12h36 - quinta, 21/03/2019

Justiça com qualidade


Carlos Pinto
A Justiça é um dos pilares da vida em comunidade. Só com Justiça podemos almejar uma sociedade coesa e equitativa, que faça prevalecer a lei e a ordem. Mas para que isso aconteça não basta todos sermos bons cidadãos – há também que dotar a Justiça dos mecanismos e das ferramentas necessárias para que possa actuar em conformidade com aquilo que esperamos e exigimos. E, por vezes, basta tão pouco para isso possa ser possível…
Atente-se no caso concreto da Comarca de Beja, cujo relatório anual de actividade em 2018 é sintetizado na página 11 desta edição do "CA". E das quase 40 páginas do documento assinado pelo juiz-presidente da Comarca, José Lúcio, ficam evidentes duas lacunas que continuam por resolver na Justiça em Beja: continua a faltar pessoal (nomeadamente oficiais de justiça) e mantêm-se as deficiências ao nível das infra-estruturas, com os juízos de Família e Menores e do Trabalho a funcionar em contentores pré-fabricados e sem que a obra do novo Palácio de Justiça de Beja avance.
Ora é precisamente nestes "pequenos grandes pormenores" que o Estado falha. Constantemente. Seja na Justiça, seja noutras áreas fundamentais que estão à sua responsabilidade. Torna-se, muitas vezes, incompreensível como carências desta ordem não são imediatamente supridas. Mais que um aumento de despesa, seriam um investimento no desenvolvimento do país. Esperamos todos que um dia seja assim.



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - quinta, 12/12/2019
Agricultores e PSD contestam
restrições nas agro-ambientais
A Federação das Associações de Agricultores do Baixo Alentejo (FAABA) e a Distrital de Beja do PSD vieram a público contestar a decisão do Ministério da Agricultura de de restringir os apoios às medidas agro-ambientais a uma medida por beneficiário até ao próximo quadro comunitário.
07h00 - quinta, 12/12/2019
Câmara de Beja vende
nove lotes industriais
A Câmara de Beja concretizou na terça-feira, 10, a venda de nove lotes na Zona de Acolhimento Empresarial Norte para a instalação de equipamentos industrais e de apoio à actividade económica, num montante total de pouco mais de 212 mil euros.
07h00 - quinta, 12/12/2019
Campanha de Natal
no comércio de Mértola
A Câmara de Mértola tem a decorrer, até 6 de Janeiro (dia de Reis), mais uma edição da campanha "Neste Natal compre no comércio local e ganhe prémios", que visa promover, incentivar e dinamizar as compras no comércio local na época natalícia na "vila-museu".
07h00 - quarta, 11/12/2019
Projecto "PlaCarvões"
recebe prémio regional
O projecto "PlaCarvões: De Plásticos a Carvões Activados-Economia circular nos plásticos agrícolas e urbanos", venceu o prémio "Economia Circular nas Instituições Não Empresariais do Alentejo", atribuído pela ADRAL e pela CCDR do Alentejo.
07h00 - quarta, 11/12/2019
"Empregabilidade tem
sido prioridade em Aljustrel"
A empregabilidade e o desenvolvimento económico e social do concelho continuam no topo das prioridades da Câmara de Aljustrel, revela o autarca Nelson Brito em entrevista ao "CA".

Data: 06/12/2019
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial