pedro do Carmo elogia a recente decisão do Governo de possibilitar a realização de cursos de doutoramento em institutos politécnicos, como é o caso do de Beja.
07h00 - quarta, 21/02/2018
Novo acesso ao Centro
Escolar 2 de Castro
Já está concluída a construção do novo acesso pedonal ao Centro Escolar 2 de Castro Verde, obra promovida pela Câmara Municipal local e concretizada pela empresa JASFEC.
09h45 - terça, 20/02/2018
Água: Investimento de 7,4 milhões no concelho de Beja
Estão a decorrer no concelho de Beja duas obras para melhorar o abastecimento público de água, num investimento total avaliado em 7,4 milhões de euros.
07h00 - terça, 20/02/2018
Governo aprova novas
medidas contra seca
O Ministério da Agricultura decidiu não penalizar, no âmbito das candidaturas ao Pedido Único 2018, os agricultores que na campanha de 2018 não tenham cumprido integralmente as regras de condicionalidade relativas à norma da cobertura da parcela durante o período Outono-Invernal devidi à seca.

Data: 09/02/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial