11h25 - quinta, 25/06/2020

Uma oferta que se impunha


Carlos Pinto
Incentivados pelo Ministério da Educação, os agrupamentos de escolas de Aljustrel, Almodôvar, Castro Verde, Mértola e Ourique vão lançar, já no próximo ano lectivo de 2020-2021, cinco novos cursos profissionais com o objectivo de dar "uma verdadeira resposta" às necessidades dos principais empregadores desta sub-região, ligados sobretudo ao sector mineiro [ver notícia na página 9].
Trata-se de um projecto-piloto, coordenado pelo Centro Qualifica de Almodôvar, que vai permitir a criação de cursos de Técnico de Segurança no Trabalho (Aljustrel), Técnico de Gestão do Ambiente (Almodôvar), Técnico de Topografia (Castro Verde), Técnico de Qualidade (Mértola) e Técnico de Restaurante/Bar (Ourique), possibilitando novas oportunidades de emprego na região e a fixação da população mais jovem.
À partida, esta é uma iniciativa que faz todo o sentido. E que, sublinhe-se, parece chegar atrasada a um território que há tanto tempo vê o sector mineiro florescer, dinamizando toda a economia local. Uma situação que não se deve tanto às estruturas locais ou às autarquias, mas sim ao estatismo do próprio Estado e à inoperância de algumas entidades regionais que, ainda hoje, não compreendem ou sequer alcançam a dimensão económica e social que as actividades ligadas à mineração têm na região do Campo Branco.
Esperamos, portanto, que esta nova oferta formativa seja bem sucedida e constitua uma nova janela de oportunidades para os jovens da região. Porque quantos mais ficarem por cá, mais futuro teremos!



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
10h00 - quinta, 29/10/2020
Novos presidente e
vice-presidente da CCDR
do Alentejo tomam posse
Os novos presidente e vice-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo, assim como das restantes CCDR do país, tomam posse nesta quinta-feira, 29, numa cerimónia que vai decorrer em Coimbra e que contará com a presença do primeiro-ministro, António Costa.
07h00 - quinta, 29/10/2020
Presidente da AFBeja
e o arranque polémico
da 1ª divisão distrital
O presidente da Associação de Futebol de Beja (AFBeja) considera que há condições para a época de 2020-2021 decorrer com "normalidade" na 1ª divisão distrital, apesar das polémicas que marcaram a jornada inaugural da competição.
07h00 - quinta, 29/10/2020
Aljustrel prepara resposta
dos serviços à Covid-19
Prevenir, antecipar e preparar a capacidade de resposta dos seus serviços à pandemia da Covid-19 foi o mote da reunião que a Câmara de Aljustrel promoveu com responsáveis pelos diversos sectores da autarquia.
07h00 - quinta, 29/10/2020
Câmara de Odemira
atribui apoio
financeiro às escolas
A Câmara de Odemira vai atribuir um apoio financeiro, no valor total de 33320 euros, aos agrupamentos de escolas e às escolas não agrupadas do concelho, assim como às instituições particulares de solidariedade social (IPSS) com valências na área da Educação, visando o combate à pandemia da Covid-19.
07h00 - quinta, 29/10/2020
Observatório do Baixo Alentejo
quer reforçar influência da região
Contribuir para a resolução dos problemas do território, "reforçando a influência que falta" à região é uma das grandes metas do novo Observatório do Baixo Alentejo (OBA), apresentado publicamente nesta quarta-feira, 28, em Beja.

Data: 23/10/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial