16h22 - quinta, 21/02/2019

Um partido no seu labirinto


Carlos Pinto
A Distrital de Beja do PSD foi a votos e o resultado foi concludente: uma vitória esmagadora da lista liderada por Gonçalo Valente, que somou a preferência de cerca de 80% dos militantes que foram às urnas, em detrimento da equipa apresentada por Marciano Lopes, fundador do partido na região e um dos seus "históricos" do período "cavaquista", mas que nunca chegou à ambicionada liderança da Distrital.
A vitória de Gonçalo Valente não oferece dúvidas e a sua magnitude até pode ajudar a sarar algumas "feridas" que sempre se abrem numa disputa interna. Sobretudo nesta, que foi claramente bipolarizada, colocando o "passado" de um lado da barricada e o "futuro" do outro lado. E o PSD no distrito de Beja bem que precisa de alguma tranquilidade e estabilidade, depois de dois anos sob a liderança de João Guerreiro que deixam poucas saudades entre sociais-democratas. Ainda mais numa altura em que há duas eleições nacionais no horizonte: Europeias em Maio e Legislativas em Outubro.
É por tudo isto que a tarefa que o novo líder do PSD tem pela frente é hercúlea para recuperar um partido que se encontra num labirinto, em busca de escapatória para a situação em que se deixou cair no distrito de Beja: quase sem representação autárquica, desligado da sociedade civil e sem ideias concretas para a região.
Se Gonçalo Valente conseguir inverter este quadro será, seguramente, uma boa notícia para o PSD mas também para o distrito de Beja, que precisa de todos para, com espírito democrático, ultrapassar os enormes desafios que tem pela frente.



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - terça, 21/05/2019
Almodôvar tem
nova presidente
Susana Rocha é a nova presidente do Desportivo de Almodôvar, sucedendo no cargo ao presidente interino José Francisco Encarnação, que assumiu funções após a saída de Tiago Sousa.
07h00 - terça, 21/05/2019
Governo visita projectos
apoiados por fundos europeus
A secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Maria do Céu Albuquerque, vai estar nesta terça-feira, 21 de Maio, na região do Alentejo, onde irá visitar vários projectos apoiados por fundos europeus.
07h00 - terça, 21/05/2019
Dia de Campo
em Castro Verde
A Associação de Agricultores do Campo Branco (AACB), com sede em Castro Verde, promove nesta terça-feira, 21 de Maio, uma visita aos seus Campos de Ensaio e Experimentação de cereais de Outono/ Inverno, de forragens, de silo-forragens e de pastagens melhoradas.
07h00 - segunda, 20/05/2019
Odemira exige
medidas para novas
instalações agrícolas
A Assembleia Municipal de Odemira exige ao Governo que sejam tomadas medidas preventivas imediatas "quanto a novos investimentos em instalações agrícolas no território" até que seja produzida decisão definitiva sobre as propostas apresentadas pelo Grupo de Trabalho do Mira para o sector.
07h00 - segunda, 20/05/2019
Obras "dentro de pouco tempo"
na estrada de Santa Bárbara
O presidente da Câmara de Castro Verde confia que as obras de requalificação da Estrada Municipal 508, entre Castro Verde e Santa Bárbara de padrões, e do Caminho Municipal 1139, de Santa Bárbara de padrões para a mina de Neves-Corvo, poderão avançar "dentro de pouco tempo".

Data: 17/05/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial