14h49 - quinta, 19/11/2020

Números que devem alarmar


Carlos Pinto
Desde 2011 que a GNR realiza a operação "Censos Sénior", no sentido de sinalizar/ identificar a população idosa que, pelo país fora, vive sozinha, isolada ou sozinha e isolada. Um trabalho que se faz, sobretudo, no terreno e que permite, em simultâneo, aos militares da GNR alertar os mais velhos sobre os cuidados de segurança a ter para evitarem ser vítimas de crimes, nomeadamente situações de violência, de burla ou de furto.
Este ano, apesar da pandemia, a operação "Censos Sénior" voltou a decorrer e os seus números já são conhecidos. E no caso concreto do distrito de Beja – tal como o "CA" lhe dá a conhecer em primeira mão na página 7 desta edição – são 3.403 os idosos sinalizados a viver nas circunstâncias já descritas.
Ora este número deve servir de alerta a todos nós, enquanto comunidade, mas também às entidades distritais e concelhias competentes. Porque só dois distritos entre os 18 de Portugal continental registaram um número de idosos sinalizados superior ao de Beja: Vila Real (5.065) e Guarda (4.585).
Quer isto dizer que, mesmo tendo a noção que somos poucos a viver no distrito de Beja comparativamente com outros territórios, há na nossa região idosos a mais a viver em situações de isolamento, muitas vezes com vários quilómetros de distância entre as suas habitações (por norma montes) e as localidades mais próximos. E este é um quadro que não podemos, de todo, aceitar.



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - segunda, 30/11/2020
Caso de Covid-19 na
EB 2,3/ S de Ourique
Um funcionário da Escola Básica (EB) 2,3/Secundária de Ourique testou positivo ao novo coronavírus da Covid-19, revelou neste sábado, 28 de Novembro, a Câmara Municipal local.
07h00 - segunda, 30/11/2020
Dia das Cidades
Educadoras em Odemira
Partilhar as aprendizagens geradas ao longo destes 30 anos "de experiência e colaboração no território odemirense" é o desafio lançado pela Câmara de Odemira no âmbito das comemorações do Dia Internacional das Cidades Educadoras, que se assinala nesta segunda-feira, 30 de Novembro.
07h00 - domingo, 29/11/2020
Centro de Acolhimento a
Micro-empresas de Aljustrel lotado
O Centro Municipal de Acolhimento a Micro-empresas (CMAME) de Aljustrel atingiu a sua capacidade máxima de lotação, depois da concessão, no final da passada semana, de mais duas oficinas, revelou a Câmara Municipal local.
07h00 - sábado, 28/11/2020
Saúde: PS Baixo Alentejo alerta Governo para carências na região
O presidente da Federação do Baixo Alentejo do PS considera que a região "continua a sofrer de uma carência ao nível dos serviços de saúde", tendo transmitido isso mesmo aos secretários de Estado da Defesa e da Saúde, Jorge Seguro Sanches e António Lacerda Sales, respectivamente, durante a visita que os dois governantes realizaram esta sexta-feira, 27, a Beja.
07h00 - sábado, 28/11/2020
Câmara de Castro Verde
com empréstimo aprovado
A Assembleia Municipal de Castro Verde aprovou nesta sexta-feira, 27, por maioria, a contratação por parte da Câmara Municipal de um empréstimo bancário, no valor de 600 mil euros, para fazer obras no concelho.

Data: 20/11/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial