12h16 - quinta, 02/05/2019

Filhos... ou enteados?


Carlos Pinto
A mobilidade é, hoje em dia, um dos principais factores de coesão e competitividade territorial. Sem esta, é difícil a qualquer região almejar novos graus de desenvolvimento social e económico, ficando "literalmente" no fim da linha. É por isso que o recente Programa de Apoio à Redução Tarifária (PART), lançado pelo Governo, foi uma excelente notícia, sobretudo pela possibilidade de melhorar a mobilidade das pessoas e desonerar os seus encargos com a mesma.
Para o PART o Governo atribuiu um valor de 104 milhões de euros, mas para o Baixo Alentejo vieram apenas… 246 mil euros. E é aqui que está o principal problema deste novo programa: a forma como não olha para o país como um todo, privilegiando as grandes urbes em detrimento dos territórios de baixa densidade. E ao contrário do pretendido, assim se "fomenta" uma discriminação cada vez mais evidente do interior face ao litoral.
Fazem, por isso mesmo, muito bem os municípios da CIMBAL em exigir mais do Governo. Porque o seu papel é esse mesmo: reivindicar aquilo que é justo em prol das populações e das suas necessidades. E porque o papel do Estado é cuidar de todos por igual, sem uns serem filhos e outros enteados.



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - sexta, 07/08/2020
Executivo da CM Beja
rejeita críticas da CDU
O executivo socialista da Câmara de Beja veio a público manifestar-se "surpreendido" com a posição pública dos vereadores da CDU relativamente ao Museu de Banda Desenhada em Beja, garantindo "que nunca houve qualquer volte-face do executivo nesta matéria".
07h00 - sexta, 07/08/2020
CM Aljustrel apresenta contributos
para Plano de Recuperação Económica
A Câmara de Aljustrel já entregou os seus contributos para o Plano de Acção no âmbito da estratégia para o Plano de Recuperação Económica de Portugal (PREP) 2020-2030, delineado por António Costa da Silva a pedido do Governo.
07h00 - sexta, 07/08/2020
Seca "dramática"
afecta lavoura
no Campo Branco
A lavoura no Campo Branco, onde imperam as culturas de sequeiro e a pecuária, vive "dias difíceis".
07h00 - sexta, 07/08/2020
Verão animado no
concelho de Odemira
Música, teatro, espectáculos de rua e actuações online vão animar este ano a época de Verão no concelho de Odemira, no âmbito do programa cultural "Animar o Verão", promovido pela Câmara Municipal local em parceria com as juntas de freguesia.
07h00 - quinta, 06/08/2020
Distrito de Beja
em Alerta Vermelho
O distrito de Beja está em situação de Alerta Vermelha até às 23h59 desta sexta-feira, 7, devido às previsões meteorológicas para os próximos dias, que apontam para um significativo agravamento do risco de incêndio rural.

Data: 07/08/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial