12h36 - quinta, 21/03/2019

Justiça com qualidade


Carlos Pinto
A Justiça é um dos pilares da vida em comunidade. Só com Justiça podemos almejar uma sociedade coesa e equitativa, que faça prevalecer a lei e a ordem. Mas para que isso aconteça não basta todos sermos bons cidadãos – há também que dotar a Justiça dos mecanismos e das ferramentas necessárias para que possa actuar em conformidade com aquilo que esperamos e exigimos. E, por vezes, basta tão pouco para isso possa ser possível…
Atente-se no caso concreto da Comarca de Beja, cujo relatório anual de actividade em 2018 é sintetizado na página 11 desta edição do "CA". E das quase 40 páginas do documento assinado pelo juiz-presidente da Comarca, José Lúcio, ficam evidentes duas lacunas que continuam por resolver na Justiça em Beja: continua a faltar pessoal (nomeadamente oficiais de justiça) e mantêm-se as deficiências ao nível das infra-estruturas, com os juízos de Família e Menores e do Trabalho a funcionar em contentores pré-fabricados e sem que a obra do novo Palácio de Justiça de Beja avance.
Ora é precisamente nestes "pequenos grandes pormenores" que o Estado falha. Constantemente. Seja na Justiça, seja noutras áreas fundamentais que estão à sua responsabilidade. Torna-se, muitas vezes, incompreensível como carências desta ordem não são imediatamente supridas. Mais que um aumento de despesa, seriam um investimento no desenvolvimento do país. Esperamos todos que um dia seja assim.



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
17h00 - sábado, 17/08/2019
Vila de Aljustrel recebe
programa "#EuSouDigital"
Sensibilizar e promover a inclusão digital dos cidadãos com menor facilidade de interacção com a Internet é a grande meta do programa "#EuSouDigital", que passa neste sábado, 17, pela vila de Aljustrel.
07h00 - sábado, 17/08/2019
Mercadinho de Verão
na vila de Mértola
O Largo Vasco da Gama, na vila de Mértola, recebe neste sábado, 17 de Agosto, pelas 8h00, um "Mercadinho de Verão", onde estarão disponíveis diversos produtos locais.
07h00 - sábado, 17/08/2019
Canoísta de Mértola
quer chegar ao Mundial
O jovem canoísta Henrique Domingos, do Clube Náutico de Mértola, juntamente com Tiago Lopes, do Náutico de Crestuma, participa neste sábado, 17, na prova selectiva nacional de acesso ao Mundial.
07h00 - sexta, 16/08/2019
Poupança de água
promovida em Mértola
Quatro juntas de freguesia do concelho de Mértola assinaram nesta quarta-feira, 14, com a Câmara Municipal local, as declarações de honra para a atribuição de prémios no âmbito do concurso "Dar o litro por Mértola".
07h00 - sexta, 16/08/2019
FC Castrense volta a
apostar na formação
O FC Castrense vai manter a aposta na formação em 2019-2020, mas pretende fazer uma época bem mais positiva que a anterior, garante ao "CA" o vice-presidente Valter Borralho, responsável pelo futebol sénior.

Data: 09/08/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial