16h26 - quinta, 16/04/2020

A importância das autarquias


Carlos Pinto
Se dúvidas houvesse sobre a necessidade de termos municípios e juntas de freguesia, o actual momento que Portugal (e o mundo) enfrenta, com um pandemia que tem tanto de avassaladora na área da saúde como de destruidora no plano económico, veio demonstrá-lo cabalmente.
Desde o primeiro dia em que a Covid-19 começou a ser algo presente nas nossas vidas – e não apenas um vírus exótico que só existia no outro lado do planeta – que os autarcas arregaçaram as mangas e começaram a agir, definindo de imediato diversas acções de combate ao coronavírus. Em primeira instância fizeram-no na área da prevenção, com o encerramento de serviços e o cancelamento de eventos. Depois avançaram com a criação de serviços de apoio, nomeadamente aos grupos de maior risco entre as suas populações. E, num terceiro momento, têm vindo a implementar uma série de medidas de apoio económico-social às famílias e instituições locais, não esquecendo o tecido empresarial dos respectivos concelhos.
Toda esta malha de medidas mais "micro" (ainda que muitas delas com grande impacto económico) acabam por complementar a estratégia "macro" seguida pelo Governo, no sentido de dar resposta a uma crise que, inevitavelmente, terá uma dimensão nunca antes vista na sua proporção e alcance, afectando todas as áreas da economia e destruindo milhares de postos de trabalho.
É esta realidade que faz com que todas as medidas tomadas pelas autarquias se revistam de uma importância redobrada num território como o Baixo Alentejo, onde as carências (ainda) são mais que muitas. A crise que virá será dura. Mas todos saberemos superá-la.



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - sexta, 07/08/2020
Executivo da CM Beja
rejeita críticas da CDU
O executivo socialista da Câmara de Beja veio a público manifestar-se "surpreendido" com a posição pública dos vereadores da CDU relativamente ao Museu de Banda Desenhada em Beja, garantindo "que nunca houve qualquer volte-face do executivo nesta matéria".
07h00 - sexta, 07/08/2020
CM Aljustrel apresenta contributos
para Plano de Recuperação Económica
A Câmara de Aljustrel já entregou os seus contributos para o Plano de Acção no âmbito da estratégia para o Plano de Recuperação Económica de Portugal (PREP) 2020-2030, delineado por António Costa da Silva a pedido do Governo.
07h00 - sexta, 07/08/2020
Seca "dramática"
afecta lavoura
no Campo Branco
A lavoura no Campo Branco, onde imperam as culturas de sequeiro e a pecuária, vive "dias difíceis".
07h00 - sexta, 07/08/2020
Verão animado no
concelho de Odemira
Música, teatro, espectáculos de rua e actuações online vão animar este ano a época de Verão no concelho de Odemira, no âmbito do programa cultural "Animar o Verão", promovido pela Câmara Municipal local em parceria com as juntas de freguesia.
07h00 - quinta, 06/08/2020
Distrito de Beja
em Alerta Vermelho
O distrito de Beja está em situação de Alerta Vermelha até às 23h59 desta sexta-feira, 7, devido às previsões meteorológicas para os próximos dias, que apontam para um significativo agravamento do risco de incêndio rural.

Data: 07/08/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial