12h49 - quinta, 22/10/2020

Elogio da Participação


Carlos Pinto
A edição de 2020 do "Orçamento Participativo" (OP) da Câmara de Castro Verde terminou nesta semana, com o triunfo de uma proposta vocacionada para o bem-estar físico e mental dos idosos que no próximo ano constará no orçamento municipal local. Em Dezembro será a vez do OP de Odemira, um dos mais antigos do país, revelar os seus vencedores, sendo que no início do próximo ano deverá avançar mais uma edição do OP de Mértola e ainda o novo OP da Vidigueira.
Estes quatro casos, uns mais recentes que outros, são todos eles bons exemplos de como motivar e suscitar a participação pública em prol de comunidade. Porque parece-nos óbvio que a intervenção dos munícipes na gestão pública não se deve limitar ao dia das eleições (neste caso Autárquicas), depositando o seu voto apenas de quatro em quatro anos e ficando afastados das decisões de câmaras municipais e juntas de freguesia no tempo restante.
É precisamente por isso que os OP são um bom exemplo. Porque permitem o envolvimento dos cidadãos na apresentação de propostas e na discussão de novos investimentos públicos, alguns deles "fora da caixa" mas de reconhecido valor para as populações. E quem ganha com isso são, evidentemente, as pessoas e as localidades.
Fica, portanto, aqui o elogio para quem ousou romper com a tradicional forma de decidir e chamar à liça os interessados. Mas o elogio maior vai mesmo para todos aqueles que se envolvem (e têm envolvido) nestes processos, quase sempre sem qualquer interesse pessoal que não seja o de transformar a sua terra num local mais aprazível para estar e viver.



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - segunda, 30/11/2020
Caso de Covid-19 na
EB 2,3/ S de Ourique
Um funcionário da Escola Básica (EB) 2,3/Secundária de Ourique testou positivo ao novo coronavírus da Covid-19, revelou neste sábado, 28 de Novembro, a Câmara Municipal local.
07h00 - segunda, 30/11/2020
Dia das Cidades
Educadoras em Odemira
Partilhar as aprendizagens geradas ao longo destes 30 anos "de experiência e colaboração no território odemirense" é o desafio lançado pela Câmara de Odemira no âmbito das comemorações do Dia Internacional das Cidades Educadoras, que se assinala nesta segunda-feira, 30 de Novembro.
07h00 - domingo, 29/11/2020
Centro de Acolhimento a
Micro-empresas de Aljustrel lotado
O Centro Municipal de Acolhimento a Micro-empresas (CMAME) de Aljustrel atingiu a sua capacidade máxima de lotação, depois da concessão, no final da passada semana, de mais duas oficinas, revelou a Câmara Municipal local.
07h00 - sábado, 28/11/2020
Saúde: PS Baixo Alentejo alerta Governo para carências na região
O presidente da Federação do Baixo Alentejo do PS considera que a região "continua a sofrer de uma carência ao nível dos serviços de saúde", tendo transmitido isso mesmo aos secretários de Estado da Defesa e da Saúde, Jorge Seguro Sanches e António Lacerda Sales, respectivamente, durante a visita que os dois governantes realizaram esta sexta-feira, 27, a Beja.
07h00 - sábado, 28/11/2020
Câmara de Castro Verde
com empréstimo aprovado
A Assembleia Municipal de Castro Verde aprovou nesta sexta-feira, 27, por maioria, a contratação por parte da Câmara Municipal de um empréstimo bancário, no valor de 600 mil euros, para fazer obras no concelho.

Data: 20/11/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial