14h51 - quinta, 19/03/2020

Chocar contra uma parede!


Carlos Pinto
A última semana e meia foi, seguramente, das mais bizarras das nossas vidas. Salvo raras excepções (assentes nas memórias de tempos muito idos), todos fomos confrontados com uma realidade que colocou em causa todos os factos adquiridos e a tranquilidade da rotina do dia-a-dia, transtornando todas as nossas acções e movimentos. Foi como estarmos a conduzir um carro a "velocidade de cruzeiro" e, repentinamente, ao virar da curva, nos depararmos com um muro de betão e não termos qualquer hipótese de travagem. O embate foi duro… e vai doer ainda mais!
O coronavírus Covid-19 começou por ser uma coisa longínqua que, sorrateiramente, se foi aproximando de forma ameaçadora. Até que bateu à nossa porta, forçando a entrada sem que para tal estivéssemos minimamente preparados. É por isto que este momento de emergência é, em simultâneo, um enorme desafio para todos nós.
Um desafio enquanto cidadãos que fazem parte de uma comunidade e enquanto membros de uma família com crianças, adultos e idosos. Um desafio para todos aqueles que fazem parte dos serviços de saúde, de socorro e de segurança. Um desafio para empresários e trabalhadores, que terão de se esforçar a triplicar (ou mais) para assegurar a continuidade de cada uma das empresas. E um desafio para aqueles que têm de decidir em nome de todos os outros (e nesse aspecto há que enaltecer a pró-actividade que todos – sem excepção – os autarcas do Baixo Alentejo tiveram, fazendo aquilo que, dentro das suas competências, era possível neste momento único e imprevisto).
Estes são tempos de excepção que exigem mais de todos nós. Tempos em que o interesse colectivo se deve sobrepor às questões pessoais. Agora mais que nunca, é preciso fazer o que tem mesmo de ser feito. Sem preconceitos ou populismos baratos. Com ponderação e de forma serena. Vai custar… mas passará!



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - sexta, 07/08/2020
Executivo da CM Beja
rejeita críticas da CDU
O executivo socialista da Câmara de Beja veio a público manifestar-se "surpreendido" com a posição pública dos vereadores da CDU relativamente ao Museu de Banda Desenhada em Beja, garantindo "que nunca houve qualquer volte-face do executivo nesta matéria".
07h00 - sexta, 07/08/2020
CM Aljustrel apresenta contributos
para Plano de Recuperação Económica
A Câmara de Aljustrel já entregou os seus contributos para o Plano de Acção no âmbito da estratégia para o Plano de Recuperação Económica de Portugal (PREP) 2020-2030, delineado por António Costa da Silva a pedido do Governo.
07h00 - sexta, 07/08/2020
Seca "dramática"
afecta lavoura
no Campo Branco
A lavoura no Campo Branco, onde imperam as culturas de sequeiro e a pecuária, vive "dias difíceis".
07h00 - sexta, 07/08/2020
Verão animado no
concelho de Odemira
Música, teatro, espectáculos de rua e actuações online vão animar este ano a época de Verão no concelho de Odemira, no âmbito do programa cultural "Animar o Verão", promovido pela Câmara Municipal local em parceria com as juntas de freguesia.
07h00 - quinta, 06/08/2020
Distrito de Beja
em Alerta Vermelho
O distrito de Beja está em situação de Alerta Vermelha até às 23h59 desta sexta-feira, 7, devido às previsões meteorológicas para os próximos dias, que apontam para um significativo agravamento do risco de incêndio rural.

Data: 07/08/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial