12h10 - quinta, 20/12/2018

Futuro com mais confiança


Carlos Pinto
O "CA" encerra 2018 com uma grande entrevista exclusiva ao administrador-delegado da Somincor, empresa concessionária da mina de Neves-Corvo e a principal dinamizadora da economia nos concelhos de Castro Verde e Almodôvar (e também com forte influência em Aljustrel, Mértola e Ourique). Kenneth Norris está em funções há quase um ano e entre as muitas coisas importantes que refere ao longo da conversa com o nosso jornal há uma que se destaca: "No quadro do actual conhecimento, é possível desde já reconhecer que a actividade da Somincor tem potencial de prolongar a sua actividade para lá do prazo actual de vida da mina". Mas o gestor canadiano diz ainda mais: "A Somincor pretende manter-se como um agente económico importante em Portugal, e particularmente nesta região, contribuindo para o bem-estar e o desenvolvimento dos cinco municípios mais próximos da sua operação".
Todos sabemos que há muito que a actividade mineira constitui um pilar essencial na criação de riqueza económica e social neste território, compensando os constrangimentos causados pela sua interioridade e pelo envelhecimento. Por isso, receber a garantia, por parte da maior empresa da região, de empenho e vontade de continuar a trabalhar em parceria com a comunidade é um verdadeiro bálsamo para abraçar o novo ano com renovada confiança.
As expectativas da Somincor revestem-se ainda de maior importância para o concelho de Castro Verde, dado que a Câmara Municipal se prepara para, finalmente, avançar com a construção de uma Zona de Actividades Económicas [ver página 3], há décadas necessária e sempre adiada por anteriores executivos. É que ter uma mina a laborar "em velocidade de cruzeiro" por muitos anos e uma área apta para a instalação de novas empresas permite a este concelho acalentar a ambição de alcançar novas etapas de desenvolvimento.



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - terça, 26/05/2020
InCastro apoia
empresas de Castro
A Câmara de Castro Verde tem vindo a desenvolver um plano de apoio à concretização dos incentivos disponibilizados pelo Governo português às empresas no âmbito da Covid-19, através dos serviços do InCastro.
07h00 - terça, 26/05/2020
Alentejo 2020 tem a maior
taxa de compromisso nacional
O Alentejo 2020 fechou o ano de 2019 com uma taxa de execução financeira na ordem dos 27%, a maior entre todos os programas operacionais regionais de Portugal.
07h00 - terça, 26/05/2020
Freguesia de S. Luís
com falta de médicos
A Junta de Freguesia de São Luís, no concelho de Odemira, está indignada pela falta de profissionais de saúde na Extensão de Saúde local, sendo que de momento a freguesia não conta com médico, enfermeiros ou sequer serviços administrativos.
07h00 - segunda, 25/05/2020
Aljustrel retoma
mercados mensais
A Câmara de Aljustrel decidiu retomar a realização de mercados mensais no Parque de Feiras e Exposições da "vila mineira", ainda que mediante o cumprimento de novas regras devido à pandemia de Covid-19.
07h00 - segunda, 25/05/2020
Câmara de Almodôvar aprova
apoios às empresas do concelho
A Câmara de Almodôvar aprovou na passada semana, em reunião do executivo, um lote de candidaturas, no valor aproximado de 29591 euros, no âmbito do Programa de Apoio ao Tecido Empresarial (PATECA).

Data: 15/05/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial