16h48 - quinta, 25/07/2019

Um rio cheio de potencial!


Carlos Pinto
OGuadiana é um dos três maiores cursos de água que desaguam em Portugal, rasgando o território transtagano de norte para sul, desde a Extremadura espanhola até ao Algarve. São quilómetros e quilómetros de paisagens de uma beleza única e de suster a respiração, como o Alqueva, o Pulo do Lobo ou a vila de Mértola, porventura o mais belo dos "postais" que é possível tirar do rio: o castelo altaneiro a beijar o céu e deitado no casario branco, enquanto lá em baixo correm as águas plácidas do rio.
Todo este "quadro" possui, por si só, um potencial turístico-económico extraordinário do qual não se tem conseguido tirar o devido proveito, com prejuízos evidentes para todos os mertolenses.
Há anos (muitos mesmo) que se fala no desassoreamento do Guadiana até à "vila museu", o que permitiria que embarcações partissem de Vila Real de Santo António e atracassem em Mértola. Sobre esta questão tem havido muitas negociações, pressões, avanços, recuos, hesitações e ponderações. Tudo sem efeitos práticos. Até agora! Isto porque o anúncio feito recentemente pela ministra do Mar no Pomarão permite acalentar a esperança que, em 2021, o Guadiana vai ser finalmente navegável até Mértola.
Se assim for, será seguramente um momento marcante para este concelho e para esta região, que ganharão uma ainda maior atractividade turística.



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - quinta, 12/12/2019
Agricultores e PSD contestam
restrições nas agro-ambientais
A Federação das Associações de Agricultores do Baixo Alentejo (FAABA) e a Distrital de Beja do PSD vieram a público contestar a decisão do Ministério da Agricultura de de restringir os apoios às medidas agro-ambientais a uma medida por beneficiário até ao próximo quadro comunitário.
07h00 - quinta, 12/12/2019
Câmara de Beja vende
nove lotes industriais
A Câmara de Beja concretizou na terça-feira, 10, a venda de nove lotes na Zona de Acolhimento Empresarial Norte para a instalação de equipamentos industrais e de apoio à actividade económica, num montante total de pouco mais de 212 mil euros.
07h00 - quinta, 12/12/2019
Campanha de Natal
no comércio de Mértola
A Câmara de Mértola tem a decorrer, até 6 de Janeiro (dia de Reis), mais uma edição da campanha "Neste Natal compre no comércio local e ganhe prémios", que visa promover, incentivar e dinamizar as compras no comércio local na época natalícia na "vila-museu".
07h00 - quarta, 11/12/2019
Projecto "PlaCarvões"
recebe prémio regional
O projecto "PlaCarvões: De Plásticos a Carvões Activados-Economia circular nos plásticos agrícolas e urbanos", venceu o prémio "Economia Circular nas Instituições Não Empresariais do Alentejo", atribuído pela ADRAL e pela CCDR do Alentejo.
07h00 - quarta, 11/12/2019
"Empregabilidade tem
sido prioridade em Aljustrel"
A empregabilidade e o desenvolvimento económico e social do concelho continuam no topo das prioridades da Câmara de Aljustrel, revela o autarca Nelson Brito em entrevista ao "CA".

Data: 06/12/2019
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial