12h05 - quinta, 22/11/2018

O (des)fado do interior


Carlos Pinto
De quando em vez o país "urbano" desperta para a existência de um território que vai para além de Lisboa e do Porto e a que todos chamam "Interior". No último ano, em Junho e Outubro, os fortes incêndios que assolaram a região Centro criaram uma onda de solidariedade e de reptos em prol das zonas afastadas do litoral. Houve discursos, debates e muitas boas intenções. Mas chegada a hora da prática há sempre um grão a emperrar a engrenagem, mesmo que a ordem venha das mais altas instâncias do país. Porque muitas vezes a inoperância do próprio Estado não deixa quem de direito governar…
Passaram-se meses e eis o país novamente a olhar com dor e solidariedade para o Interior, neste caso para o Alentejo, fruto da tremenda tragédia ocorrida esta semana numa zona de pedreiras no concelho de Borba. Num ápice surgiu um manancial de especialistas a perorar sobre o que não foi feito e sobre os estudos que existem e a que ninguém ligou. Mas o impensável aconteceu mesmo e uma estrada foi engolida por um mar de lama com mais de 30 metros de profundidade.
É este o (des)fado do Alentejo – e de todo o Interior. Todos reconhecem a necessidade de medidas concretas para esbater as cada vez maiores diferenças (em todos os planos) que existem entre o litoral e os territórios de menor densidade populacional. Mas poucas vezes se conseguem concretizar ideias e acções com princípio, meio e fim. Porque o Interior só desperta interesse nestas alturas de drama. No resto do tempo, quanto mais não vale andar a discutir o IVA das touradas, o que o "X" disse ao "Y" sobre o "Z" nos corredores do Parlamento, ou os contornos de um homicídio passional.



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - quinta, 25/04/2019
Poluição preocupa
deputada do PSD
A deputada do PSD eleita por Beja manifestou na Assembleia da República, durante uma audição ao ministro do Ambiente, a sua preocupação com os efeitos da poluição nas populações de Alvito e de Fortes.
07h00 - quinta, 25/04/2019
Rio e Santana
visitam Ovibeja
A 36ª edição da Ovibeja recebe nesta quinta-feira, 25 de Abril, a visita dos líderes do PSD e do Aliança, Rui Rio e Pedro Santana Lopes, respectivamente.
07h00 - quarta, 24/04/2019
Baixo Alentejo celebra
45 anos de Liberdade!
António Zambujo, Paulo de Carvalho, The Gift, Gisela João e Bárbara Bandeira surgem no leque de artistas que, na próxima semana, vai passar pelo distrito de Beja, no âmbito das comemorações de mais um 25 de Abril.
07h00 - quarta, 24/04/2019
Ovibeja abre portas
e espera "casa cheia"
Durante cinco dias todo o Alentejo deste mundo vai caber no Parque de Feiras e Exposições "Manuel Castro e Brito", em Beja, que a partir desta quarta-feira, 24 de Abril, recebe a 36ª edição da Ovibeja.
07h00 - quarta, 24/04/2019
Câmara de Castro
promove homenagens
A Câmara Municipal de Castro Verde vai promover nesta quinta-feira e sábado, dias 25 e 27 de Abril, dois momentos de homenagem pública, todos a título póstumo, a três personalidades do concelho.

Data: 19/04/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial