16h17 - quinta, 11/10/2018

A máquina burocrática


Carlos Pinto
Na recente passagem dos deputados que integram a Comissão de Saúde na Assembleia da República por Castro Verde [ver notícia na página 16], entre outros assuntos, abordou-se um caso caricato: a dificuldade sentida pelos responsáveis locais da área da Saúde em substituir colaboradores que se encontrem em situação de baixa prolongada, seja por gravidez ou doença. Uma situação ilustrada com um caso caricato (para não escrever outra coisa): o da autorização para uma substituição que só chegou… uma semana antes do final da baixa!
Este caso, que certamente poderemos multiplicar por dezenas ou centenas por todo o país, demonstra na perfeição como a máquina burocrática do Estado ainda é, na maior parte das vezes, o principal obstáculo à acção do mesmo. Da Saúde à Protecção Civil, da Segurança ao Emprego ou à Segurança Social, quantas serão as vezes que processos em curso esbarram na necessidade de mais um papel, de mais um despacho, de mais deliberação, de mais uma autorização?
Toda esta morosidade é, nos dias que correm, impensável. Sobretudo num país que na relação Estado-contribuintes está na linha da frente naquilo que é e celeridade com que se cobram taxas e outros impostos. Daí que seja imperativo que o Estado seja cada vez mais ágil e eficiente na sua própria acção, eliminando as barreiras que constantemente coloca a si próprio e aumentando o seu grau de eficiência. Certamente que assim todos sairemos a ganhar!



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - quarta, 21/08/2019
Junta de São Teotónio
entrega viaturas à GNR
A Junta de Freguesia de São Teotónio (concelho de Odemira) entregou recentemente duas viaturas motorizadas à GNR local, no sentido de apoiar a acção da Guarda naquela que é a maior freguesia em área de Portugal.
07h00 - quarta, 21/08/2019
CM Mértola ocupa
jovens e desempregados
A Câmara de Mértola tem abertas, até 6 de Setembro, as inscrições para os programas de ocupação municipal temporária de jovens e de desempregados de longa duração.
07h00 - quarta, 21/08/2019
Urgências do Hospital de Beja
preocupam Ordem dos Médicos
O Conselho Sub-Regional de Beja da Ordem dos Médicos (OM) veio a público expressar "a sua acrescida e profunda preocupação com as progressivas dificuldades" verificadas na prestação de alguns cuidados nas Urgências do Hospital de Beja.
07h00 - terça, 20/08/2019
CEBAL garante doutoramento
a três jovens do distrito
Três jovens investigadores do distrito de Beja que desenvolvem actividades de investigação e desenvolvimento no CEBAL foram contemplados com bolsas de doutoramento apoiadas pela pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).
07h00 - terça, 20/08/2019
Festival E.S.T.A.R
anima Milfontes
As ruas de Vila Nova de Milfontes (concelho de Odemira) recebem nesta terça e quarta-feira, dias 20 e 21 de Agosto, a passagem do Festival E.

Data: 09/08/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial