12h41 - quinta, 23/01/2020

O estado da estradas


Carlos Pinto
Existe um ditado – bem antigo, por sinal – que alerta que "mais vale prevenir que remediar". Ou seja, já os nossos antecessores sabiam que determinadas situações e/ou problemas podiam ser evitados se houvesse uma boa dose de bom senso que antecipasse o que estava para vir e cortasse os males pela raiz. Curiosamente, nos tempos que correm, há ainda muito boa gente que parece não levar em conta esta velha máxima da sabedoria popular, preferindo "enterrar a cabeça na areia" a trabalhar no sentido de encontrar soluções para problemas que irão chegar…
Atente-se, por exemplo, no estado a que chegaram as nossas estradas. Olhe-se para a EN2 [ver página 5 desta edição do "CA"], no troço que liga Aljustrel a Castro Verde: buracos atrás de buracos numa via com intenso tráfego de pesados com minério e utilizada diariamente por centenas de condutores (para não falar de ambulâncias em situações de emergência). Mas há mais: a EN 263 entre Santa Luzia e Odemira, a EN 123 de Garvão a São Martinho das Amoreiras, a EN 121 na zona de Beringel ou a EN 18 entre Beja e Santa Vitória.
Todas estas vias apresentam diversos problemas, todos eles denunciados atempadamente por condutores, populações e autarcas. Ainda assim, pouco ou nada a Infra-estruturas de Portugal (IP) fez para que os mesmos fossem resolvidos, deixando que estas situações se agravassem com o passar do tempo, com todos os riscos de segurança inerentes. Ao contrário do que diz o ditado, aqui a IP não preveniu. E quando tiver de remediar o custo será muito maior…



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
08h00 - segunda, 30/03/2020
Antigo cinema de Castro
vai ser requalificado
A candidatura da fundos comunitários apresentada pela União de Freguesias de Castro Verde e Casével para as obras de requalificação do antigo cinema de Castro Verde já foi aprovada, adianta ao "CA" o presidente da autarquia.
08h00 - segunda, 30/03/2020
Instituições de Aljustrel
receberam viseiras
produzidas no concelho
A Câmara de Aljustrel entregou no final da passada às instituições de solidariedade social locais um total de 350 viseiras de rosto produzidas no concelho, fruto da parceria da autarquia com a Associação Buinho e a empresa Rectângulo Vermelho.
08h00 - segunda, 30/03/2020
Nacionais e distritais
de formação de futebol
e futsal concluídos
A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou na sexta-feira, 27, ter dado por concluídos os campeonatos nacionais e distritais de futebol e futsal nos escalões de formação, em virtude da pandemia de Covid-19 que está a afectar todo o território de Portugal.
07h00 - sexta, 27/03/2020
Câmara de Castro Verde
isenta pagamentos
e alarga prazos
A Câmara de Castro Verde decidiu nesta quinta-feira, 26, isentar o pagamento de rendas de todos os cafés e cafetarias que são propriedade do Município até 30 de Junho, na sequência do surto de Covid-19 que se faz sentir em Portugal.
07h00 - sexta, 27/03/2020
Câmara de Beja
vai desinfectar
espaços públicos
A Câmara Municipal de Beja vai avançar com trabalhos de higienização e desinfecção de diversos espaços públicos da cidade, na sequência da pandemia de Covid-19 que está a afectar todo o país (e o mundo).

Data: 20/03/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial