14h55 - quinta, 18/04/2019

O cravo que não sabe o que foi o 25 de Abril


Vítor Encarnação
Na aula de História, um cravo jovem, daqueles de calça descaída, telemóvel 4G, brinco na orelha esquerda e sempre online, não soube dizer o que é a liberdade.
Um cravo dos mais velhos, professor com barba e cabelos brancos, zangou-se com o irresponsável desconhecimento que o cravo mais novo tem do 25 de Abril.
Pelos gritos e descomposturas, pode dizer-se que na aula houve uma revolução de todo o tamanho.
E depois, o cravo, que já viveu muitas Primaveras, ainda foi desabafar na sala dos professores: Não é possível! Esta geração de cravos está perdida. Estes cravos miúdos já não respeitam a História e só ligam aos telemóveis. Estas flores de agora já não cheiram a democracia!
O cravo jovem, tatuagem no caule e gel nas pétalas, até tem visto umas fotografias da revolução de Abril. E mais, o seu avô é bem famoso. É ele o cravo que está na espingarda do soldado.
O problema é que o avô se esqueceu de contar ao filho como foi a luta pela liberdade, e por isso o pai deste cravo já não lhe soube explicar o que foi o 25 de Abril.
Moral da História: A memória é curta e para não desaparecer tem de ser transmitida cravo a cravo. E nessa tarefa, os professores, não só os de História, também podiam ajudar!



Outros artigos de Vítor Encarnação

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - terça, 19/11/2019
CDU e PS trocam
críticas em Castro Verde
As concelhias da CDU e do PS de Castro Verde emitiram comunicados onde trocam diversas críticas, com os comunistas a considerarem que os dois anos de mandato autárquico do PS no concelho têm sido de "má gestão", ao passo que os socialistas acusam a CDU de preferir "esconder a verdade" e de "não fazer oposição séria".
07h00 - terça, 19/11/2019
Câmara de Beja exige
requalificação da EN 121
A Câmara de Beja exige que o novo Governo tome "medidas rápidas" quer permitam a recuperação do pavimento da Estrada Nacional (EN) 121/ IP 8, no troço que abrange o concelho de Beja.
07h00 - terça, 19/11/2019
Ourique investe
143 mil euros
na Educação
A Câmara de Ourique viu aprovada por fundos comunitários uma candidatura no valor de quase 144 mil euros para a aquisição de equipamentos para todas as escolas do pré-escolar e do primeiro ciclo do concelho (com excepção de Ourique, que obteve financiamento há menos de 10 anos) e para a Escola Básica (EB) 2,3.
07h00 - terça, 19/11/2019
Campanha solidária
da TAIPA em Odemira
Apoiar as famílias carenciadas do concelho de Odemira é o grande objectivo da 17ª edição da campanha de solidariedade "Aliados no Natal", cuja primeira fase decorre até final deste mês de Novembro.
07h00 - segunda, 18/11/2019
Parque Natural do Vale
do Guadiana celebra 24 anos
O Parque Natural do Vale do Guadiana (PNVG), que tem sede na vila de Mértola e abrange os concelhos de Mértola e Serpa, promove nesta segunda-feira, 18, o "Dia Aberto", por forma a assinalar o seu 24º aniversário.

Data: 08/11/2019
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial