16h18 - quinta, 12/09/2019

A hora da Regionalização


Carlos Pinto
Aedição de 7 de Setembro do "Jornal de Notícias" tinha como principal manchete os resultados de uma sondagem nacional sobre a Regionalização. De acordo com o estudo da empresa Pitagórica, 51% dos inquiridos defende a criação de regiões em Portugal, contra os 39% que diriam "não" ao processo. Mais: só em Lisboa a Regionalização não ganharia num eventual novo referendo, ao contrário do que sucederia no Alentejo, Algarve, Centro e Norte.
Dias depois o tema voltou à "agenda mediática", agora com o presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) e da Câmara de Coimbra a considerar que a Regionalização "é manifestamente necessária para que haja um governo democrático dos territórios" que correspondem às actuais cinco regiões-plano: Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve. Além do mais, acrescentou o socialista Manuel Machado, Portugal "é o único país da União Europeia que não tem regiões administrativas governadas democraticamente".
É perante este enquadramento, que vai da percepção política ao reconhecimento da sociedade civil, que nos parece ter chegado a hora de se avançar finalmente com a Regionalização. Há muito que se fala desta ambição, mas nunca como agora ela foi tão necessária. Seguramente que há arestas a limar e aspectos a esclarecer (nomeadamente a questão territorial), mas este é um processo do qual o país (sobretudo os territórios afastados de Lisboa e Porto) necessita urgentemente para contrariar a tendência de desertificação e despovoamento. Esperemos que na próxima legislatura se faça história e justiça…



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - segunda, 27/01/2020
Selecções de canoagem
estagiam em S. Domingos
As selecções nacionais de canoagem da Alemanha, Polónia e Cazaquistão vão estagiar, entre os meses de Janeiro e Fevereiro, na pista de canoagem da Mina de São Domingos, no concelho de Mértola.
07h00 - segunda, 27/01/2020
Presidente da CM Ourique
exige melhor serviço dos CTT
O presidente da Câmara de Ourique aproveitou o encontro, no final da passada semana, do presidente da Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM), João Cadete Matos, com os autarcas da região para defender defender "a urgência da distribuição do correio e do serviço postal respeitar mínimos de qualidade e regularidade em função das necessidades das populações".
19h49 - domingo, 26/01/2020
Castrense goleia e
Moura AC na frente
A goleada do FC Castrense sobre o Aldenovense foi o grande destaque da 13ª jornada do campeonato distrital da 1ª divisão, ronda realizada neste domingo, 26, e que assinalou o final da primeira volta.
19h45 - domingo, 26/01/2020
Secundária de Castro:
o "CA" errou
Na edição de 24 de Janeiro do "CA" foram publicadas, erradamente, fotos referidas como sendo o projecto das obras de requalificação da Escola Secundária de Castro Verde.
07h00 - sexta, 24/01/2020
Beja vai receber
ministros de
17 países da UE
A cidade de Beja vai receber, no próximo dia 1 de Fevereiro (sábado), a reunião anual do Grupo dos Amigos da Coesão da União Europeia (EU), que juntará os primeiros-ministros e ministros de Portugal, República Checa, Grécia, Lituânia, Polónia, Eslováquia, Eslovénia, Chipre, Croácia, Estónia, Hungria, Letónia, Bulgária, Malta, Roménia, Espanha e Itália.

Data: 24/01/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial