11h54 - quinta, 21/11/2019

Em nome das novas gerações


Carlos Pinto
Por muito que alguns não o reconheçam, refugiando-se na lenga-lenga de que "antigamente não precisávamos de nada disso", a tecnologia veio para ficar e será cada vez mais determinante nas sociedades do futuro. Seja permitindo novas formas de relacionamento entre as pessoas, seja possibilitando o acesso universal a serviços, seja até optimizando os métodos de produção, as novas tecnologias digitais são hoje uma realidade incontornável, num processo revolucionário em curso imparável e que não conhece, para já, barreiras intransponíveis.
Segundo alguns especialistas, dentro de muito pouco tempo os comandos de programação [0101010…] serão a "língua" mais utilizada no mundo. Através dela tudo será possível e o seu domínio perfeito irá ser sinónimo de "portas abertas" para novas oportunidades, pessoais e profissionais, um pouco à imagem do que é ainda o Inglês nos dias de hoje. Ou seja, aqueles que souberem programar e conjugar algoritmos terão, seguramente, mais e melhores chances de concretizar as suas ambições face aos que não dominam esse conhecimento.
Por tudo isto, desvalorizar o advento das novas tecnologias é uma perda de tempo… e, sobretudo, um erro crasso. Daí que seja urgente que os currícula das escolas despertem para esta realidade, deixando que estas matérias deixem de ser apenas tratadas durante os tempos livres, muitas vezes sem uma lógica com princípio, meio e fim. Esta é uma exigência em nome das novas gerações e, simultaneamente, de uma sociedade que se quer mais igualitária e preparada para o futuro.



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - segunda, 27/01/2020
Selecções de canoagem
estagiam em S. Domingos
As selecções nacionais de canoagem da Alemanha, Polónia e Cazaquistão vão estagiar, entre os meses de Janeiro e Fevereiro, na pista de canoagem da Mina de São Domingos, no concelho de Mértola.
07h00 - segunda, 27/01/2020
Presidente da CM Ourique
exige melhor serviço dos CTT
O presidente da Câmara de Ourique aproveitou o encontro, no final da passada semana, do presidente da Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM), João Cadete Matos, com os autarcas da região para defender defender "a urgência da distribuição do correio e do serviço postal respeitar mínimos de qualidade e regularidade em função das necessidades das populações".
19h49 - domingo, 26/01/2020
Castrense goleia e
Moura AC na frente
A goleada do FC Castrense sobre o Aldenovense foi o grande destaque da 13ª jornada do campeonato distrital da 1ª divisão, ronda realizada neste domingo, 26, e que assinalou o final da primeira volta.
19h45 - domingo, 26/01/2020
Secundária de Castro:
o "CA" errou
Na edição de 24 de Janeiro do "CA" foram publicadas, erradamente, fotos referidas como sendo o projecto das obras de requalificação da Escola Secundária de Castro Verde.
07h00 - sexta, 24/01/2020
Beja vai receber
ministros de
17 países da UE
A cidade de Beja vai receber, no próximo dia 1 de Fevereiro (sábado), a reunião anual do Grupo dos Amigos da Coesão da União Europeia (EU), que juntará os primeiros-ministros e ministros de Portugal, República Checa, Grécia, Lituânia, Polónia, Eslováquia, Eslovénia, Chipre, Croácia, Estónia, Hungria, Letónia, Bulgária, Malta, Roménia, Espanha e Itália.

Data: 24/01/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial