12h54 - quinta, 25/10/2018

Boas notícias na cidade de beja


Carlos Pinto
No espaço de poucos dias foram anunciados diversos novos investimentos privados para a cidade de Beja, no valor total de quase 50 milhões de euros. O grande destaque vai para a intenção, por parte de um conjunto de investidores com ligações ao Grupo HPA Saúde, avançar com a construção de um novo hospital privado, projecto que pode chegar aos 25 milhões de euros de investimento e permitir a criação de até 250 novos postos de trabalho. Mas há ainda a intenção, já devidamente oficializada e formalizada com a autarquia, de uma empresa em criar quatro novas unidades industriais na área agro-alimentar em Beja, no valor total de 22 milhões de euros e criando até 130 empregos (uma das quais avançará já em 2019).
Tudo isto são, naturalmente, boas notícias para Beja (e por consequência para toda a região, nomeadamente no que toca ao investimento na área da Saúde). E, inevitavelmente, uma grande dose de oxigénio para uma cidade continuadamente "estrangulada" pela inacção do Estado Central e, por vezes, pela sua própria inércia.
Há, neste enquadramento, que dar os parabéns à Câmara Municipal local. Porque ao invés de adoptar uma postura de "Calimero" e a suplicar por investimento, apostou numa atitude pró-activa e assumiu-se como parceira de quem pretende investir no seu território. E este é o grande papel que todos os municípios devem ter, sobretudo num tempo em que a "concorrência" é feroz: estar ao lado dos investidores, defendendo os interesses dos seus munícipes. Ambas as facetas são conciliáveis e o Baixo Alentejo bem necessita das duas.



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - sexta, 24/05/2019
Programa "+ Bebé" apoia famílias de Castro Verde
Promover a fixação de jovens famílias na freguesia e criar uma maior dinâmica na economia local são dois dos objectivos do "+ Bebé", programa de incentivo à natalidade e adopção que a União de Freguesias de Castro Verde e Casével acaba de lançar.
07h00 - sexta, 24/05/2019
Jovens de Aljustrel na
Assembleia Municipal
"Marketing Territorial: Promoção do território" é o tema em debate na edição de 2019 da Assembleia Municipal Jovem de Aljustrel, que se realiza nesta sexta-feira, 24 de Maio, a partir das 14h00, na sala de sessões dos Paços do Concelho.
07h00 - sexta, 24/05/2019
Feira dos Saberes
em Santana da Serra
A Junta de Freguesia de Santana da Serra e a Câmara de Ourique promovem neste fim-de-semana, 24 a 26 de Maio, a XIX Feira dos Saberes e dos Sabores, que visa promover os produtos e as potencialidades do Mundo Rural.
07h00 - sexta, 24/05/2019
Festas de Castro
com cartaz "fechado"
Os concertos de Miguel Araújo, Boss AC e Sonido Andaluz e o "reencontro" dos Zaranza, antiga banda de baile de Castro Verde, são os destaques das edição de 2019 das Festas de Castro, agendadas para o último fim-de-semana de Junho (28 a 30).
07h00 - quinta, 23/05/2019
Beja regressa à
época dos romanos
A cidade de Beja vai regressar nos próximos três dias à época da "Pax Julia", através da sexta edição do Festival "Beja Romana", promovido pela Câmara Municipal entre esta quinta-feira e sábado, 23 a 25 de Maio.

Data: 17/05/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial