09h57 - quinta, 19/12/2019

Voluntários... e mal-amados!


Carlos Pinto
O movimento associativo é uma das mais belas expressões do que deve ser a vida em comunidade, através da promoção da solidariedade, da partilha e do empenho na construção das melhores soluções e respostas para a população na áreas social, educacional, desportiva cultural e recreativa. E quase sempre este movimento é conduzido por homens e mulheres voluntários, que (salvo muito raras excepções) vestem a camisola da causa comum com honestidade e orgulho, abdicando de muito do seu tempo pessoal, familiar e profissional em prol do associativismo.
Por isso mesmo, não deixa de ser no mínimo estranho que muitas vezes estes voluntários sejam, igualmente, mal-amados. Sobretudo por parte de alguns dos seus pares, aqueles que pouco ou nada contribuíram, em momento algum, para este tipo de causa, escudando-se sempre no argumento da falta de tempo mas, em simultâneo, atacando "pela calada" em conversas de café ou nos famigerados fóruns das redes sociais, verdadeiros antros de maledicência, mesquinhez e falta de responsabilidade.
O movimento associativo – independentemente de algumas reformas que são necessárias fazer – será sempre parte fundamental da vida colectiva de bairros, aldeias, vilas ou cidades. Sem ele perder-se-á o sentimento de partilha comum, de "bairrismo", de apego às raízes e às tradições. Sem eles seremos uma comunidade sem identidade e muito mais pobre em vários sentidos (até no plano da economia, que parece ser o que mais importa a todos). Por isso, façam o favor de o defender!



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
08h00 - segunda, 30/03/2020
Antigo cinema de Castro
vai ser requalificado
A candidatura da fundos comunitários apresentada pela União de Freguesias de Castro Verde e Casével para as obras de requalificação do antigo cinema de Castro Verde já foi aprovada, adianta ao "CA" o presidente da autarquia.
08h00 - segunda, 30/03/2020
Instituições de Aljustrel
receberam viseiras
produzidas no concelho
A Câmara de Aljustrel entregou no final da passada às instituições de solidariedade social locais um total de 350 viseiras de rosto produzidas no concelho, fruto da parceria da autarquia com a Associação Buinho e a empresa Rectângulo Vermelho.
08h00 - segunda, 30/03/2020
Nacionais e distritais
de formação de futebol
e futsal concluídos
A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou na sexta-feira, 27, ter dado por concluídos os campeonatos nacionais e distritais de futebol e futsal nos escalões de formação, em virtude da pandemia de Covid-19 que está a afectar todo o território de Portugal.
07h00 - sexta, 27/03/2020
Câmara de Castro Verde
isenta pagamentos
e alarga prazos
A Câmara de Castro Verde decidiu nesta quinta-feira, 26, isentar o pagamento de rendas de todos os cafés e cafetarias que são propriedade do Município até 30 de Junho, na sequência do surto de Covid-19 que se faz sentir em Portugal.
07h00 - sexta, 27/03/2020
Câmara de Beja
vai desinfectar
espaços públicos
A Câmara Municipal de Beja vai avançar com trabalhos de higienização e desinfecção de diversos espaços públicos da cidade, na sequência da pandemia de Covid-19 que está a afectar todo o país (e o mundo).

Data: 20/03/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial