12h43 - quinta, 23/07/2020

A afirmação de uma região


Carlos Pinto
São algumas as formas de afirmar uma região. Desde logo pela sua cultura, tradições e espírito de comunidade (e não é por acaso que esta variante surge em primeiro lugar). Mas também pelo "peso" da sua economia e do valor acrescentado que a mesma gera, pelo ambiente e condições naturais ou, inevitavelmente, pela política. Porque, ao fim e ao cabo, tudo é política.
Vem isto a propósito da revelação feita nesta edição do "CA" pelo novel presidente da Federação do Baixo Alentejo do PS, Nelson Brito, garantindo que a região terá um candidato próprio e assumidamente baixo-alentejano nas eleições para a presidência da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo, agendadas já para Setembro. "É nossa obrigação defender que o próximo presidente da CCDR seja um baixo-alentejano, porque é justo que o seja, porque é oportuno que o seja e porque tenho a certeza que os baixo-alentejanos não esperam outra coisa de nós", advoga [ver página 6].
Independentemente do sucesso que esta candidatura venha a ter nas eleições, ela surge no tempo certo e é indispensável. Porque numa região com tantas potencialidades como o Baixo Alentejo – que vão da agricultora ao sector mineiro, do turismo à aeronáutica – está na hora da mesma se afirmar em definitivo, assumindo a sua identidade própria e traçando metas concretas (e há muito adiadas).

2. A Somincor celebra nesta sexta-feira, 24 de Julho, 40 anos de existência. Quatro décadas que transformaram completamente a região – nomeadamente o concelho de Castro Verde e municípios limítrofes – e que fazem desta uma empresa de referência mundial em vários planos (mesmo que nem todos se tenham ainda apercebido de tal). Parabéns Somincor!



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - quarta, 23/09/2020
Crianças da creche de Ourique com testes à Covid-19 negativos
Os testes de despistagem à Covid-19 realizados a 18 crianças da creche da Misericórdia de Ourique, onde foram detectados dois caso positivos na passada semana ligados ao surto de Santa Luzia, deram todos negativos, adianta ao "CA" o presidente da Câmara Municipal local.
07h00 - quarta, 23/09/2020
Presidente do PSD debate
aeroporto de Beja com a Distrital
Rui Rio, presidente do PSD, vai estar nesta quarta-feira, 23, na cidade de Beja, para uma reunião de trabalho solicitada pela Comissão Política Distrital de Beja, liderada por Gonçalo Valente.
07h00 - quarta, 23/09/2020
IP retoma atendimento
na cidade de Beja
A empresa Infra-estruturas de Portugal (IP) retomou na segunda-feira, 21, o atendimento presencial nas suas delegações de gestão regional, entre as quais a da cidade de Beja.
07h00 - quarta, 23/09/2020
Águia-imperial ibérica
libertada em Mértola
O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) promove nesta quarta-feira, 23, pelas 11h00, a libertação de uma águia-imperial-ibérica (Aquila adalberti), marcada com emissor, na serra da Alcaria Ruiva, no concelho de Mértola.
07h00 - terça, 22/09/2020
Roberto Grilo anuncia candidatura à CCDR Alentejo
Roberto Grilo, actual presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo, vai ser candidato nas eleições para a presidência deste organismo, agendadas para o próximo dia 13 de Outubro.

Data: 11/09/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial