15h16 - quinta, 05/12/2019

um património que é de todos


Carlos Pinto
Oprograma "Património" assinala no próximo dia 15 de Dezembro três décadas de emissões semanas (quase) ininterruptas, sempre na Rádio Castrense e nunca abdicando de ser palco para as mais variadas formas de expressão das tradições e da cultura popular de todo o Baixo Alentejo, desde as terras do Campo Branco às searas do barro ou das margens da serra do Caldeirão às águas do Monte da Rocha.
Por lá têm passado, ao longo de 30 anos e de centenas de programas, grupos corais e cantadores, tocadores de viola campaniça e acordeonistas, poetas populares e adivinhadores, artesãos e escritores. Através deles surgiram, novos grupos e recuperam-se os encontros de cante ao baldão e ao desafio. Tudo de forma despretensiosa e sempre com um fito único: preservar, mas acima de tudo, promover a herança cultural de uma terra e de um povo numa era em que tudo parece esboroar-se e deslaçar-se à custa do imediatismo.
Esta é, sem dúvidas, a grande mais-valia deste programa. Mais que a qualidade das modas e poemas dos seus participantes, ele vale, acima de tudo, por ser um fiel depositário das nossas origens e das tradições que ajudaram a construir o Baixo Alentejo enquanto comunidade. Por isso mesmo, todo o espólio do programa – aquelas horas e horas de emissão e gravações – não deve ficar apenas no arquivo de uma rádio ou das nossas memórias. Ele merece ser catalogado, estudado e disponibilizado ao público em geral. Porque esse património é nosso e a todos deve pertencer.



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
08h00 - segunda, 30/03/2020
Antigo cinema de Castro
vai ser requalificado
A candidatura da fundos comunitários apresentada pela União de Freguesias de Castro Verde e Casével para as obras de requalificação do antigo cinema de Castro Verde já foi aprovada, adianta ao "CA" o presidente da autarquia.
08h00 - segunda, 30/03/2020
Instituições de Aljustrel
receberam viseiras
produzidas no concelho
A Câmara de Aljustrel entregou no final da passada às instituições de solidariedade social locais um total de 350 viseiras de rosto produzidas no concelho, fruto da parceria da autarquia com a Associação Buinho e a empresa Rectângulo Vermelho.
08h00 - segunda, 30/03/2020
Nacionais e distritais
de formação de futebol
e futsal concluídos
A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou na sexta-feira, 27, ter dado por concluídos os campeonatos nacionais e distritais de futebol e futsal nos escalões de formação, em virtude da pandemia de Covid-19 que está a afectar todo o território de Portugal.
07h00 - sexta, 27/03/2020
Câmara de Castro Verde
isenta pagamentos
e alarga prazos
A Câmara de Castro Verde decidiu nesta quinta-feira, 26, isentar o pagamento de rendas de todos os cafés e cafetarias que são propriedade do Município até 30 de Junho, na sequência do surto de Covid-19 que se faz sentir em Portugal.
07h00 - sexta, 27/03/2020
Câmara de Beja
vai desinfectar
espaços públicos
A Câmara Municipal de Beja vai avançar com trabalhos de higienização e desinfecção de diversos espaços públicos da cidade, na sequência da pandemia de Covid-19 que está a afectar todo o país (e o mundo).

Data: 20/03/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial