12h20 - quinta, 27/06/2019

Um desafio para todos!


Carlos Pinto
Além de ser o "ópio do povo", o futebol pode igualmente servir de barómetro ao que somos como país e sociedade. Não pelo facto de fomentar eternas discussões sem razão à vista em cafés (e nas televisões), mas sobretudo porque espelha aquela que é a realidade sócio-económica de Portugal.
Veja-se este exemplo bem simples: das 18 equipas que vão entrar na Liga NOS na temporada desportiva de 2019-2020, uma dezena são do Grande Porto e do Minho. Depois há mais quatro da zona de Lisboa, duas das zonas insulares (uma da Madeira e outra dos Açores), uma do Algarve… e uma da Beira Alta, no interior (Tondela, concelho com cerca de 28 mil habitantes). Mas se atentarmos ao segundo campeonato profissional, o quadro é em tudo idêntico: a única excepção são a participação de três equipas do interior, o Desportivo de Chaves, o Académico de Viseu e o Sp. Covilhã. Do Alentejo, que "apenas" representa um terço da área total do país, nem sinal…
O que quer tudo isto dizer? Simplesmente que o futebol está como o país: completamente "litoralizado", votando os territórios do interior ao esquecimento. Esta é a realidade que temos e o desafio que necessitamos, de uma vez por todas, de superar. Todos mesmo, de autarquias a empresas, passando pela sociedade civil.
A Regionalização podia aqui ser decisiva para inverter este quadro. Mas enquanto se espera que haja coragem política para dar esse passo, é preciso que o próprio Estado crie as ferramentas e implemente as estratégias que possam travar a desertificação do interior. Caso contrário...



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - terça, 19/11/2019
CDU e PS trocam
críticas em Castro Verde
As concelhias da CDU e do PS de Castro Verde emitiram comunicados onde trocam diversas críticas, com os comunistas a considerarem que os dois anos de mandato autárquico do PS no concelho têm sido de "má gestão", ao passo que os socialistas acusam a CDU de preferir "esconder a verdade" e de "não fazer oposição séria".
07h00 - terça, 19/11/2019
Câmara de Beja exige
requalificação da EN 121
A Câmara de Beja exige que o novo Governo tome "medidas rápidas" quer permitam a recuperação do pavimento da Estrada Nacional (EN) 121/ IP 8, no troço que abrange o concelho de Beja.
07h00 - terça, 19/11/2019
Ourique investe
143 mil euros
na Educação
A Câmara de Ourique viu aprovada por fundos comunitários uma candidatura no valor de quase 144 mil euros para a aquisição de equipamentos para todas as escolas do pré-escolar e do primeiro ciclo do concelho (com excepção de Ourique, que obteve financiamento há menos de 10 anos) e para a Escola Básica (EB) 2,3.
07h00 - terça, 19/11/2019
Campanha solidária
da TAIPA em Odemira
Apoiar as famílias carenciadas do concelho de Odemira é o grande objectivo da 17ª edição da campanha de solidariedade "Aliados no Natal", cuja primeira fase decorre até final deste mês de Novembro.
07h00 - segunda, 18/11/2019
Parque Natural do Vale
do Guadiana celebra 24 anos
O Parque Natural do Vale do Guadiana (PNVG), que tem sede na vila de Mértola e abrange os concelhos de Mértola e Serpa, promove nesta segunda-feira, 18, o "Dia Aberto", por forma a assinalar o seu 24º aniversário.

Data: 08/11/2019
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial