12h15 - quinta, 24/10/2019

Um enorme problema


Carlos Pinto
Os dados chegaram no final da passada semana, quase sem ninguém dar por eles. De acordo com o estudo "Ageing Europe 2019", divulgado a 18 de Outubro pelo Eurostat, o envelhecimento da população vai acelerar mais em Portugal do que noutros países no futuro próximo. O relatório indica mesmo que em 2050, ou seja, daqui a três décadas, Portugal vai ser o país mais envelhecido de toda a União Europeia, com 35,1% da sua população com 65 ou mais anos (acima da média europeia, que será de 28,5%). Pior: daqui a 30 anos 47,1% da população portuguesa terá 55 anos ou mais.
Estes são números que devem suscitar alerta entre todos nós, enquanto comunidade. Há muito que sabemos que a nossa pirâmide etária está invertida, mas a estimativa do Eurostat coloca o "dedo na ferida" e comprova uma evidência há muito sentida (sobretudo em territórios do interior, como o Baixo Alentejo): é preciso rejuvenescer a nossa população. Porque um povo sem jovens é um povo sem futuro, condenado a uma morte lenta à medida em que as sucessivas gerações vão sendo cada vez mais reduzidas.
Por tudo isto, não há tempo a perder. E exige-se que sejam criados, tanto no plano nacional como a nível local, mecanismos que possam ajudar a contrariar esta tendência. Como? A resposta está longe de ser simples, mas terá necessariamente de passar por uma política efectiva que incentive o aumento da natalidade, assim como criar as condições para que ter filhos não seja um "risco". Ou se age agora ou lamentaremos (ainda mais) no futuro.



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - terça, 19/11/2019
CDU e PS trocam
críticas em Castro Verde
As concelhias da CDU e do PS de Castro Verde emitiram comunicados onde trocam diversas críticas, com os comunistas a considerarem que os dois anos de mandato autárquico do PS no concelho têm sido de "má gestão", ao passo que os socialistas acusam a CDU de preferir "esconder a verdade" e de "não fazer oposição séria".
07h00 - terça, 19/11/2019
Câmara de Beja exige
requalificação da EN 121
A Câmara de Beja exige que o novo Governo tome "medidas rápidas" quer permitam a recuperação do pavimento da Estrada Nacional (EN) 121/ IP 8, no troço que abrange o concelho de Beja.
07h00 - terça, 19/11/2019
Ourique investe
143 mil euros
na Educação
A Câmara de Ourique viu aprovada por fundos comunitários uma candidatura no valor de quase 144 mil euros para a aquisição de equipamentos para todas as escolas do pré-escolar e do primeiro ciclo do concelho (com excepção de Ourique, que obteve financiamento há menos de 10 anos) e para a Escola Básica (EB) 2,3.
07h00 - terça, 19/11/2019
Campanha solidária
da TAIPA em Odemira
Apoiar as famílias carenciadas do concelho de Odemira é o grande objectivo da 17ª edição da campanha de solidariedade "Aliados no Natal", cuja primeira fase decorre até final deste mês de Novembro.
07h00 - segunda, 18/11/2019
Parque Natural do Vale
do Guadiana celebra 24 anos
O Parque Natural do Vale do Guadiana (PNVG), que tem sede na vila de Mértola e abrange os concelhos de Mértola e Serpa, promove nesta segunda-feira, 18, o "Dia Aberto", por forma a assinalar o seu 24º aniversário.

Data: 08/11/2019
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial