15h16 - quinta, 05/12/2019

um património que é de todos


Carlos Pinto
Oprograma "Património" assinala no próximo dia 15 de Dezembro três décadas de emissões semanas (quase) ininterruptas, sempre na Rádio Castrense e nunca abdicando de ser palco para as mais variadas formas de expressão das tradições e da cultura popular de todo o Baixo Alentejo, desde as terras do Campo Branco às searas do barro ou das margens da serra do Caldeirão às águas do Monte da Rocha.
Por lá têm passado, ao longo de 30 anos e de centenas de programas, grupos corais e cantadores, tocadores de viola campaniça e acordeonistas, poetas populares e adivinhadores, artesãos e escritores. Através deles surgiram, novos grupos e recuperam-se os encontros de cante ao baldão e ao desafio. Tudo de forma despretensiosa e sempre com um fito único: preservar, mas acima de tudo, promover a herança cultural de uma terra e de um povo numa era em que tudo parece esboroar-se e deslaçar-se à custa do imediatismo.
Esta é, sem dúvidas, a grande mais-valia deste programa. Mais que a qualidade das modas e poemas dos seus participantes, ele vale, acima de tudo, por ser um fiel depositário das nossas origens e das tradições que ajudaram a construir o Baixo Alentejo enquanto comunidade. Por isso mesmo, todo o espólio do programa – aquelas horas e horas de emissão e gravações – não deve ficar apenas no arquivo de uma rádio ou das nossas memórias. Ele merece ser catalogado, estudado e disponibilizado ao público em geral. Porque esse património é nosso e a todos deve pertencer.



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - segunda, 27/01/2020
Selecções de canoagem
estagiam em S. Domingos
As selecções nacionais de canoagem da Alemanha, Polónia e Cazaquistão vão estagiar, entre os meses de Janeiro e Fevereiro, na pista de canoagem da Mina de São Domingos, no concelho de Mértola.
07h00 - segunda, 27/01/2020
Presidente da CM Ourique
exige melhor serviço dos CTT
O presidente da Câmara de Ourique aproveitou o encontro, no final da passada semana, do presidente da Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM), João Cadete Matos, com os autarcas da região para defender defender "a urgência da distribuição do correio e do serviço postal respeitar mínimos de qualidade e regularidade em função das necessidades das populações".
19h49 - domingo, 26/01/2020
Castrense goleia e
Moura AC na frente
A goleada do FC Castrense sobre o Aldenovense foi o grande destaque da 13ª jornada do campeonato distrital da 1ª divisão, ronda realizada neste domingo, 26, e que assinalou o final da primeira volta.
19h45 - domingo, 26/01/2020
Secundária de Castro:
o "CA" errou
Na edição de 24 de Janeiro do "CA" foram publicadas, erradamente, fotos referidas como sendo o projecto das obras de requalificação da Escola Secundária de Castro Verde.
07h00 - sexta, 24/01/2020
Beja vai receber
ministros de
17 países da UE
A cidade de Beja vai receber, no próximo dia 1 de Fevereiro (sábado), a reunião anual do Grupo dos Amigos da Coesão da União Europeia (EU), que juntará os primeiros-ministros e ministros de Portugal, República Checa, Grécia, Lituânia, Polónia, Eslováquia, Eslovénia, Chipre, Croácia, Estónia, Hungria, Letónia, Bulgária, Malta, Roménia, Espanha e Itália.

Data: 24/01/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial