15h16 - quinta, 05/12/2019

Crónica de um Natal antecipado


Napoleão Mira
Caramba! Já estamos outra vez no Natal!
Faço este ar de surpreso porque, à medida que a idade avança, o contador de anos, meses, dias e horas parece-me ter uma qualquer avaria e o tempo que por ele devia de passar, passa de passar para passar a correr!
Mas é de novo Natal, e eu... sou de novo feliz!
Não sei muito bem explicar esta sensação que me cavalga no peito.
Sei apenas que a criança que aqui dentro subsiste regressa por um par de dias a uma dimensão temporal que todos os anos revisito. A minha infância.
Por esta altura sou um garoto desinquieto que conta por cruzes no calendário os dias que faltam para a noite da consoada.
Nessa noite lá estaremos a degustar as iguarias natalícias. À roda do madeiro no lume haveremos de invocar os que já não estão fisicamente entre nós, mas que, permanecem ali, intocáveis, no lugar que lhes pertence. No pedestal da memória de cada um.
Regressaremos às estórias antigas (a parte por mim mais esperada!) e, pela voz dos mais velhos, ouviremos relatos fantásticos de façanhas quase sempre nocturnas. De ribeiras a transbordar de exageros. De noites de vendaval a zunir pelas frinchas de portas e janelas. De proezas trágico-cómicas que povoam o imaginário aldeão. De figuras fantasmagóricas tão negras quanto a noite. Figuras que nos espreitam e nos esperam à esquina da imaginação.
Deixo-me levar pela toada das narrativas e viajo a um tempo que só a mim me pertence.
Aqui, a este cenário que construo dentro desta débil cabeça, regresso a cada ano que passa e por ele volto depois a esperar uma imensidão de doze folhas do calendário, até que um dia seja eu a sentar-me no pedestal da memória dos que por cá ficarem.
Depois, quando a hora do menino se aproximar, haveremos de trocar presentes.
Apenas um, por cada conviva em sorteio pré-determinado.
Pela minha parte, neste Natal não quero nenhum presente. Reclamo sim, um futuro para os meus!



Outros artigos de Napoleão Mira

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - sexta, 07/08/2020
Executivo da CM Beja
rejeita críticas da CDU
O executivo socialista da Câmara de Beja veio a público manifestar-se "surpreendido" com a posição pública dos vereadores da CDU relativamente ao Museu de Banda Desenhada em Beja, garantindo "que nunca houve qualquer volte-face do executivo nesta matéria".
07h00 - sexta, 07/08/2020
CM Aljustrel apresenta contributos
para Plano de Recuperação Económica
A Câmara de Aljustrel já entregou os seus contributos para o Plano de Acção no âmbito da estratégia para o Plano de Recuperação Económica de Portugal (PREP) 2020-2030, delineado por António Costa da Silva a pedido do Governo.
07h00 - sexta, 07/08/2020
Seca "dramática"
afecta lavoura
no Campo Branco
A lavoura no Campo Branco, onde imperam as culturas de sequeiro e a pecuária, vive "dias difíceis".
07h00 - sexta, 07/08/2020
Verão animado no
concelho de Odemira
Música, teatro, espectáculos de rua e actuações online vão animar este ano a época de Verão no concelho de Odemira, no âmbito do programa cultural "Animar o Verão", promovido pela Câmara Municipal local em parceria com as juntas de freguesia.
07h00 - quinta, 06/08/2020
Distrito de Beja
em Alerta Vermelho
O distrito de Beja está em situação de Alerta Vermelha até às 23h59 desta sexta-feira, 7, devido às previsões meteorológicas para os próximos dias, que apontam para um significativo agravamento do risco de incêndio rural.

Data: 07/08/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial