12h15 - quinta, 07/11/2019

Honra e... responsabilidade


Carlos Pinto
Pedro do Carmo, deputado do PS eleito por Beja, acaba de ser eleito presidente da Comissão Parlamentar Permanente de Agricultura e Mar para a presente legislatura (2019-2023). Salvo qualquer lapso de memória, trata-se da primeira vez, no pós-25 de Abril, que um deputado eleito pelo distrito lidera uma comissão parlamentar, ainda para mais uma que tanto diz respeito a esta região, onde o sector primário continua a ser determinante na economia local (seja a agricultura no interior e litoral, sejam as pescas mais no litoral).
As comissões parlamentares permanentes são órgãos da Assembleia da República com competências específicas em razão da matéria. No caso da Comissão de Agricultura e Mar, a sua "área de jurisdição" abrange, entre outras, a agricultura, a pecuária, as pescas, a agro-indústria, a alimentação, o desenvolvimento rural, a silvicultura e florestas, ou os incêndios florestais. Por isso mesmo, ser um baixo-alentejano a dirigir os trabalhos deste órgão é uma grande honra.
Mas sob os ombros de Pedro do Carmo recai também uma elevada dose de responsabilidade, sobretudo por o Mundo Rural ter entrado de novo na "agenda política", seja pela questão das alterações climáticas e a mitigação dos efeitos da seca, pelas novas realidades agrícolas ou pelas tradições associadas aos territórios do interior.
O desafio é enorme e, nesse sentido, espera-se que Pedro do Carmo esteja à altura das exigências. O seu papel (e desta comissão permanente) será fundamental ao longo de uma legislatura em que todas estas questões serão, seguramente, debatidas no Parlamento. E tudo o que aí for decidido terá efeitos profundos no nosso Mundo Rural.



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
08h00 - segunda, 30/03/2020
Antigo cinema de Castro
vai ser requalificado
A candidatura da fundos comunitários apresentada pela União de Freguesias de Castro Verde e Casével para as obras de requalificação do antigo cinema de Castro Verde já foi aprovada, adianta ao "CA" o presidente da autarquia.
08h00 - segunda, 30/03/2020
Instituições de Aljustrel
receberam viseiras
produzidas no concelho
A Câmara de Aljustrel entregou no final da passada às instituições de solidariedade social locais um total de 350 viseiras de rosto produzidas no concelho, fruto da parceria da autarquia com a Associação Buinho e a empresa Rectângulo Vermelho.
08h00 - segunda, 30/03/2020
Nacionais e distritais
de formação de futebol
e futsal concluídos
A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou na sexta-feira, 27, ter dado por concluídos os campeonatos nacionais e distritais de futebol e futsal nos escalões de formação, em virtude da pandemia de Covid-19 que está a afectar todo o território de Portugal.
07h00 - sexta, 27/03/2020
Câmara de Castro Verde
isenta pagamentos
e alarga prazos
A Câmara de Castro Verde decidiu nesta quinta-feira, 26, isentar o pagamento de rendas de todos os cafés e cafetarias que são propriedade do Município até 30 de Junho, na sequência do surto de Covid-19 que se faz sentir em Portugal.
07h00 - sexta, 27/03/2020
Câmara de Beja
vai desinfectar
espaços públicos
A Câmara Municipal de Beja vai avançar com trabalhos de higienização e desinfecção de diversos espaços públicos da cidade, na sequência da pandemia de Covid-19 que está a afectar todo o país (e o mundo).

Data: 20/03/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial