14h51 - quinta, 19/03/2020

Chocar contra uma parede!


Carlos Pinto
A última semana e meia foi, seguramente, das mais bizarras das nossas vidas. Salvo raras excepções (assentes nas memórias de tempos muito idos), todos fomos confrontados com uma realidade que colocou em causa todos os factos adquiridos e a tranquilidade da rotina do dia-a-dia, transtornando todas as nossas acções e movimentos. Foi como estarmos a conduzir um carro a "velocidade de cruzeiro" e, repentinamente, ao virar da curva, nos depararmos com um muro de betão e não termos qualquer hipótese de travagem. O embate foi duro… e vai doer ainda mais!
O coronavírus Covid-19 começou por ser uma coisa longínqua que, sorrateiramente, se foi aproximando de forma ameaçadora. Até que bateu à nossa porta, forçando a entrada sem que para tal estivéssemos minimamente preparados. É por isto que este momento de emergência é, em simultâneo, um enorme desafio para todos nós.
Um desafio enquanto cidadãos que fazem parte de uma comunidade e enquanto membros de uma família com crianças, adultos e idosos. Um desafio para todos aqueles que fazem parte dos serviços de saúde, de socorro e de segurança. Um desafio para empresários e trabalhadores, que terão de se esforçar a triplicar (ou mais) para assegurar a continuidade de cada uma das empresas. E um desafio para aqueles que têm de decidir em nome de todos os outros (e nesse aspecto há que enaltecer a pró-actividade que todos – sem excepção – os autarcas do Baixo Alentejo tiveram, fazendo aquilo que, dentro das suas competências, era possível neste momento único e imprevisto).
Estes são tempos de excepção que exigem mais de todos nós. Tempos em que o interesse colectivo se deve sobrepor às questões pessoais. Agora mais que nunca, é preciso fazer o que tem mesmo de ser feito. Sem preconceitos ou populismos baratos. Com ponderação e de forma serena. Vai custar… mas passará!



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - segunda, 25/05/2020
Aljustrel retoma
mercados mensais
A Câmara de Aljustrel decidiu retomar a realização de mercados mensais no Parque de Feiras e Exposições da "vila mineira", ainda que mediante o cumprimento de novas regras devido à pandemia de Covid-19.
07h00 - segunda, 25/05/2020
Câmara de Almodôvar aprova
apoios às empresas do concelho
A Câmara de Almodôvar aprovou na passada semana, em reunião do executivo, um lote de candidaturas, no valor aproximado de 29591 euros, no âmbito do Programa de Apoio ao Tecido Empresarial (PATECA).
07h00 - segunda, 25/05/2020
Odemira recebeu
vigília pelas artes
A vila de Odemira foi um dos "palcos", na passada quinta-feira, 21, da vigília pelas artes e cultura em Portugal, numa iniciativa da qual acabou por nascer a Plataforma Cultura e Artes Odemira, que junta diversos artistas residentes no concelho.
07h00 - sexta, 22/05/2020
Secretário de Estado
acompanha testes à Covid
em Ferreira do Alentejo
O secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional, na sua qualidade de coordenador da execução do estado de calamidade do Alentejo devido à pandemia Covid-19, vai realizar nesta sexta-feira, 22, uma visita de trabalho a Ferreira do Alentejo.
07h00 - sexta, 22/05/2020
Requalificação do lar
de Messejana deverá
avançar até ao Verão
As obras da primeira fase de remodelação e ampliação das instalações do lar da Misericórdia de Nossa Senhora da Assunção, na vila de Messejana (concelho de Aljustrel), deverão avançar entre os meses de Julho e Agosto, num investimento total superior a um milhão de euros.

Data: 15/05/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial