15h38 - quinta, 10/01/2019

De quem é a responsabilidade?


Carlos Pinto
Primeira página do jornal mais lido em Portugal, dia 9 de Janeiro de 2018: "Caos na Saúde – Idosos com fome e frio enchem hospitais". A chamada de capa tinha ainda um antetítulo: "Desnutridos e em hipotermia". A notícia tem, obviamente, que ver com a chegada "a sério" do Inverno a Portugal, com baixas temperaturas e muita humidade. Todos os anos assim é e todos os anos este tipo de "parangonas" se repete.
Por isso mesmo, esta situação deve exigir de todos uma série reflexão. Sobretudo pela descrição feita dos idosos que se apresentam, em muitos casos apenas acompanhados pelos bombeiros, nas Urgências das unidades hospitalares espalhadas pelo país: "Com fome e com frio". Pior, "desnutridos e em hipotermia"! É este quadro que nos deve suscitar as questões: Porquê? De quem é a responsabilidade?
Seguramente que a resposta não deve ser fácil de dar, mas também não pode ser de ânimo leve que aceitamos esta realidade. Onde estão as famílias ou amigos próximos destas pessoas? Onde estão as IPSSs das suas terras? É que todos nós, enquanto comunidade, somos "herdeiros" destas pessoas. Foram elas que construíram a sociedade em que hoje vivemos. Não merecem, portanto, que o "Outono" das suas vidas seja passado nestas condições.
Ora é aqui que deve entrar o Estado Social. Mas é também aqui que algo está a falhar. E isso é inconcebível num país plenamente integrado na União Europeia, onde muitos deliram com start-ups, spin-offs, networking e outros "inglesismos" finos, mas poucos se preocupam com o vizinho do lado. Nisso temos muito a melhorar…



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - sexta, 19/07/2019
FACECO "mostra"
o melhor de Odemira
Pecuária, agricultura, turismo, artesanato, gastronomia, música e muita animação vão ser os "ingredientes" da 29ª edição da FACECO-Feira das Actividades Culturais e Económicas do Concelho de Odemira.
07h00 - sexta, 19/07/2019
Ourique recebeu
comandante da ANPC
O comandante da Autoridade Nacional da Protecção Civil (ANPC), coronel José Manuel da Costa, visitou nesta quinta-feira, 18, o Centro de Meio Aéreos de Ourique e o quartel dos Bombeiros Voluntários locais.
07h00 - sexta, 19/07/2019
Ministro do Ambiente no distrito de Beja
O ministro do Ambiente e da Transição Energética, João Pedro Matos Fernandes, realiza nesta sexta-feira, 19, um roteiro dedicado à água no distrito de Beja, passando pelos concelhos de Beja, Aljustrel e Odemira, além de Santiago do Cacém.
07h00 - sexta, 19/07/2019
Beja vai eleger
"Rainha das Vindimas"
A Câmara de Beja promove nova sexta-feira, 19 de Julho, mais uma edição do concurso "Rainha das Vindimas", que visa seleccionar a representante de Beja no concurso nacional "Rainhas das Vindimas", da Associação de Municípios Portugueses do Vinho.
15h58 - quinta, 18/07/2019
Detido com 329 doses de heroína em Castro Verde
Um homem com 52 anos foi detido "em flagrante delito" nesta quinta-feira, 18, pela GNR em Castro Verde, pelo crime de tráfico de estupefacientes, tendo em sua posse 329 doses de heroína.

Data: 12/07/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial