14h55 - quinta, 18/04/2019

O cravo que não sabe o que foi o 25 de Abril


Vítor Encarnação
Na aula de História, um cravo jovem, daqueles de calça descaída, telemóvel 4G, brinco na orelha esquerda e sempre online, não soube dizer o que é a liberdade.
Um cravo dos mais velhos, professor com barba e cabelos brancos, zangou-se com o irresponsável desconhecimento que o cravo mais novo tem do 25 de Abril.
Pelos gritos e descomposturas, pode dizer-se que na aula houve uma revolução de todo o tamanho.
E depois, o cravo, que já viveu muitas Primaveras, ainda foi desabafar na sala dos professores: Não é possível! Esta geração de cravos está perdida. Estes cravos miúdos já não respeitam a História e só ligam aos telemóveis. Estas flores de agora já não cheiram a democracia!
O cravo jovem, tatuagem no caule e gel nas pétalas, até tem visto umas fotografias da revolução de Abril. E mais, o seu avô é bem famoso. É ele o cravo que está na espingarda do soldado.
O problema é que o avô se esqueceu de contar ao filho como foi a luta pela liberdade, e por isso o pai deste cravo já não lhe soube explicar o que foi o 25 de Abril.
Moral da História: A memória é curta e para não desaparecer tem de ser transmitida cravo a cravo. E nessa tarefa, os professores, não só os de História, também podiam ajudar!



Outros artigos de Vítor Encarnação

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - sábado, 25/05/2019
Base de Beja de
"portas abertas"
Demonstração de aeronaves, baptismos de voo, exposições e actividades para os mais novos são algumas das iniciativas que a Força Aérea Portuguesa tem agendadas para a Base Aérea (BA) 11, em Beja, neste sábado, 25, por ocasião do seu 67º aniversário.
07h00 - sábado, 25/05/2019
Encontro anual da
ASSESTA em Ourique
A Biblioteca Municipal Jorge Sampaio, em Ourique, recebe durante este sábado, 25 de Maio, o encontro anual de autores da ASSESTA-Associação de Escritores do Alentejo, que visa a "promoção, a defesa e a valorização da literatura e da identidade e diversidade cultural da região".
07h00 - sábado, 25/05/2019
Concelho de Odemira
recebe "Terras Sem Sombra"
Música, património e biodiversidade: são estes os principais ingredientes da edição de 2019 do festival "Terras Sem Sombra", que passa neste fim-de-semana, 25 e 26 de Maio, pela freguesia de São Martinho das Amoreiras (Odemira).
07h00 - sábado, 25/05/2019
Mineiro goleia em Castro
no adeus ao campeonato
O novo campeão distrital Mineiro Aljustrelense fechou o campeonato sem derrotas e com uma goleada na casa do FC Castrense, em partida antecipada da 22ª e última jornada da 1ª divisão realizada na noite desta sexta-feira, 24 de Maio.
07h00 - sexta, 24/05/2019
Programa "+ Bebé" apoia famílias de Castro Verde
Promover a fixação de jovens famílias na freguesia e criar uma maior dinâmica na economia local são dois dos objectivos do "+ Bebé", programa de incentivo à natalidade e adopção que a União de Freguesias de Castro Verde e Casével acaba de lançar.

Data: 17/05/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial