12h00 - quinta, 20/02/2020

Por um serviço realmente eficaz


Carlos Pinto
Quem vive fora das sedes de concelho e não tem transporte próprio sabe bem das dificuldades que encontra na hora de se deslocar ao banco, à repartição de Finanças, ao centro de saúde, aos serviços municipais ou até aos Correios. Em tempo de escola ainda vão existindo algumas ligações, mas sempre insuficientes para as necessidades das populações. Mas a situação agrava-se bastante durante o período de férias escolares ou nas aldeias onde as crianças começam a minguar.
Por isso mesmo, é com agrado que se regista o facto de a Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL) se preparar para lançar, já no próximo mês de Março, um concurso para concessionar o serviço público de transporte rodoviário de passageiros na região durante os próximos cinco anos. No serviço a concessionar surgem os transportes públicos municipais e intermunicipais nos 13 concelhos que integram a CIMBAL, num total de 62 carreiras municipais, intermunicipais e inter-regionais, sub-divididas em 239 circulações diferenciadas e que poderão ser integrais, parcelares ou variantes das carreiras.
O esperamos é que este novo serviço público de transporte rodoviário seja eficaz e traga consigo um efectivo reforço da oferta de ligações, para que quem, por exemplo, não viva em Beja deixe de sentir os actuais constrangimentos quando tem de se deslocar à capital de distrito. Porque parecendo coisa pouca, é com este tipo de medidas que se podem esbater as cada vez maiores dificuldades sentidas por aqueles que vivem no interior do Interior. E não são tão poucos quanto isso…



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
14h11 - segunda, 30/03/2020
Alentejo com
45 casos positivos
de Covid-19
Até à meia-noite deste domingo, 29, foram identificados um total de 45 casos positivos de doentes infectados com o coronavírus Covid-19 no Alentejo, revela a Direcção Geral da Saúde (DGS).
08h00 - segunda, 30/03/2020
Antigo cinema de Castro
vai ser requalificado
A candidatura da fundos comunitários apresentada pela União de Freguesias de Castro Verde e Casével para as obras de requalificação do antigo cinema de Castro Verde já foi aprovada, adianta ao "CA" o presidente da autarquia.
08h00 - segunda, 30/03/2020
Instituições de Aljustrel
receberam viseiras
produzidas no concelho
A Câmara de Aljustrel entregou no final da passada às instituições de solidariedade social locais um total de 350 viseiras de rosto produzidas no concelho, fruto da parceria da autarquia com a Associação Buinho e a empresa Rectângulo Vermelho.
08h00 - segunda, 30/03/2020
Nacionais e distritais
de formação de futebol
e futsal concluídos
A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou na sexta-feira, 27, ter dado por concluídos os campeonatos nacionais e distritais de futebol e futsal nos escalões de formação, em virtude da pandemia de Covid-19 que está a afectar todo o território de Portugal.
07h00 - sexta, 27/03/2020
Câmara de Castro Verde
isenta pagamentos
e alarga prazos
A Câmara de Castro Verde decidiu nesta quinta-feira, 26, isentar o pagamento de rendas de todos os cafés e cafetarias que são propriedade do Município até 30 de Junho, na sequência do surto de Covid-19 que se faz sentir em Portugal.

Data: 20/03/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial