15h59 - quinta, 26/07/2018

O impacto da(s) mina(s)


Carlos Pinto
A Somincor, detentora da concessão das minas de Neves-Corvo e uma das maiores empresas de todo o país (seja pelo número de trabalhadores, seja pelo volume de exportações), lançou no terreno dois estudos integrados com o objectivo de "melhor compreender as comunidades e os parceiros" da região onde opera. A ideia passa por estabelecer um perfil psico-social que permita à companhia "saber quais as expectativas das comunidades em relação à empresa, como são percepcionados os seus impactos, qual a percepção das pessoas acerca da operação de Neves-Corvo e quais os efeitos da sua presença nas pessoas e na economia da região", admitem os responsáveis pela empresa.
Parece-nos que esta é uma excelente iniciativa por parte de uma empresa que tem uma grande responsabilidade social, desde logo por albergar perto de 2.000 postos de trabalho e ter em marcha um investimento na ordem dos 260 milhões – o que, tanto num caso como no outro, são dados bastante significativos para um território do interior como é o distrito de Beja. Aliás, são números que fazem desta actividade (se juntarmos a Somincor à Almina) uma verdadeira "Autoeuropa das minas", como admitiu o ministro da Economia na sua recente passagem pela região.
Trata-se, portanto, de um estudo que pode apontar novas pistas para a forma de comunicar e de se relacionar com a comunidade por parte da empresa, mas também ajudar a Somincor a perceber por que razão há ainda tanta gente sem ter uma real noção da importância deste sector para a economia local. E são ainda muitos…



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - sexta, 19/07/2019
FACECO "mostra"
o melhor de Odemira
Pecuária, agricultura, turismo, artesanato, gastronomia, música e muita animação vão ser os "ingredientes" da 29ª edição da FACECO-Feira das Actividades Culturais e Económicas do Concelho de Odemira.
07h00 - sexta, 19/07/2019
Ourique recebeu
comandante da ANPC
O comandante da Autoridade Nacional da Protecção Civil (ANPC), coronel José Manuel da Costa, visitou nesta quinta-feira, 18, o Centro de Meio Aéreos de Ourique e o quartel dos Bombeiros Voluntários locais.
07h00 - sexta, 19/07/2019
Ministro do Ambiente no distrito de Beja
O ministro do Ambiente e da Transição Energética, João Pedro Matos Fernandes, realiza nesta sexta-feira, 19, um roteiro dedicado à água no distrito de Beja, passando pelos concelhos de Beja, Aljustrel e Odemira, além de Santiago do Cacém.
07h00 - sexta, 19/07/2019
Beja vai eleger
"Rainha das Vindimas"
A Câmara de Beja promove nova sexta-feira, 19 de Julho, mais uma edição do concurso "Rainha das Vindimas", que visa seleccionar a representante de Beja no concurso nacional "Rainhas das Vindimas", da Associação de Municípios Portugueses do Vinho.
15h58 - quinta, 18/07/2019
Detido com 329 doses de heroína em Castro Verde
Um homem com 52 anos foi detido "em flagrante delito" nesta quinta-feira, 18, pela GNR em Castro Verde, pelo crime de tráfico de estupefacientes, tendo em sua posse 329 doses de heroína.

Data: 12/07/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial