14h55 - quinta, 18/04/2019

A feira que nos orgulha


Carlos Pinto
Os portugueses em geral – mas os alentejanos em particular – têm uma tendência natural para o pessimismo e para a maledicência. Seja por falta de auto-estima ou simplesmente por (defeito de) feitio, certo é que nada do que façamos é suficientemente bom para merecer o elogio do vizinho. Aliás, raras são as nossas acções consideradas meritórias e poucas são as ocasiões em que não se vilipendia o esforço de cada um com alegados e obscuros interesses pessoais… Há muito que é assim, geração após geração. Mas teremos de mesmo que aceitar esta realidade com resignação? Claro que não…
Vem isto a propósito de mais uma edição da Ovibeja, promovida pela ACOS há 36 anos e que abre portas na próxima quarta-feira, 24 de Abril. Quando surgiu, nos alvores da Década de 80 do século passado, o certame teve por objectivo ser uma mostra da realidade agro-pecuária da região, mas com o passar dos anos cresceu em todos os sentidos.
Hoje a Ovibeja é uma das mais importantes feiras agrícolas do país e local privilegiado para dar a conhecer a milhares de pessoas a excelência do que se produz nesta região. Mas nem assim consegue escapar às caracterizações mesquinhas de quem, ano após ano, olha para o evento com desdém, sem se aperceber da sua mais-valia para o nosso território.
É este comportamento que temos, de uma por todas, de alterar, colocando de parte o acessório e acarinhando o essencial. Porque a Ovibeja é a principal "montra" da região para lá das fronteiras das nossas terras e, por isso, deve ser motivo de orgulho de todos.



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - quinta, 19/09/2019
Turismo do Alentejo
promove reunião em Beja
A Pousada de Beja recebe nesta quinta-feira, 19 de Setembro, uma das reuniões descentralizadas que a Turismo do Alentejo e Ribatejo está a promover para "rever, debater e preparar" as principais linhas estratégicas do sector no horizonte 2021-2027.
07h00 - quinta, 19/09/2019
Protocolo entre
AF Beja e ARF Príncipe
A Associação de Futebol de Beja (AFB) e a Associação Regional de Futebol do Príncipe (ARFP), de São Tomé e Príncipe, estabeleceram nesta quarta-feira, 18, um protocolo de cooperação visando o desenvolvimento do futebol e futsal.
07h00 - quinta, 19/09/2019
Pedro do Carmo condena "ataque" ao Mundo Rural
O deputado do PS eleito por Beja critica duramente a Universidade de Coimbra (UC), considerando que a decisão desta retirar da ementa das cantinas universitárias a carne de vaca a partir de 2020 é mais um ataque ao Mundo Rural.
07h00 - quinta, 19/09/2019
Daniel Mestre quer
pedalar até aos 40 anos
O ciclista Daniel Mestre, de 33 anos e natural de Almodôvar, venceu uma etapa, ganhou a camisola dos Pontos e foi uma das figuras da Volta a Portugal em bicicleta de 2019 ao serviço da equipa da W52/FC Porto.
07h00 - quarta, 18/09/2019
MFS com candidatura
a fundos comunitários
para reabrir em Moura
Um grupo empresarial apresentou uma candidatura, na CCDR Alentejo, visando o desenvolvimento de um projecto ligado às energias renováveis e a outras componentes da fileira energética nas instalações da antiga Moura Fábrica Solar (MSF).

Data: 13/09/2019
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial