15h08 - quinta, 06/12/2018

Evolução ou Involução?


Napoleão Mira
Esta coisa de termos a possibilidade de assistirmos à transformação dos novos hábitos civilizacionais, faz com que sejamos espectadores privilegiados da revolução que invadiu os nossos dias.
Evoluímos a uma velocidade que, a meu ver, estaria fora de qualquer cogitação ou predição do mais conceituado dos futurólogos da nossa praça.
No espaço temporal que decorre entre duas gerações, geraram-se mudanças comportamentais que me fazem duvidar se estas serão benéficas ou maléficas para o grande objectivo da vida de cada um. Ou seja: se com elas, somos mais ou menos felizes.
Neste exercício, que me preocupa, reparo que cada vez temos menos tempo para nós, para os outros, ou mesmo para a família. Que a vida se faz um corre-corre. Numa lufa-lufa. Que passemos pelo tempo, sem darmos pelo tempo passar. E... a isto eu chamo involução. Estamos rodeados, ou mesmo subjugados, ao advento das novas tecnologias, sem as quais já não sabemos viver; mesmo sabendo que estas não nos trazem mais qualidade de vida.
Em conversa com um amigo, perguntei-lhe porque não atendia o telemóvel? Respondeu-me que estava a fazer um detox da internet, telefone, sms, redes sociais, enfim, desse maravilhoso mundo novo que lhe ocupava parte substancial do dia e que, ponderando créditos e débitos, verificados os prós e contras, decidira dedicar essas horas de rentabilidade duvidosa a si mesmo, a procurar ser feliz.
Aplaudi-lhe mentalmente a coragem e regressei a casa com este pensamento a invadir-me o cérebro.
Nessa viagem de regresso dei comigo a fazer exercícios comparativos. A espremer o sumo desses supostos benefícios da moderna tecnologia e, para além do espanto que me causa o engenho humano, fiquei a matutar nessas surpreendentes capacidades inventivas, mas, ao mesmo tempo, na falta de habilidade humana para procurarmos sermos felizes.



Outros artigos de Napoleão Mira

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
13h34 - terça, 18/06/2019
Detido pela GNR por lenocínio no concelho de Ourique
Um homem de 59 anos vai aguardar julgamento em prisão preventiva, depois de ter sido detido pela GNR no concelho de Ourique pela alegada prática dos crimes de lenocínio, auxílio à imigração ilegal, detenção de arma proibida, fraude fiscal qualificada e branqueamento de capitais.
07h00 - terça, 18/06/2019
Acidente causa ferido
grave na mina de Aljustrel
O rebentamento de uma conduta de ar comprimido na lavaria da mina de Aljustrel causou ferimentos graves a um trabalhador de 32 anos na tarde desta segunda-feira, 17 de Junho.
07h00 - terça, 18/06/2019
Incêndios nos concelhos
de Almodôvar e Castro
Dois incêndios queimaram na tarde desta segunda-feira, 17 de Junho, vários hectares de floresta e de pasto nos concelhos de Almodôvar e de Castro Verde.
07h00 - terça, 18/06/2019
Teatro para seniores
na vila de Aljustrel
O Cine Oriental, em Aljustrel, recebe nesta terça-feira, 18 de Junho, pelas 15h00, a peça de teatro "A minha avó é uma comédia!", interpretada pela Associação Cultural Cri'Arte e apresentada no âmbito das Jornadas do Envelhecimento + Activo 2019.
07h00 - terça, 18/06/2019
Câmara de Ferreira do Alentejo
lança novo Programa de
Responsabilidade Social
Distinguir anualmente as empresas que promovam práticas sociais e ambientais responsáveis no concelho é o objectivo do novo Programa de Responsabilidade Social da Câmara de Ferreira do Alentejo.

Data: 14/06/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial