15h59 - quinta, 26/07/2018

O impacto da(s) mina(s)


Carlos Pinto
A Somincor, detentora da concessão das minas de Neves-Corvo e uma das maiores empresas de todo o país (seja pelo número de trabalhadores, seja pelo volume de exportações), lançou no terreno dois estudos integrados com o objectivo de "melhor compreender as comunidades e os parceiros" da região onde opera. A ideia passa por estabelecer um perfil psico-social que permita à companhia "saber quais as expectativas das comunidades em relação à empresa, como são percepcionados os seus impactos, qual a percepção das pessoas acerca da operação de Neves-Corvo e quais os efeitos da sua presença nas pessoas e na economia da região", admitem os responsáveis pela empresa.
Parece-nos que esta é uma excelente iniciativa por parte de uma empresa que tem uma grande responsabilidade social, desde logo por albergar perto de 2.000 postos de trabalho e ter em marcha um investimento na ordem dos 260 milhões – o que, tanto num caso como no outro, são dados bastante significativos para um território do interior como é o distrito de Beja. Aliás, são números que fazem desta actividade (se juntarmos a Somincor à Almina) uma verdadeira "Autoeuropa das minas", como admitiu o ministro da Economia na sua recente passagem pela região.
Trata-se, portanto, de um estudo que pode apontar novas pistas para a forma de comunicar e de se relacionar com a comunidade por parte da empresa, mas também ajudar a Somincor a perceber por que razão há ainda tanta gente sem ter uma real noção da importância deste sector para a economia local. E são ainda muitos…



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - segunda, 25/05/2020
Aljustrel retoma
mercados mensais
A Câmara de Aljustrel decidiu retomar a realização de mercados mensais no Parque de Feiras e Exposições da "vila mineira", ainda que mediante o cumprimento de novas regras devido à pandemia de Covid-19.
07h00 - segunda, 25/05/2020
Câmara de Almodôvar aprova
apoios às empresas do concelho
A Câmara de Almodôvar aprovou na passada semana, em reunião do executivo, um lote de candidaturas, no valor aproximado de 29591 euros, no âmbito do Programa de Apoio ao Tecido Empresarial (PATECA).
07h00 - segunda, 25/05/2020
Odemira recebeu
vigília pelas artes
A vila de Odemira foi um dos "palcos", na passada quinta-feira, 21, da vigília pelas artes e cultura em Portugal, numa iniciativa da qual acabou por nascer a Plataforma Cultura e Artes Odemira, que junta diversos artistas residentes no concelho.
07h00 - sexta, 22/05/2020
Secretário de Estado
acompanha testes à Covid
em Ferreira do Alentejo
O secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional, na sua qualidade de coordenador da execução do estado de calamidade do Alentejo devido à pandemia Covid-19, vai realizar nesta sexta-feira, 22, uma visita de trabalho a Ferreira do Alentejo.
07h00 - sexta, 22/05/2020
Requalificação do lar
de Messejana deverá
avançar até ao Verão
As obras da primeira fase de remodelação e ampliação das instalações do lar da Misericórdia de Nossa Senhora da Assunção, na vila de Messejana (concelho de Aljustrel), deverão avançar entre os meses de Julho e Agosto, num investimento total superior a um milhão de euros.

Data: 15/05/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial