12h11 - quinta, 10/09/2020

Desafios de um tempo incerto


Carlos Pinto
Os últimos seis meses têm sido, seguramente, os mais "bizarros" vividos por grande parte de todos nós. À conta de um vírus novo, que surgiu repentina e avassaladoramente, fomos obrigados, primeiro, a um período de confinamento forçado e, mais tarde, a novas regras para circularmos, trabalharmos e até convivermos socialmente. É este o "novo normal", com máscaras e muito álcool-gel à mistura. Tudo com o mínimo de contacto físico e afectivo.
Cumprida esta metade de ano (inesquecível, seguramente), tentamos a custo regressar à rotina habitual. Com cautelas e muita desconfiança, é certo, mas aos poucos temos vindo a conseguir recuperar a liberdade de fazer aquilo que sempre fizemos. E pela frente temos agora um novo – e grande – desafio: o regresso às aulas.
Como o "CA" lhe conta na abertura desta edição histórica, também as escolas vão abrir portas em 2020-2021 com novas regras. O desafio é imenso e complexo neste tempo de grandes incertezas. Os riscos associados são mais que muitos, por se tratarem de locais onde diariamente confluem dezenas ou centenas de pessoas de todas as idades, estratos sociais e proveniências. Mas é preciso dar este passo em frente.
Façamos pois todos – enquanto alunos, encarregados de educação, professores, pessoal auxiliar, a comunidade em geral – um esforço para cumprir com o que nos é pedido. A bem das crianças/ jovens e do nosso futuro. Porque a Escola e a Educação são importantes demais para serem colocadas "na prateleira" por um período indeterminado.



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - segunda, 30/11/2020
Caso de Covid-19 na
EB 2,3/ S de Ourique
Um funcionário da Escola Básica (EB) 2,3/Secundária de Ourique testou positivo ao novo coronavírus da Covid-19, revelou neste sábado, 28 de Novembro, a Câmara Municipal local.
07h00 - segunda, 30/11/2020
Dia das Cidades
Educadoras em Odemira
Partilhar as aprendizagens geradas ao longo destes 30 anos "de experiência e colaboração no território odemirense" é o desafio lançado pela Câmara de Odemira no âmbito das comemorações do Dia Internacional das Cidades Educadoras, que se assinala nesta segunda-feira, 30 de Novembro.
07h00 - domingo, 29/11/2020
Centro de Acolhimento a
Micro-empresas de Aljustrel lotado
O Centro Municipal de Acolhimento a Micro-empresas (CMAME) de Aljustrel atingiu a sua capacidade máxima de lotação, depois da concessão, no final da passada semana, de mais duas oficinas, revelou a Câmara Municipal local.
07h00 - sábado, 28/11/2020
Saúde: PS Baixo Alentejo alerta Governo para carências na região
O presidente da Federação do Baixo Alentejo do PS considera que a região "continua a sofrer de uma carência ao nível dos serviços de saúde", tendo transmitido isso mesmo aos secretários de Estado da Defesa e da Saúde, Jorge Seguro Sanches e António Lacerda Sales, respectivamente, durante a visita que os dois governantes realizaram esta sexta-feira, 27, a Beja.
07h00 - sábado, 28/11/2020
Câmara de Castro Verde
com empréstimo aprovado
A Assembleia Municipal de Castro Verde aprovou nesta sexta-feira, 27, por maioria, a contratação por parte da Câmara Municipal de um empréstimo bancário, no valor de 600 mil euros, para fazer obras no concelho.

Data: 20/11/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial