12h35 - quinta, 08/10/2020

CCDR's com grandes desafios


Carlos Pinto
Na próxima terça-feira, 13 de Outubro, terá lugar um momento histórico: pela primeira vez irão ser eleitos (e não nomeados) os presidentes e um dos vice-presidentes das cinco comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional existentes em Portugal, entre as quais a do Alentejo (CCDRA) – ver notícia na página 7. A medida foi decidida pelo Governo no início do ano e visa reforçar a "legitimidade democrática" destes organismos, para que estes possam "assumir plenamente o papel de centros de planeamento e definição de estratégias de desenvolvimento regional, desde logo no próximo ciclo de programas operacionais".
Ou seja, o futuro presidente da CCDRA terá pela frente um grande, enorme desafio. Porque já todos percebemos que os próximos anos serão decisivos para o futuro da região: não só pelos efeitos da pandemia na economia e no nosso modo de viver, como também pelo facto de parecer ser quase inevitável que depois de 2030 o volume de fundos financeiros provenientes de Bruxelas (e da União Europeia) seja substancialmente menor.
Desta forma, é grande a responsabilidade que irá cair sob a nova presidência da CCDRA. A ela caberá definir uma estratégia eficaz e realista que vá de encontro às pretensões, às ambições e, sobretudo, às necessidades da região. Mas, mais que isso, será à CCDRA que irá caber a coordenação, gestão e execução dessa mesma estratégia, esperando-se que saiba actuar em articulação com os municípios e as empresas e evitar a sempre excessiva carga burocrática associada a processos desta natureza.
É por tudo isto que estamos perante um momento decisivo para o Alentejo. Que todos saibam estar à altura das exigências.



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
10h00 - quinta, 29/10/2020
Novos presidente e
vice-presidente da CCDR
do Alentejo tomam posse
Os novos presidente e vice-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo, assim como das restantes CCDR do país, tomam posse nesta quinta-feira, 29, numa cerimónia que vai decorrer em Coimbra e que contará com a presença do primeiro-ministro, António Costa.
07h00 - quinta, 29/10/2020
Presidente da AFBeja
e o arranque polémico
da 1ª divisão distrital
O presidente da Associação de Futebol de Beja (AFBeja) considera que há condições para a época de 2020-2021 decorrer com "normalidade" na 1ª divisão distrital, apesar das polémicas que marcaram a jornada inaugural da competição.
07h00 - quinta, 29/10/2020
Aljustrel prepara resposta
dos serviços à Covid-19
Prevenir, antecipar e preparar a capacidade de resposta dos seus serviços à pandemia da Covid-19 foi o mote da reunião que a Câmara de Aljustrel promoveu com responsáveis pelos diversos sectores da autarquia.
07h00 - quinta, 29/10/2020
Câmara de Odemira
atribui apoio
financeiro às escolas
A Câmara de Odemira vai atribuir um apoio financeiro, no valor total de 33320 euros, aos agrupamentos de escolas e às escolas não agrupadas do concelho, assim como às instituições particulares de solidariedade social (IPSS) com valências na área da Educação, visando o combate à pandemia da Covid-19.
07h00 - quinta, 29/10/2020
Observatório do Baixo Alentejo
quer reforçar influência da região
Contribuir para a resolução dos problemas do território, "reforçando a influência que falta" à região é uma das grandes metas do novo Observatório do Baixo Alentejo (OBA), apresentado publicamente nesta quarta-feira, 28, em Beja.

Data: 23/10/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial