09h57 - quinta, 19/12/2019

Voluntários... e mal-amados!


Carlos Pinto
O movimento associativo é uma das mais belas expressões do que deve ser a vida em comunidade, através da promoção da solidariedade, da partilha e do empenho na construção das melhores soluções e respostas para a população na áreas social, educacional, desportiva cultural e recreativa. E quase sempre este movimento é conduzido por homens e mulheres voluntários, que (salvo muito raras excepções) vestem a camisola da causa comum com honestidade e orgulho, abdicando de muito do seu tempo pessoal, familiar e profissional em prol do associativismo.
Por isso mesmo, não deixa de ser no mínimo estranho que muitas vezes estes voluntários sejam, igualmente, mal-amados. Sobretudo por parte de alguns dos seus pares, aqueles que pouco ou nada contribuíram, em momento algum, para este tipo de causa, escudando-se sempre no argumento da falta de tempo mas, em simultâneo, atacando "pela calada" em conversas de café ou nos famigerados fóruns das redes sociais, verdadeiros antros de maledicência, mesquinhez e falta de responsabilidade.
O movimento associativo – independentemente de algumas reformas que são necessárias fazer – será sempre parte fundamental da vida colectiva de bairros, aldeias, vilas ou cidades. Sem ele perder-se-á o sentimento de partilha comum, de "bairrismo", de apego às raízes e às tradições. Sem eles seremos uma comunidade sem identidade e muito mais pobre em vários sentidos (até no plano da economia, que parece ser o que mais importa a todos). Por isso, façam o favor de o defender!



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - segunda, 27/01/2020
Selecções de canoagem
estagiam em S. Domingos
As selecções nacionais de canoagem da Alemanha, Polónia e Cazaquistão vão estagiar, entre os meses de Janeiro e Fevereiro, na pista de canoagem da Mina de São Domingos, no concelho de Mértola.
07h00 - segunda, 27/01/2020
Presidente da CM Ourique
exige melhor serviço dos CTT
O presidente da Câmara de Ourique aproveitou o encontro, no final da passada semana, do presidente da Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM), João Cadete Matos, com os autarcas da região para defender defender "a urgência da distribuição do correio e do serviço postal respeitar mínimos de qualidade e regularidade em função das necessidades das populações".
19h49 - domingo, 26/01/2020
Castrense goleia e
Moura AC na frente
A goleada do FC Castrense sobre o Aldenovense foi o grande destaque da 13ª jornada do campeonato distrital da 1ª divisão, ronda realizada neste domingo, 26, e que assinalou o final da primeira volta.
19h45 - domingo, 26/01/2020
Secundária de Castro:
o "CA" errou
Na edição de 24 de Janeiro do "CA" foram publicadas, erradamente, fotos referidas como sendo o projecto das obras de requalificação da Escola Secundária de Castro Verde.
07h00 - sexta, 24/01/2020
Beja vai receber
ministros de
17 países da UE
A cidade de Beja vai receber, no próximo dia 1 de Fevereiro (sábado), a reunião anual do Grupo dos Amigos da Coesão da União Europeia (EU), que juntará os primeiros-ministros e ministros de Portugal, República Checa, Grécia, Lituânia, Polónia, Eslováquia, Eslovénia, Chipre, Croácia, Estónia, Hungria, Letónia, Bulgária, Malta, Roménia, Espanha e Itália.

Data: 24/01/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial