12h51 - quarta, 29/04/2020

A (dura) etapa que se segue...


Carlos Pinto
Está decidido: quando for meia-noite de sábado, 2 de Maio, termina o estado de emergência em Portugal, decretado pelo Presidente da República a 18 de Março e já renovado por duas vezes. "O estado de emergência cessará a sua vigência após esta segunda renovação no dia 2 à meia-noite. Espera-se não ser necessário no futuro recorrer novamente ao estado de emergência. Se for necessário, isso será ponderado", anunciou Marcelo Rebelo de Sousa.
Ainda assim, o tempo não é facilitismo, como bem sublinhou o Presidente da República à saída da reunião que no início da semana juntou políticos (Governo incluído), técnicos de saúde e outros responsáveis. "Não [devemos] entender isto como qualquer facilitismo. Não há facilitismo. […] Por isso é que cada um dos pequenos passos vai ser avaliado permanentemente e pelos especialistas e depois pelos políticos", advertiu Marcelo.
Passadas todas estas semanas de clausura (literalmente), este é o momento de darmos um passo em frente. Há uma nova etapa pela frente, exigente e dura. Uma etapa que vai colocar à prova a nossa capacidade de resiliência enquanto comunidade e apelar à superação de todos na ressurreição da economia. Isto em simultâneo com as necessárias cautelas, sanitárias e sociais, que terão de ser mantidas, sob risco de deitarmos tudo a perder em poucos dias.
Dar um passo atrás seria o que de pior poderia a acontecer a todos nós neste momento. Por isso, escalado o pico da tormenta, saibamos agora percorrer a estrada até à normalidade com (e em) segurança e sem desvarios. O teste não será fácil. Mas é dele que depende o nosso futuro.



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - sexta, 07/08/2020
Executivo da CM Beja
rejeita críticas da CDU
O executivo socialista da Câmara de Beja veio a público manifestar-se "surpreendido" com a posição pública dos vereadores da CDU relativamente ao Museu de Banda Desenhada em Beja, garantindo "que nunca houve qualquer volte-face do executivo nesta matéria".
07h00 - sexta, 07/08/2020
CM Aljustrel apresenta contributos
para Plano de Recuperação Económica
A Câmara de Aljustrel já entregou os seus contributos para o Plano de Acção no âmbito da estratégia para o Plano de Recuperação Económica de Portugal (PREP) 2020-2030, delineado por António Costa da Silva a pedido do Governo.
07h00 - sexta, 07/08/2020
Seca "dramática"
afecta lavoura
no Campo Branco
A lavoura no Campo Branco, onde imperam as culturas de sequeiro e a pecuária, vive "dias difíceis".
07h00 - sexta, 07/08/2020
Verão animado no
concelho de Odemira
Música, teatro, espectáculos de rua e actuações online vão animar este ano a época de Verão no concelho de Odemira, no âmbito do programa cultural "Animar o Verão", promovido pela Câmara Municipal local em parceria com as juntas de freguesia.
07h00 - quinta, 06/08/2020
Distrito de Beja
em Alerta Vermelho
O distrito de Beja está em situação de Alerta Vermelha até às 23h59 desta sexta-feira, 7, devido às previsões meteorológicas para os próximos dias, que apontam para um significativo agravamento do risco de incêndio rural.

Data: 07/08/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial