12h10 - quinta, 20/12/2018

Futuro com mais confiança


Carlos Pinto
O "CA" encerra 2018 com uma grande entrevista exclusiva ao administrador-delegado da Somincor, empresa concessionária da mina de Neves-Corvo e a principal dinamizadora da economia nos concelhos de Castro Verde e Almodôvar (e também com forte influência em Aljustrel, Mértola e Ourique). Kenneth Norris está em funções há quase um ano e entre as muitas coisas importantes que refere ao longo da conversa com o nosso jornal há uma que se destaca: "No quadro do actual conhecimento, é possível desde já reconhecer que a actividade da Somincor tem potencial de prolongar a sua actividade para lá do prazo actual de vida da mina". Mas o gestor canadiano diz ainda mais: "A Somincor pretende manter-se como um agente económico importante em Portugal, e particularmente nesta região, contribuindo para o bem-estar e o desenvolvimento dos cinco municípios mais próximos da sua operação".
Todos sabemos que há muito que a actividade mineira constitui um pilar essencial na criação de riqueza económica e social neste território, compensando os constrangimentos causados pela sua interioridade e pelo envelhecimento. Por isso, receber a garantia, por parte da maior empresa da região, de empenho e vontade de continuar a trabalhar em parceria com a comunidade é um verdadeiro bálsamo para abraçar o novo ano com renovada confiança.
As expectativas da Somincor revestem-se ainda de maior importância para o concelho de Castro Verde, dado que a Câmara Municipal se prepara para, finalmente, avançar com a construção de uma Zona de Actividades Económicas [ver página 3], há décadas necessária e sempre adiada por anteriores executivos. É que ter uma mina a laborar "em velocidade de cruzeiro" por muitos anos e uma área apta para a instalação de novas empresas permite a este concelho acalentar a ambição de alcançar novas etapas de desenvolvimento.



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - terça, 21/05/2019
Almodôvar tem
nova presidente
Susana Rocha é a nova presidente do Desportivo de Almodôvar, sucedendo no cargo ao presidente interino José Francisco Encarnação, que assumiu funções após a saída de Tiago Sousa.
07h00 - terça, 21/05/2019
Governo visita projectos
apoiados por fundos europeus
A secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Maria do Céu Albuquerque, vai estar nesta terça-feira, 21 de Maio, na região do Alentejo, onde irá visitar vários projectos apoiados por fundos europeus.
07h00 - terça, 21/05/2019
Dia de Campo
em Castro Verde
A Associação de Agricultores do Campo Branco (AACB), com sede em Castro Verde, promove nesta terça-feira, 21 de Maio, uma visita aos seus Campos de Ensaio e Experimentação de cereais de Outono/ Inverno, de forragens, de silo-forragens e de pastagens melhoradas.
07h00 - segunda, 20/05/2019
Odemira exige
medidas para novas
instalações agrícolas
A Assembleia Municipal de Odemira exige ao Governo que sejam tomadas medidas preventivas imediatas "quanto a novos investimentos em instalações agrícolas no território" até que seja produzida decisão definitiva sobre as propostas apresentadas pelo Grupo de Trabalho do Mira para o sector.
07h00 - segunda, 20/05/2019
Obras "dentro de pouco tempo"
na estrada de Santa Bárbara
O presidente da Câmara de Castro Verde confia que as obras de requalificação da Estrada Municipal 508, entre Castro Verde e Santa Bárbara de padrões, e do Caminho Municipal 1139, de Santa Bárbara de padrões para a mina de Neves-Corvo, poderão avançar "dentro de pouco tempo".

Data: 17/05/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial