12h40 - quinta, 07/03/2019

Um combate mais que necessário


Carlos Pinto
Os municípios de Aljustrel, Almodôvar, Castro Verde, Ferreira do Alentejo e Ourique acabam de unir esforços, juntamente com mais uma série de entidades locais e regionais, para colocar em prática um novo plano para prevenir e combater os casos de violência doméstica e de género nos seus territórios. Tal como o "CA" lhe conta nesta edição [ver página 2], o protocolo tem o apoio do Governo, através da Secretaria de Estado para a Cidadania e a Igualdade, e visa, acima de tudo, promover uma cultura de direitos humanos, de igualdade entre mulheres e homens, de não discriminação e de não-violência.
Apesar de estarmos em pleno século XXI, numa era onde tudo é instantâneo e poucas são as barreiras que restam, há ainda lutas que são necessárias continuar a travar. E o combate à violência doméstica é, sem dúvida, uma delas, pois são muitos os resquícios de um passado bafiento, assente numa tradição patriarcal e machista, que é preciso ultrapassar. E basta atentar no número de vítimas/ mulheres às mãos deste tipo de crime nos primeiros dois meses de 2019 para reconhecer que há ainda um longo caminho a percorrer para colocar termo à barbárie.
Fazem, portanto, muito bem estes cinco municípios em "pôr mãos à obra" e encarar de frente um problema que é de todos e não apenas daqueles que por eles são afectados. Um trabalho que deve ser consistente e que privilegie, sobretudo, a prevenção e a formação, pois é com os mais novos que devemos, desde já, começar a construir uma sociedade mais justa e equitativa.



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
17h07 - terça, 17/09/2019
Incêndio em Panóias
corta trânsito no IC1
Um incêndio numa zona de mato na área da União de Freguesias de Panóias e Conceição, no concelho de Odemira, está a ser combatido por 69 bombeiros e obrigou ao corte do IC1 nos dois sentidos entre a Estação de Ourique e o cruzamento de Panóias.
15h57 - terça, 17/09/2019
Faleceu ex-vereadora
da Câmara de Castro
Faleceu nesta terça-feira, 17 de Setembro, Maria Alice Guerreiro, de 72 anos, que foi vereadora da Câmara Municipal de Castro Verde, eleita pela CDU, no mandato de 1993 a 1997.
07h00 - terça, 17/09/2019
Aljustrel: Empresa que vai plantar
'cannabis' tem novo proprietário
A empresa canadiana The Flowr Corporation concluiu, no início deste mês de Setembro, a aquisição da restante participação de 80,2% do capital da Holigen, a companhia que está a investir cerca de 45 milhões de euros num projecto de produção de cannabis para fins medicinais em São João de Negrilhos, no concelho de Aljustrel.
07h00 - terça, 17/09/2019
CM Castro Verde
transporta alunos até
à estação da Funcheira
A Câmara de Castro Verde tem abertas as inscrições para o serviço gratuito de transporte entre Castro Verde e a estação ferroviária da Funcheira, destinado a alunos do concelho que frequentam o ensino superior e outros estabelecimentos de ensino em Lisboa e no Algarve.
07h00 - terça, 17/09/2019
Concelho de Odemira
recebe acção de rastreio
ao cancro da mama
A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) inicia nesta terça-feira, 17 de Setembro, mais um rastreio do cancro da mama junto da população feminina com mais de 45 anos do concelho de Odemira.

Data: 13/09/2019
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial