12h11 - quinta, 10/09/2020

Desafios de um tempo incerto


Carlos Pinto
Os últimos seis meses têm sido, seguramente, os mais "bizarros" vividos por grande parte de todos nós. À conta de um vírus novo, que surgiu repentina e avassaladoramente, fomos obrigados, primeiro, a um período de confinamento forçado e, mais tarde, a novas regras para circularmos, trabalharmos e até convivermos socialmente. É este o "novo normal", com máscaras e muito álcool-gel à mistura. Tudo com o mínimo de contacto físico e afectivo.
Cumprida esta metade de ano (inesquecível, seguramente), tentamos a custo regressar à rotina habitual. Com cautelas e muita desconfiança, é certo, mas aos poucos temos vindo a conseguir recuperar a liberdade de fazer aquilo que sempre fizemos. E pela frente temos agora um novo – e grande – desafio: o regresso às aulas.
Como o "CA" lhe conta na abertura desta edição histórica, também as escolas vão abrir portas em 2020-2021 com novas regras. O desafio é imenso e complexo neste tempo de grandes incertezas. Os riscos associados são mais que muitos, por se tratarem de locais onde diariamente confluem dezenas ou centenas de pessoas de todas as idades, estratos sociais e proveniências. Mas é preciso dar este passo em frente.
Façamos pois todos – enquanto alunos, encarregados de educação, professores, pessoal auxiliar, a comunidade em geral – um esforço para cumprir com o que nos é pedido. A bem das crianças/ jovens e do nosso futuro. Porque a Escola e a Educação são importantes demais para serem colocadas "na prateleira" por um período indeterminado.



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - quarta, 23/09/2020
Crianças da creche de Ourique com testes à Covid-19 negativos
Os testes de despistagem à Covid-19 realizados a 18 crianças da creche da Misericórdia de Ourique, onde foram detectados dois caso positivos na passada semana ligados ao surto de Santa Luzia, deram todos negativos, adianta ao "CA" o presidente da Câmara Municipal local.
07h00 - quarta, 23/09/2020
Presidente do PSD debate
aeroporto de Beja com a Distrital
Rui Rio, presidente do PSD, vai estar nesta quarta-feira, 23, na cidade de Beja, para uma reunião de trabalho solicitada pela Comissão Política Distrital de Beja, liderada por Gonçalo Valente.
07h00 - quarta, 23/09/2020
IP retoma atendimento
na cidade de Beja
A empresa Infra-estruturas de Portugal (IP) retomou na segunda-feira, 21, o atendimento presencial nas suas delegações de gestão regional, entre as quais a da cidade de Beja.
07h00 - quarta, 23/09/2020
Águia-imperial ibérica
libertada em Mértola
O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) promove nesta quarta-feira, 23, pelas 11h00, a libertação de uma águia-imperial-ibérica (Aquila adalberti), marcada com emissor, na serra da Alcaria Ruiva, no concelho de Mértola.
07h00 - terça, 22/09/2020
Roberto Grilo anuncia candidatura à CCDR Alentejo
Roberto Grilo, actual presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo, vai ser candidato nas eleições para a presidência deste organismo, agendadas para o próximo dia 13 de Outubro.

Data: 11/09/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial