12h42 - quinta, 24/01/2019

Muito mérito no campo branco


Carlos Pinto
Cumpre-se neste mês de Janeiro de 2019 três décadas sobre o dia em que um grupo de 29 homens e mulheres ligados à lavoura e ao Mundo Rural em Castro Verde "arregaçaram" mangas e avançaram com a criação da Associação de Agricultores do Campo Branco (AACB). À época sopravam ventos de mudança no sector em Portugal, depois da entrada do país na então Comunidade Económica Europeia, e a nova associação surgia com a ambição de dar resposta às necessidades mais prementes que os agricultores da região sentiam perante a nova realidade.
Passaram-se desde então 30 anos e o mínimo que se pode dizer do trabalho desenvolvido desde 1989 pela AACB é que tem sido, a todos os níveis, exemplar. São três décadas em que a Associação sediada em Castro Verde prestou apoio técnico aos agricultores e produtores na elaboração de candidaturas e projectos, promoveu a sanidade animal, dinamizou a criação de um agrupamento de produtores, lutou pela criação (e manutenção) do Plano Zonal, assumiu o risco de criar campos de experimentação agrícola, colaborou activamente para a classificação de Castro Verde como Reserva da Biosfera da Unesco e fez obra… Muita obra!
Por norma subestimamos aquilo que temos nas nossas terras, elogiando (muitas vezes exageradamente) o que vemos noutras coordenadas. Mas no caso da AACB, é preciso que toda a comunidade (e não apenas os agricultores e produtores pecuários) dos concelhos de Castro Verde, Almodôvar, Aljustrel e Ourique tenham orgulho no trabalho desta instituição, desde há anos sabiamente liderada por José da Luz Pereira. Um percurso meritório que merece ser exaltado, celebrado e continuado. Assim teremos a certeza de um sector agro-pecuário mais forte e dinâmico no Campo Branco.



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
08h00 - quinta, 20/06/2019
Luís Aurélio no
campeão da Roménia
O médio Luís Aurélio, natural de Nossa Senhora das Neves, vai continuar a jogar na principal liga da Roménia, depois de ter sido recentemente anunciado como reforço dos romenos do Cluj, que se sagraram campeões nacionais em 2018-2019.
08h00 - quinta, 20/06/2019
Beja: Obras no museu
da rua do Sembrano
A Câmara de Beja iniciou na terça-feira, 18 de Junho, as obras de impermeabilização da cobertura do edifício onde funciona o Núcleo Museológico do Sembrano, criado no âmbito do programa "BejaPolis".
08h00 - quinta, 20/06/2019
PCP preocupado com
carência de médicos
Os deputados do PCP João Dias, Carla Cruz e Paula Santos questionaram o Governo, através do Ministério da Saúde, sobre a carência de médicos no Centro de Saúde de Aljustrel e na Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA).
07h00 - quarta, 19/06/2019
Câmara de Ourique promove ATL de Verão
Ocupar as férias escolares das crianças e jovens do concelho é o objectivo da Câmara de Ourique, que a partir da próxima segunda-feira, 24 de Junho, promove mais uma edição do ATL de Verão para os alunos do pré-escolar e primeiro ciclo do ensino básico.
07h00 - quarta, 19/06/2019
Governo disponível para
ajudar pescadores da Azenha
O secretário de Estado das Pescas garante que o Governo está disponível para colaborar com a Câmara de Odemira e a ACDPMAM na recuperação dos equipamentos do portinho de pesca da Azenha do Mar destruídos pelo incêndio de 6 de Maio.

Data: 14/06/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial