15h59 - quinta, 26/07/2018

O impacto da(s) mina(s)


Carlos Pinto
A Somincor, detentora da concessão das minas de Neves-Corvo e uma das maiores empresas de todo o país (seja pelo número de trabalhadores, seja pelo volume de exportações), lançou no terreno dois estudos integrados com o objectivo de "melhor compreender as comunidades e os parceiros" da região onde opera. A ideia passa por estabelecer um perfil psico-social que permita à companhia "saber quais as expectativas das comunidades em relação à empresa, como são percepcionados os seus impactos, qual a percepção das pessoas acerca da operação de Neves-Corvo e quais os efeitos da sua presença nas pessoas e na economia da região", admitem os responsáveis pela empresa.
Parece-nos que esta é uma excelente iniciativa por parte de uma empresa que tem uma grande responsabilidade social, desde logo por albergar perto de 2.000 postos de trabalho e ter em marcha um investimento na ordem dos 260 milhões – o que, tanto num caso como no outro, são dados bastante significativos para um território do interior como é o distrito de Beja. Aliás, são números que fazem desta actividade (se juntarmos a Somincor à Almina) uma verdadeira "Autoeuropa das minas", como admitiu o ministro da Economia na sua recente passagem pela região.
Trata-se, portanto, de um estudo que pode apontar novas pistas para a forma de comunicar e de se relacionar com a comunidade por parte da empresa, mas também ajudar a Somincor a perceber por que razão há ainda tanta gente sem ter uma real noção da importância deste sector para a economia local. E são ainda muitos…



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - segunda, 22/10/2018
BE que mais investimento
na Saúde para o interior
A líder do Bloco de Esquerda (BE) esteve neste domingo, 21 de Outubro, em Castro Verde, onde defendeu, no âmbito do Orçamento do Estado para 2019, um maior investimento no interior do país, sobretudo na área da Saúde.
07h00 - segunda, 22/10/2018
Vaivém Oceanário
na cidade de Beja
O Vaivém Oceanário chega a Beja nesta segunda-feira, 22 de Outubro, ficando na cidade até ao próximo domingo, 28, numa iniciativa da Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMAS) de Beja.
07h00 - segunda, 22/10/2018
Semana gastronómica
da caça em Mértola
A Câmara de Mértola promove a partir desta segunda-feira, 22 de Outubro, a Semana Gastronómica da Caça, que vai decorrer até ao próximo domingo, 28, no âmbito de mais uma edição da Feira da Caça de Mértola.
07h00 - segunda, 22/10/2018
Almodôvar instala LED em todo o concelho
A Câmara de Almodôvar está a proceder à substituição das luminárias convencionais da rede de iluminação pública oir novas lâmpadas LED, "mais modernas, económicas, ecológicas e eficientes", num investimento de 185 mil euros.
07h00 - domingo, 21/10/2018
Quem será o campeão
distrital em 2018-2019?
João Pinto, o antigo capitão do FC Porto, o homem cujo coração só tinha uma cor (o azul e branco), assinou nos anos 90 uma das tiradas mais utilizadas no "futebolês" nacional: "Prognósticos só no fim do jogo".

Data: 12/10/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial