10h09 - quinta, 11/07/2019

Dar a mão à palmatória


Carlos Pinto
Os CTT preparam-se para travar o encerramento de lojas e, em simultâneo, reassumir a gestão de grande parte dos balcões que foram concessionados a terceiros ao longo do passado ano de 2018. Uma pretensão anunciada pelo presidente da administração da empresa, João Bento, em plena Assembleia da República, que deve ser concretizada ao longo dos próximos meses, sendo (quase) certa a reabertura das lojas encerradas em localidades que são sedes de concelho, casos de Aljustrel, Almodôvar e Ourique (entre outros exemplos no distrito de Beja).
Ao tomar esta medida, a administração dos CTT dá a "mão à palmatória" e assume, desde logo, que errou. E errou porque ao concessionar a terceiros algumas das suas lojas colocou em causa um serviço público indispensável e inestimável que era prestado às populações afectadas. Ainda mais em territórios como o Baixo Alentejo, de baixa densidade e com fracos níveis de literacia digital, onde uma estação dos Correios é mais que um mero balcão para levantar encomendas ou pagar facturas.
"Não corrigir as próprias falhas é cometer a pior delas", escreveu há séculos Confúcio, numa tirada de sabedoria que deveria ser conhecida de todos os gestores, sobretudo aqueles que lidam com a causa pública. Sim, porque os CTT são (inexplicavelmente, mas isso é outra história...) uma empresa privada, ainda que continuem a prestar serviço público. É por isso que esta decisão da actual administração da empresa vem em boa hora… apesar de chegar atrasada, como alguma correspondência!



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
08h00 - domingo, 23/02/2020
BE questiona Governo sobre
morte nas Urgências de Beja
Os deputados do Bloco de Esquerda (BE) apresentaram na Assembleia da República algumas questões à ministra da Saúde relativamente ao caso do falecimento, no final de Janeiro, de um utente na sala de espera das Urgência do Hospital de Beja.
08h00 - domingo, 23/02/2020
Consórcios PROVERE
do Alentejo reuniram
Os lideres dos consórcios PROVERE-Programa de Valorização dos Recursos Endógenos do Alentejo reuniram esta semana em Évora, na sede da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDRA).
08h00 - domingo, 23/02/2020
Líder Moura AC
de visita a Cuba
A deslocação do líder Moura AC ao terreno do Sp.
08h00 - sábado, 22/02/2020
Vidigueira vai ter
novo Centro de Saúde
O Ministério da Saúde validou na quinta-feira, 20, a necessária autorização à Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) para avançar com a construção do novo Centro de Saúde da Vidigueira num terreno cedido pela autarquia local.
08h00 - sábado, 22/02/2020
Quartos-de-final
da Taça sorteados
A deslocação do Vasco da Gama da Vidigueira ao terreno do Milfontes é o grande destaque dos quartos-de-final da Taça do Distrito de Beja de 2019-2020, agendados para o próximo dia 15 de Março.

Data: 21/02/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial