12h10 - quinta, 20/12/2018

Futuro com mais confiança


Carlos Pinto
O "CA" encerra 2018 com uma grande entrevista exclusiva ao administrador-delegado da Somincor, empresa concessionária da mina de Neves-Corvo e a principal dinamizadora da economia nos concelhos de Castro Verde e Almodôvar (e também com forte influência em Aljustrel, Mértola e Ourique). Kenneth Norris está em funções há quase um ano e entre as muitas coisas importantes que refere ao longo da conversa com o nosso jornal há uma que se destaca: "No quadro do actual conhecimento, é possível desde já reconhecer que a actividade da Somincor tem potencial de prolongar a sua actividade para lá do prazo actual de vida da mina". Mas o gestor canadiano diz ainda mais: "A Somincor pretende manter-se como um agente económico importante em Portugal, e particularmente nesta região, contribuindo para o bem-estar e o desenvolvimento dos cinco municípios mais próximos da sua operação".
Todos sabemos que há muito que a actividade mineira constitui um pilar essencial na criação de riqueza económica e social neste território, compensando os constrangimentos causados pela sua interioridade e pelo envelhecimento. Por isso, receber a garantia, por parte da maior empresa da região, de empenho e vontade de continuar a trabalhar em parceria com a comunidade é um verdadeiro bálsamo para abraçar o novo ano com renovada confiança.
As expectativas da Somincor revestem-se ainda de maior importância para o concelho de Castro Verde, dado que a Câmara Municipal se prepara para, finalmente, avançar com a construção de uma Zona de Actividades Económicas [ver página 3], há décadas necessária e sempre adiada por anteriores executivos. É que ter uma mina a laborar "em velocidade de cruzeiro" por muitos anos e uma área apta para a instalação de novas empresas permite a este concelho acalentar a ambição de alcançar novas etapas de desenvolvimento.



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - sexta, 18/01/2019
Odemira debate alojamento local
O alojamento local vai estar em debate nesta sexta-feira, 18, a partir das 14h30, no auditório da Biblioteca Municipal de Odemira, numa sessão promovida pela autarquia local.
07h00 - sexta, 18/01/2019
CCDR Alentejo debate futuro da região
A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDR do Alentejo) organiza nesta sexta-feira, 18, em Évora, o debate "Roteiro 2019: Desafiar o Futuro", que contará com a presença do secretário de Estado do Desenvolvimento e Coesão.
07h00 - sexta, 18/01/2019
Feira do Campo 2019
realiza-se em Junho
A edição de 2019 da Feira do Campo Alentejano, em Aljustrel, vai decorrer entre os dias 7 e 9 de Junho no Parque de Feiras e Exposições da "vila mineira", anunciou a Câmara Municipal local, que organiza o evento.
07h00 - sexta, 18/01/2019
Educação para a Saúde
promovida em Beja
A Biblioteca Municipal José Saramago, em Beja, recebe nesta sexta-feira, 18, pelas 18h00, a cerimónia de compromisso dos 28 mediadores de saúde juvenil que integram o projecto "Educação para a Saúde Pelos Pares dos Jovens do Baixo Alentejo" (EPPA).
07h00 - quinta, 17/01/2019
JF São Luís dinamiza
projecto ambiental
Na freguesia de São Luís, no concelho de Odemira, "escalabardo" é o nome dado pelos seus habitantes ao saca-rabos, mas também a designação oficial de um projecto ambiental, social e comunitário que a Junta de Freguesia local tem vindo a dinamizar.

Data: 11/01/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial